Este guia se aplica a instalações na V20. Se você estiver executando a V18, siga esse guia.

Criação de Usuários/Ramais

Criação de Usuários

Crie usuários na seção Admin do 3CX Web Client

Para configurar seus usuários no 3CX:

  1. Vá para "Admin" > "Usuários".
  2. Clique no botão "+ Adicionar usuário".
  3. Especifique o e-mail e o nome.
  4. Selecione "ROLE" (Função) - isso é importante:
  1. Owner (Proprietário) - é o que você é. Você pode fazer o tipo de coisa que está fazendo agora, como criar usuários e ver todas as chamadas!
  2. Manager (Gerente) - pode adicionar/remover usuários.
  3. Usuário - só pode gerenciar sua própria conta, não verá as páginas "Admin". Além disso, eles só podem ver suas próprias chamadas, não as de outras pessoas.
  4. Recepcionista - pode ver e gerenciar chamadas e chat ao vivo para todos, mas não pode configurar o sistema.
  5. Se estiver configurando um sistema 3CX dedicado, você terá funções de segurança adicionais, como "Proprietário do sistema" e "Administrador do sistema". Saiba mais sobre isso abaixo, na seção "Funções de acesso".
  1. Participação no Grupo Principal - Somente sistemas dedicados. O ideal é que um usuário faça parte de apenas um grupo. Mas se ele fizer parte de vários grupos, a opção de associação ao grupo principal será exibida. O horário de expediente desse grupo principal será aplicado a esse usuário.
  2. Número DID atribuído - selecione um número DID que deseja atribuir a esse usuário.
  3. Clique em "Save" (Salvar) para criar o novo usuário. Continue criando todos os membros da sua equipe.
  4. Os membros da sua equipe receberão um e-mail com os detalhes da conta.
  5. Nas guias restantes, você pode configurar o link 3CX Talk do usuário, as regras de Encaminhamento de Chamadas, Agenda, Telefone IP, BLFs, Correio de voz, Visualização e Opções.

Provisionamento do Windows Softphone

Via Plug and Play

É possível provisionar o softphone do Windows para usuários no PABX instalado localmente.

  1. Abra o Softphone 3CX para Windows. Certifique-se de que nenhum perfil esteja presente e/ou ativo.
  2. Abra o V20 Web Client como usuário administrador.
  3. Clique em "Admin" > "Phones" > "PNP Phones".
  4. Selecione o item mostrado como "Windows Softphone" e clique no botão "Assign" (Atribuir).

Ao fazer o login do usuário

Configuring your 3CX Windows Softphone

Como alternativa, o usuário pode fazer login com seus detalhes de cliente da Web:

  1. Especifique o URL do 3CX, ou seja, mycompany.3cx.us
  2. Agora, use o nome de usuário e a senha do 3CX
  3. Ou faça login usando os Detalhes da Microsoft ou do Google, se sua instância estiver configurada para permitir isso.
  4. Nesse caso, eles precisam clicar em SSO e, em seguida, autenticar em seu navegador.
  5. O softphone do Windows será provisionado automaticamente.

Importação/Sincronização de Usuários

Importação/sincronização de usuários do Microsoft 365

Se você tiver o Microsoft 365, poderá importar ramais e sincronizar automaticamente os usuários ao adicionar ou excluir usuários do Microsoft 365. Isso requer uma instância dedicada. Para obter mais informações, consulte o guia de integração do Microsoft 365.

Importação de usuários de um arquivo CSV

Você pode importar um lote de ramais de um arquivo CSV/planilha. Para fazer isso:

  1. Crie um arquivo CSV com os ramais formatados da seguinte forma:

Number,FirstName,LastName,EmailAddress,MobileNumber,OutboundCallerID,DID,Role,Department,ClickToCallId,ClickToCallAuth,WMApprove,MAC,Template,Model,Router,Language,Ringtone,QRingtone,VMEnable,VMLanguage,VMPlayMsgDateTime,VMPIN,VMEmailOptions,VMNoPin,VMPlayCallerID,RecordCalls,RecordExternal,RecordCanSee,RecordCanDelete,RecordStartStop,Disabled,HideFWrules,DisableExternalCalls,HideInPhonebook,CallScreening,PinProtected,PinTimeout,AllowLanOnly,SIPID,MS365SignInDisabled,MS365CalendarDisabled,MS365ContactsDisabled,MS365TeamsDisabled,GoogleSignInDisabled

1001,Name,Surname,email@,,,,"<rolename=""system_owners""/>",DEFAULT,namesurname,0,0,,,,,,,,1,43E89581-DAD8-B6F4-7660-15D48B5E6026,0,731826,1,1,0,0,,0,0,1,,0,0,0,0,0,,1,,,,,,

  1. Ou use um editor de planilhas ou de arquivos de texto; faça o download de uma amostra aqui. Se quiser importar mais recursos de ramal, você pode ver a lista completa de campos importáveis aqui.

