3CX v15 aposenta o 3CX Phone System 14 "Multi Tenant"3CX Phone System V15 agora está pronto para a nuvem – Nativamente ele pode por ser instalado facilmente On Premise, em um Appliance ou mesmo na nuvem. 3CX agora também roda Linux e pode ser implantado automaticamente, leve e gerenciável – perfeito para a nuvem. Com o 3CX no Linux, uma nova perspectiva de oportunidades na nuvem se abre.

Além disso, o cenário de comunicações unificadas (UC) está mudando – os clientes exigem comunicações de voz mais complexas. As demandas em sua plataforma de PABX estão aumentando: as empresas precisam saber quem está entrando em contato através da integração com CRM. Eles exigem videoconferência integrada e scripts de chamada personalizados. A equipe quer trabalhar de qualquer lugar. E somado a isso, há uma maior preocupação com segurança – com o PABX na nuvem, como posso ter certeza de que ninguém acessa os meus dados, como posso manter o controle? Todas essas demandas só podem ser resolvidas de uma forma, com um PABX virtualizado “dedicado”.

Não é diferente de um site no final dos anos noventa. Centenas de sites hospedados em uma máquina. Um site adiciona um aplicativo PHP simples que poderia derrubar todo o servidor. Logo as empresas exigiam seu próprio servidor dedicado, mesmo que virtualizado por razões de gerenciamento. A mesma tendência vai acontecer com o PABX. E assim que o final da chegou para o PABX Multi Tenant. Eles não poderiam manter pois mais tempo. Multi Tenant está morto. E ocorre com o 3CX V14 – Multi Tenant.

Vantagens das instâncias Virtualizadas Individuais:

  1. Os clientes não são afetados de forma alguma pelo que acontece em outras instâncias de PABX.
  2. Os dados do cliente estão muito mais seguros, completamente separados de outros clientes.
  3. Recursos avançados, como integração com o CRM, scripts personalizados podem ser perfeitamente suportados.
  4. Nenhum firewall complexo / configuração de encaminhamento de porta – provedores de VoIP, o provisionamento funcionará por padrão.
  5. É possível oferecer suporte a clientes que necessitem de recursos do hotel ou de configurações especiais de provisionamento.
  6. Os clientes que executam PABX na nuvem já não precisam esperar por uma versão “multi-instância”.
  7. Você pode dar ao cliente o controle de seu PABX e dados.
  8. Aproveitar os muitos provedores de Datacenters que possuem infraestrutura de hospedagem profissional para implantar e gerenciar instâncias VPS do Linux. E a um custo muito baixo.
    • OVH – Linux VPS a partir de US $ 3,50 mensais (https://www.ovhcloud.com/en/vps/).
    • Google Cloud – A partir de aproximadamente US $ 12 mensais (depende da utilização dos dados).
    • Praticamente qualquer Datacenter executando Openstack & KVM.
    • Muito mais a ser anunciado em breve.
    • Procure o Debian 8, 1+ core e 2 gigabytes de memória.

A maioria desses provedores de datacenter (incluindo o Google e OVH) tem portais fáceis de usar para configuração fácil de regras de firewall, provisionamento de máquinas com script e gerenciamento de máquinas – permitindo que você se concentre na configuração do PABX em oposição à manutenção da máquina!

Multi Tenant “Acabou”

  • Novas plataformas de nuvem, como Openstack, facilitam o gerenciamento de um grande número de instâncias.
  • 3CX no Debian tem requisitos de memória bem baixo o que reduz custos uma vantagem sobre a multi-tenant.
  • A tecnologia de contêiner reduzirá ainda mais a sobrecarga do sistema operacional.
  • Não é necessário nenhum especialista em 3CX multi-tenant.
  • Não há necessidade de implantar 25 instâncias de uma vez. Implante instâncias quando necessário, uma a uma.
  • Os recursos de atualização automatizada do 3CX (em desenvolvimento) reduzirão ainda mais a administração por instância.
  • Aproveite os datacenters existentes para executar a infraestrutura subjacente.

A única desvantagem é que cada instância requer seu próprio IP. No entanto, isso permite que políticas de segurança adicionais sejam facilmente aplicadas. Além disso, elimina a necessidade de um SBC e gerenciamento complexo de portas.

Gerenciamento centralizado

Para simplificar o gerenciamento das instâncias do 3CX, estamos planejando uma interface no portal do parceiro que permitirá o monitoramento centralizado, backups e muito mais sobre várias instâncias. Este é o nosso roteiro para o primeiro semestre de 2017.

Implantando o 3CX na nuvem – um exemplo

Para este exemplo, optamos por usar o Google Cloud & OVH. O mecanismo Google Cloud Compute está disponível como teste para qualquer pessoa com uma Conta do Google. OVH tem baixo custo Linux VPS disponível. Em teoria, é possível usar qualquer VPS Debian que use o KVM / HyperV / VMware para virtualização e que esteja corretamente configurada. Siga os guias abaixo para configurar o 3CX na nuvem nesses provedores:

Implantando o 3CX usando um Modelo de Instalação

Com o próximo SP4 você será capaz de “provisionar” uma instância 3CX com ramais, telefones IP, troncos SIP e muito mais. Efetivamente você pode criar um arquivo XML que permitirá que você prepare uma configuração para um cliente e, em seguida, pode aplicar em minutos. Como você pode especificar telefones IP com MAC, você pode implantar os telefones – “Sem tocar no aparelho” e pode fazer a configuração do 3CX em execução em um Appliance ou na nuvem – remotamente.

Este modelo de configuração pode ser executado automaticamente usando um script e cloudinit (usado por muitos datacenters) ou você poderá especificá-lo no momento da instalação, bem como uma restauração. Siga este guia para saber como isso funcionará no SP4 em diante:

Migrando uma instância do Multi Locator 3CX V14 para v15

Se você estiver usando 3CX v14 multi tenant edition, aqui estão algumas considerações para mover para v15:

  • Recomendamos o uso do DNS 3CX para facilitar a implantação.
  • Se você estiver usando modelos personalizados, estes precisam ser atualizados para v15. Use modelos v15 como base e aplique novamente as alterações feitas. Isso é parte integrante dos modelos de personalização, o que deve ser evitado tanto quanto possível.
  • Todas as portas são redefinidas como padrão. Você pode editá-los posteriormente se desejar oferecer suporte ao uso de um NAT com um único IP público ou uma configuração de SBC de terceiros existente.