A pandemia da COVID revolucionou o mundo das comunicações, fazendo com que surgisse a necessidade de que todos os negócios viabilizassem o trabalho remoto, que acontece na nuvem. Assim, é muito importante que as empresas, independente de seu tamanho, tenham seu sistema de comunicação na nuvem, dado que é um passo vital para o crescimento delas. Migrar para nuvem é uma maneira de melhorar as operações e a produtividade, aumentando a flexibilidade, a acessibilidade e a segurança cibernética, além de reduzir custos.

Porém, para que essa solução seja efetiva, são necessários alguns cuidados e preparações. Por isso, este artigo vai te ajudar a saber quais etapas organizacionais seguir e quais precauções tomar para migrar seu sistema de comunicações para nuvem e possibilitar o crescimento exponencial de sua empresa.

Preparação para a migração

Como alterações no sistema de comunicações influenciam a estrutura de toda a empresa, o primeiro ponto que deve ser considerado é o motivo da migração, considerando a visão geral do negócio para determinar os benefícios esperados para cada área.

Além disso, a questão da segurança deve ser estudada, uma vez que você é responsável tanto pelos seus clientes quanto pelos seus próprios dados valiosos e confidenciais. Assim, para garantir que seus apps e dados estejam protegidos com segurança, mas totalmente acessíveis e auditáveis, você precisa analisar requisitos de governança e segurança dos apps que utiliza em sua empresa, junto com provisões de segurança de suas possíveis plataformas de nuvem. Porém, é claro, continua sendo essencial controlar os custos dessa transição e as mudanças de cultura organizacional que serão exigidas, como o aprendizado de novas habilidades – o que vai demandar sessões de treinamento para a equipe.

Melhorias de custo da nuvem

Por fim, é essencial que sejam estabelecidos KPIs de nuvem, porque será por meio deles que você conseguirá gerenciar sua migração, já que, por meio deles, é possível identificar problemas visíveis ou invisíveis, que podem estar ocultos em seu app, e também determinar quando a migração está concluída e bem-sucedida.

Seja cauteloso

Normalmente, os custos de uma infraestrutura local são compostos principalmente por despesas de capital (CapEx), enquanto uma infraestrutura baseada em nuvem geralmente vem de despesas operacionais (OpEx). Assim, é imprescindível compreender como o pagamento por infraestruturas baseadas em nuvem difere de uma infraestrutura local para que seja possível garantir que os modelos financeiros de sua empresa ofereçam suporte às distinções. É somente dessa forma que você conseguirá reconhecer as melhorias de custo da nuvem.

Ainda nesse sentido, é importante considerar que existem custos ocultos de todos os sistemas de infraestrutura, de forma que, talvez, ao comparar os custos envolvidos na execução de seu próprio data center com a fatura mensal de seu provedor de nuvem, pareça que a solução na nuvem seja mais cara que a solução local, o que não é verdade.

E é claro, tome cuidado na escolha do provedor de nuvem. Considerando questões de segurança, o modelo de crescimento de seu negócio e as suas necessidades atuais e futuras, procure por provedores que satisfaçam as suas expectativas relacionadas à qualidade dos centros de dados, abordagem à segurança de dados, soluções para gerenciar atualizações e patches e suporte ao cliente.

A Central Telefônica Virtual 3CX

Diferentemente de outras soluções de PBX hospedadas que te fazem perder controle e flexibilidade, na 3CX você está no comando! Defina entre hospedar seu PBX virtual em sua nuvem privada, no local ou deixe que hospedamos para você e fique à vontade para mudar de ideia a qualquer momento, que a 3CX facilita a sua migração. Ao escolher se hospedar conosco, você economiza tempo e garante sua segurança, pois, além de gerenciarmos patches de segurança e atualizações, temos backups noturnos e monitoramento 24/7. E o melhor, nossa central telefônica virtual custa apenas uma fração (80% de desconto) do preço de soluções VoIP comparáveis, com mais benefícios. Além disso, se você tem uma pequena empresa, temos uma opção perfeita para atender às suas necessidades, o 3CX StartUP, que tem todas as funcionalidades que você precisa por um preço mínimo.

O PBX na nuvem da 3CX foi desenvolvido para o trabalho remoto, além de incluir software de videoconferência integrado, apps móveis para iOS e Android, chat ao vivo em seu site, integração de mensagens do Facebook e muito mais. Se você tem uma pequena empresa, experimente o nosso novo produto, o 3CX StartUP, que conta com todos esses recursos interessantes incluídos gratuitamente para sempre ou a um baixo custo anual. Experimente Grátis!