sip trunkingAtualmente o assunto mais discutido e comentado entre gestores, gerentes e equipe técnica é a Alta Disponibilidade (HA High-Availability) dos ambientes corporativos.

Os desafios sobre essa tarefa são enormes para todos os envolvidos para adequar normas, certificações e estar sempre dentro conformidade requerida para o negócio.

Poucos sabem que através das novas tecnologias, é possível  além de criar os ambientes de alta disponibilidade para dados, links de internet, aplicações e banco de dados, também é possível incluir a plataforma de telefonia, tanto  o PABX IP (aplicação) quanto a mobilidade dos números telefônicos, através de troncos SIP (SIP Trunks).

Troncos SIP ou Provedor SIP são uma tecnologia que já existe a alguns anos, porém é ainda pouco difundida no Brasil, principalmente pela questão relacionada a qualidade, velocidade e custo dos links de Internet.

Porém, a cada dia, mais e mais empresas estão migrando suas operações para esse novo tipo de plataforma, pois além de conseguir uma grande redução de custo da telefonia (uma vez que a operadora não necessita trazer fisicamente a conectividade até o cliente), o cliente  agrega um grande diferencial, a facilidade da mobilidade que as operadoras IP adicionam ao negócio.

Uma vez que  a telefonia é entregue ao cliente através do link de internet (IP), basta solicitar a mudança na configuração do IP junto a operadora, e toda sua estrutura de telefonia passa a funcionar em outro endereço; ou seja, se a empresa muda de escritório por um motivo de crescimento rápido da operação, ou até mesmo por motivo de um desastre, basta acionar a operadora e solicitar a mudança do IP, após a alteração, em poucos minutos toda estrutura de números do cliente (número tronco, DDRs, 0800, 400X e outros) passam a tocar em outro endereço.

No caso do uso de uma Provedor SIP baseado em conta (login) e senha, nem mesmo é necessário acionar o operadora, basta registrar o provedor SIP em outro PABX IP e todos seus números passam a tocar em outro endereço.

Tanto os Troncos SIP (baseados em IP) quanto Provedores SIP (conta e senha) tem a capacidade de entregar os números Troncos, DDRs (Discagem Direta ao Ramal) e todos os serviços e facilidades dos tradicionais E1s ou Troncos Digital que estão no Mercado a mais de 20 anos, porém com o custo menor e um flexibilidade e resiliência muito superiors que as operadoras tradicionais.

A tecnologia das Operadoras SIP, aliada a uma solução de PABX IP como o 3CX Phone System permite que a empresa ultrapasse qualquer desafio.