O que é VoIP?

Voz sobre IP (também conhecido por VoIP, Telefonia IP e Telefonia Internet) se refere à tecnologia que permite a tramsmissão de sinais de voz pela Internet ou por uma rede privada.

Inicialmente os prestadores de serviços VoIP oferecem soluções que espelhavam a arquitetura da rede de telefonia legada que os fornecedores de segunda e terceira geração, que tinham construído redes fechadas para bases de usuários particulares, oferecendo chamadas gratuitas ou tinham arquitetura completamente separada da rede telefonia legada. Soluções VoIP permitem uma interação dinâmica entre os usuários de quaisquer dos dois ambientes, ou seja quando um usuário deseja fazer uma chamada ela é feita via internet. Para fazer chamadas via VoIP, o usuário vai precisar de um programa de telefone SIP baseado em software ou um equipamento (hardware) baseado telefone VoIP. As chamadas telefónicas podem ser feitas em qualquer lugar e a qualquer um: Ambos para números VoIP, bem como números de telefone convencionais (PSTN).

As empresas que optam por utilizar sistemas VoIP, em vez de sistemas de telefonia tradicionais de fio de cobre experimentam muitos benefícios, como redução de seus custos mensais de telefone, o aumento da mobilidade e produtividade, entre outros. Em 2008, 80% de todas as novas linhas PABX instalados foram internacionalmente VoIP.

Soluções VoIP destinadas a empresas também incluem recursos de Comunicações Unificadas que incluem web conferência (videoconferência), presença, fax e caixa-postal para e-mail, bate-papo instantâneo e mais, bem como aplicativos para smartphones para que os funcionários possam ter o seu ramal do escritório onde quer que vá. Os aplicativos de smartphones também utilizam VoIP, a fim de fazer e receber chamadas no telefone celular de um usuário como se estivesse usando o seu ramal dentro do escritório.

Terminologia relacionada à VoIP:

  • VoIP – (Voice over Internet Protocol) Voz sobre IP – também conhecido por Telefonia IP, Telefonia Internet e Telefone Digital) – é a tecnologia que torna possível conversas telefônicas pela Internet ou por uma rede IP.
  • SIP – (Session Initiation Protocol) é um protocolo de aplicação padrão desenvolvido pela IETF MMUSIC Working Group, formulado para iniciar, modificar e finalizar sessões de comunicação interativa entre usuários. Inclui elementos multimídia como video, voz, mensagem instantânea, jogos online e realidade virtual.

  • PSTN – (Public Switched Telephone Network) Rede Telefônica Comutada Pública – é a concentração mundial da rede pública de telefonia convencional, da mesma forma que a Internet é a concentração mundial da rede pública de telefonia IP.

  • ISDN – (Integrated Services Digital Network) Rede Digital com Integração de Serviços (RDIS) – é um tipo de sistema de rede de telefonia comutada projetada para transmissão digital (não analógica) de voz e dados através de uma linha telefônica comum, resultando em mais qualidade e mais velocidade do que os sistemas analógicos convencionais.

  • PBX – (Private Branch eXchange ou Private Business eXchange) Central de Telefonia Privada – é um centro de distribuição telefônica pertencente a uma empresa privada que não inclui o fornecimento de serviços ao público em geral.

  • IVR – (Interactive voice response) Resposta de voz interativa – é um sistema computadorizado que permite que uma pessoa, normalmente ligando de um aparelho telefônico, acione um menu de voz e interaja com um sistema computadorizado.

  • DID – (Direct Inward Dialing ou DDI na Europe) é um recurso oferecido por companhias telefônicas para ser utilizado com o sistema PBX de seus clientes, pelo qual a companhia telefônica (telco) distribui uma gama de números conectados ao PBX de seus clientes.

  • RFC – (Request for Comments) Requerimento para Comentários (no plural – RFCs) – é uma série de documentos com informações técnicas detalhadas sobre protocolos da Internet, usados como referência padrão pelos fabricantes de software comercial e não comercial na Internet e comunidades Unix.

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