Protegendo suas Contas de Usuário

Configuração do Logon Único do Google ou da Microsoft

Se você tiver a edição 3CX FREE ou 3CX SMB, o Google Single Sign-On foi configurado automaticamente para você. Você pode fazer login com sua conta do Google.

Se você tiver uma instalação dedicada do 3CX, poderá permitir que os usuários acessem o 3CX usando o logon único do Google ou da Microsoft. Veja aqui como configurar o logon único para o Google ou a Microsoft.

2FA - Autenticação de Dois Fatores

Você pode ativar a autenticação de dois fatores nas contas. Isso forçará os usuários a inserir um código adicional além de seu e-mail e senha. O 3CX 2FA é compatível com autenticadores populares de:

2FA - Informações sobre Autenticação de Dois Fatores

Departamentos

Os departamentos permitem agrupar ramais/usuários para que seja possível aplicar a eles o mesmo idioma, fuso horário e horário de expediente. Além disso, eles servem como contêineres para funções de acesso. Ou seja, você pode delegar direitos para gerenciar ou ver chamadas com base na associação ao departamento.

Todos os ramais são inicialmente atribuídos ao grupo "Padrão". Um ramal pode fazer parte de vários grupos, mas seguirá o horário de expediente do "Main Group Membership" atribuído.  Leia mais sobre departamentos aqui.

"Funções” de Acesso

O 3CX usa o conceito de funções para definir o que um usuário pode fazer e quem pode administrar o quê. Esses direitos serão limitados aos departamentos dos quais o usuário é membro.

  • Função de usuário - A função mais básica. Pode ver a presença de outros usuários.
  • Recepcionista - Essa função é destinada a uma recepcionista. Ela pode substituir o horário de expediente e os horários de intervalo dos "Grupos" dos quais é membro. Também pode ver as chamadas de grupo, a presença e realizar operações como (desvio, transferência, captura, estacionamento e intercomunicação).
  • Administrador do Grupo - O Administrador do Grupo terá acesso à visualização "Admin". Os Administradores de Grupo não veem relatórios ou gravações e não podem Listen in (Escutar) ou Barge in (Entrar na Chamada). Um Administrador de Grupo pode configurar o Tratamento de Chamadas, os Troncos SIP, o WhatsApp e o Chat ao vivo que fazem parte dos departamentos dos quais o administrador de grupo é membro.
  • Gerente - Essa função pode definir as configurações do usuário, como o Encaminhamento de Chamadas. Ele pode criar usuários e elevar funções. Pode ver relatórios e gravações. Em termos de presença e chamadas, ele pode fazer tudo o que a Recepcionista pode fazer, além de Listen in (Escutar) ou Barge in (Entrar na Chamada).
  • Proprietário - O Proprietário pode fazer tudo o que um Administrador de Grupo E um Gerente podem fazer. Destina-se a proprietários de empresas ou, pelo menos, a "proprietários de um departamento". Portanto, os Proprietários também podem Barge in (Entrar na Chamada), Listen in (Escutar) e Whisper in (Sussurrar) além de administrar seu grupo. Um Proprietário só pode elevar pessoas a Gerente ou Administrador de Grupo dentro de seu próprio grupo.
  • Administrador do Sistema - Somente instância dedicada - Um Administrador do sistema pode ver tudo de todos os grupos e todos os troncos SIP, mesmo que não faça parte do grupo. Os Administradores do Sistema não podem Entrar na Chamada (Barge In) nem Ouvir as Chamadas (Listen In). Eles também não podem tornar qualquer outra pessoa Administrador do Sistema ou Proprietário do Sistema.
  • Proprietário do Sistema - somente na Instância Dedicada - Um Proprietário do Sistema pode fazer tudo o que o administrador do sistema pode, ALÉM de Entrar na Chamada (Barge in), Escutar a Chamada (Listen in) e visualizar gravações e relatórios. Além disso, o Proprietário do Sistema é o único que pode elevar os usuários a Administrador do Sistema ou Proprietário do Sistema (aplica-se somente a instâncias dedicadas).

Você pode ver uma tabela com os direitos exatos de cada função aqui.

Veja Também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 27 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/criacao-ramais/