Integração 3CX com Microsoft Teams

Leandro Scimeca

Bronze Partner
Joined
Oct 5, 2023
Messages
9
Quanto à integração 3CX com Microsoft Teams, observamos que existe a possibilidade de configurar através do recurso "Teams Direct Routing" que, em nosso entendimento, é um tronco SIP entre as plataformas. Correto? Seguem dúvidas:

1- É necessária a aquisição de licenciamento Microsoft para que a integração funcione?

2- É possível monitorarmos o status dos usuários Teams e quando estiverem em reunião/chamada/apresentação no Teams, o 3CX automaticamente identificar e alterar o ramal 3CX para não perturbe ou ativar um roteamento e retornar o ramal 3CX para disponível quando terminar a reunião/chamada/apresentação Teams? Existe esse tipo de integração baseada em status?
 
Olá @Leandro Scimeca, respondo a suas questões:

1- É necessária a aquisição de licenciamento Microsoft para que a integração funcione?

No guia de configuração está presente o seguinte
  • Requires Microsoft 365 E5 subscription plan or Microsoft Teams + Microsoft Phone System (add-on) for those teams users that wish to call or be called.
Então os usuários que vão usar o teams devem usar esse tipo de subscrição

2- É possível monitorarmos o status dos usuários Teams e quando estiverem em reunião/chamada/apresentação no Teams, o 3CX automaticamente identificar e alterar o ramal 3CX para não perturbe ou ativar um roteamento e retornar o ramal 3CX para disponível quando terminar a reunião/chamada/apresentação Teams? Existe esse tipo de integração baseada em status?

De momento não há sincronização de presença de teams com a 3CX, porém é algo que está no roadmap.

Existe uma automação de calendário outlook com os usuários sincronizados, desse jeito quando eles programar uma reunião no calendário e mostrar-se como Busy por exemplo, então o status do ramal é alterado para Não Perturbe.
 
perfeito, uma ultima dúvida é.. posso instalar o pacote rpm do zabbix agent no servidor 3CX ou isso pode gerar algum problema na aplicação ?
 
nenhum software de terceiro deve ser instalado no servidor do pabx.
 
então devemos monitorar através de SNMP, certo ? outro ponto é existe alguma API de integração com a 3CX onde eu consigo controlar os usuários via API ( Exe: Mudar status do ramal, nome, ) ou obter informar de chamadas, (Exe: Chamadas recebidas, abandonadas, não atendidas) via API.
 
Não, de momento não existe esse tipo de API. Provavelmente na v20 esteja uma API disponível.
 
Perfeito, mas é certo que teremos uma API de consulta ?
 
Leandro, está no roadmap mas isso poderia mudar ou não no futuro. Você deve ficar atento aos blogs de noticia.
 
Perfeito Alejandro, muito obrigado.
 
de nada, tenha um ótimo dia!
 

Estatísticas do Fórum

Threads
21,225
Messages
106,799
Members
70,374
Latest member
RobinR
Obtenha o 3CX - Totalmente Grátis!

Conecte sua equipe e seus clientes Central Telefônica Chat ao Vivo Videoconferência

Hospedado ou Autogerenciado. Para até 10 usuários grátis para sempre. Sem cartão de crédito. Experimente sem risco.

3CX register cta
Já existe uma conta 3CX com esse e-mail. Você será redirecionado para o Portal do Cliente para fazer login ou redefinir sua senha caso a tenha esquecido.