Configurando o WhatsApp
Como funciona
A integração do WhatsApp permite que seus agentes respondam às mensagens do WhatsApp diretamente do 3CX. As mensagens do WhatsApp são entregues no mesmo painel de chat que o chat ao vivo, SMS e mensagens do Facebook, permitindo que você responda a vários canais facilmente e com a mesma equipe.
Passo 1: Verifique os Requisitos
- Você deve ter uma conta do WhatsApp Business Platform configurada com um número de telefone adicionado. Este número não deve ser registrado em nenhuma outra conta existente do WhatsApp, seja ela virtualmente ou em um dispositivo. Se quiser usar um número que já está configurado no WhatsApp, primeiro é necessário excluir a conta. Leia mais aqui.
- A integração do WhatsApp destina-se apenas a responder mensagens recebidas. Você não pode iniciar uma conversa com um usuário do WhatsApp. O usuário do WhatsApp deve primeiro enviar uma mensagem para você. Você terá então 24 horas para responder à mensagem.
Passo 2: Crie o app WhatsApp
- Navegue até https://developers.facebook.com e clique em “Log In” no canto superior direito.
- Navegue até ‘Meus aplicativos’, clique em “Criar aplicativo”, selecione “Outro” e clique em “Avançar”.
- Selecione “Business” para o tipo de aplicativo e clique em “Avançar”.
- Dê um nome de exibição ao seu aplicativo e use a lista suspensa para selecionar sua conta comercial. Clique em “Criar aplicativo”.
- Digite novamente sua senha e clique em “Enviar”.
- Na próxima tela você pode adicionar produtos ao seu aplicativo. Role para baixo até WhatsApp e clique em “Configurar”.
- Na seção “Bem-vindo à plataforma WhatsApp Business” clique em “Começar a usar a API”.
- Use o menu suspenso para escolher o número de telefone correto – aquele que você usará para enviar e receber mensagens. Copie o seu ‘ID do número de telefone’ e salve-o para uma etapa posterior.
Passo 3: Configure uma função de Administrador
- Clique no ícone do menu e selecione “Business settings”.
- Navegue até “Usuários > Usuários do Sistema” e clique em “Add”. Aceite a política de não discriminação e clique em “Done” (Concluído).
- Defina um nome de usuário do sistema, algo como “3CX”, e defina a função do usuário como “Admin”.
- Clique em “Adicionar ativos”. Na caixa pop-up, selecione “Aplicativos > [Escolha Seu aplicativo]” > e ative a opção “Gerenciar aplicativo”. Clique em “Salvar alterações”.
- Navegue até “Contas > Contas do WhatsApp”, selecione sua conta WhatsApp Business e clique em “Adicionar pessoas”.
- Selecione o usuário do sistema criado anteriormente e permita o controle total e clique em “Atribuir”.
Passo 4: Gere um novo token
- Navegue até “Usuários > Usuários do sistema” e clique em “Gerar novo token”.
- Nas opções pop-up, selecione seu aplicativo na lista suspensa.
- Marque as caixas para “whatsapp_business_messaging” e “whatsapp_business_management”. Clique em “Gerar Token”.
- Seu token será mostrado em uma caixa pop-up, copie o texto e salve-o, pois não estará disponível novamente. Este é um token permanente e não expirará a menos que você clique no botão “revogar token”.
Passo 5: Configuração 3CX
- Faça login no seu Web Client, navegue até “Admin > Voz & chat” e clique em “+ Adicionar WhatsApp”.
- Edite o nome padrão para o nome escolhido.
- Digite o número de telefone da sua conta do WhatsApp em formato internacional (por exemplo, +5531987495678).
- Copie o URL do Webhook para um bloco de notas.
- Cole o “Token de acesso” obtido no passo 3.
- Insira o “ID do número de telefone” obtido no passo 1.
- Se você for um ‘Proprietário do Sistema’ ou um ‘Administrador do Sistema’, você pode tornar a integração disponível em todo o sistema ou apenas para o grupo.
- Clique em “Salvar”.
Passo 6: Configure seu webhook no WhatsApp
- Volte para o portal Meta for Developers e encontre seu aplicativo.
- Vá em “WhatsApp” > “Configuração” e clique em “Editar” na seção ‘Webhook’.
- Cole o webhook que você copiou do Web Client no campo “Callback URL”.
- Para verificar o token, insira uma sequência aleatória de letras e números. Isso não será necessário novamente, portanto não há necessidade de salvar sua string para uma data posterior. Clique em “Verificar e salvar”.
- Clique em “Gerenciar” nos ‘campos do Webhook’ abaixo do botão “Editar”.
- Marque a caixa “Inscrever-se” no campo ‘mensagens’ e clique em “Concluído”.
- Agora você pode testar sua configuração enviando uma mensagem do WhatsApp para o seu número do WhatsApp Business.
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Última atualização
Este documento foi atualizado pela última vez em 28 de fevereiro de 2024.