Android: Não está recebendo suas chamadas?

Nos smartphones, as notificações de novas mensagens e chamadas são enviadas por meio do envio de uma notificação PUSH para o telefone, que acorda e recebe a chamada ou mensagem. Como outros aplicativos, o aplicativo 3CX para Android depende do recebimento dessas notificações PUSH. Essas notificações PUSH são geralmente enviadas pelo Google, embora a Huawei e a Samsung agora também estejam enviando notificações PUSH. No momento, o 3CX suporta apenas o Google PUSH. Esse é o comportamento padrão e não há nada que você precise ou possa fazer para mudar isso.

Portanto, se você estiver recebendo as chamadas, mas o telefone não estiver tocando quando estiver no modo de suspensão, então você não está recebendo notificações PUSH. Há várias verificações que você pode fazer para tentar corrigir isso

É óbvio, mas verifique primeiro se o aplicativo 3CX tem conectividade de rede. Você pode desativar os dados móveis para alguns aplicativos, mas obviamente eles precisam estar ativados para que o 3CX funcione.

Verificação 1: Você Está Usando o Telefone Certo, o Android Mais Recente e o 3CX?

Para obter bons resultados, você precisará usar um telefone de qualidade com uma versão recente do Android:

  • Android 10+ - Verifique se você tem o Android 10 ou superior. Na verdade, deveria ter pelo menos o Android 11.
  • Telefone de qualidade recente - Certifique-se de que você tenha um telefone de qualidade do Google, Samsung, Oppo, Motorola, Oneplus, por exemplo. Telefones sem nome da China podem causar problemas. Não se trata apenas do hardware, mas também da versão do Android que é instalada nele e dos acordos (ou falta de acordos) que eles podem ter com o Google em relação à Play Store e ao Push.
  • 3CX V18 - Faça upgrade para a versão 18 para obter melhorias significativas em termos de uso de telefones celulares com o 3CX.

Observe que somente suportaremos as versões mais recentes de telefones, Android e 3CX. Permitimos a instalação do aplicativo no Android 8 ou 9, mas não oferecemos suporte nem solucionamos problemas.

Verificação 2: Desligue a Otimização da Bateria (REQUISITO para Android 14)

Algumas versões do Android têm configurações de otimização da bateria ativadas que encerram aplicativos em segundo plano, incluindo o 3CX, é claro. Precisamos desativar isso:

Desativar a otimização da bateria no Android

  1. Inicie o 3CX.
  2. Toque no menu de hambúrguer superior esquerdo.
  3. Toque em Configurações > Avançado.
  4. Ative “Desativar a otimização do uso da bateria.
  5. Selecione Não otimizar / Sem restrições. (O nome difere nas versões do Android e nos telefones)

Observe que, no caso do Oppo, você deve seguir as etapas abaixo:

  1. Procure pelas Configurações do aplicativo.
  2. Toque em “Gerenciamento de aplicativos".
  3. Toque em Lista de aplicativos.
  4. Procure 3CX.
  5. Toque em Uso da bateria.
  6. Ative Permitir atividade em segundo plano. 

Verificação 3: Ativar Dados em Segundo Plano para o Aplicativo 3CX

A ativação dos dados em segundo plano é necessária para enviar notificações mesmo quando o aplicativo não estiver em uso. Para ativá-los:

Ativar dados em segundo plano

  1. Inicie 3CX.
  2. Toque no menu de hambúrguer superior esquerdo.
  3. Toque em Configurações > Avançado.
  4. Ative “Trocar Para Dados em Segundo Plano.
  5. Selecione Uso irrestrito de dados e Dados em segundo plano.

Verificação 4: Usando o Android 13 ou 14? Conceda permissões completas ao aplicativo

Permissões completas ao aplicativo 3CX no Android 13

A partir do Android 13, o Google introduziu uma nova permissão de tempo de execução para notificações de aplicativos. Se essa permissão não for permitida, você não receberá nenhuma notificação de aplicativo para a 3CX. Para ativar essa permissão:

  1. Abra as configurações do Android e toque em Aplicativos.
  2. Procure o aplicativo 3CX e toque nele.
  3. Toque em Permissões.
  4. Toque em Notificações na seção "Não permitido".
  5. Ative a opção para Todas as notificações do 3CX.

Verificação 5: A opção "Não Perturbe" está ativada?

A ativação do "Não Perturbe" impedirá o recebimento de notificações PUSH. Há duas maneiras de ativar o Não Perturbe, de dentro do aplicativo e por meio das configurações do sistema operacional Android.

Não Perturbe no Aplicativo

Desativando opção Não Perturbe de dentro do aplicativo

Ao abrir o aplicativo 3CX, você verá um ícone de status no canto superior direito do cabeçalho que mostra seu status atual. Se ele estiver definido como vermelho, você está no modo Não Pertube. Altere seu status para "Disponível" para receber notificações, simplesmente clicando no ícone Status e selecionando o status desejado.

Não Perturbe do Sistema Operacional Android

Desativando Não Perturbe no Sistema Operacional Android

O sistema operacional Android oferece a possibilidade de limitar as interrupções e silenciar o telefone, configurando-o como "Não perturbe". Para desativar o "Não Perturbe":

  1. Deslize para baixo a partir da parte superior da tela para exibir o painel Notificações.
  2. Toque em "Não perturbe" e defina como "Desligado".

Caso isso tenha sido feito intencionalmente, o Android permite que você defina quais aplicativos podem ignorar essa regra.

Por favor, siga esse guia do Google que explica as etapas necessárias em mais detalhes.

Verificação 6: Aplicativos de limpeza pré-instalados ou de terceiros

Alguns aplicativos podem ser instalados em seu telefone pelo fabricante ou por você, o que pode fechar o aplicativo 3CX em segundo plano para aumentar a velocidade do telefone. Esses aplicativos são normalmente aplicativos de manutenção, limpeza ou otimização.

Para não perder as notificações PUSH, é importante identificar esses aplicativos e desativar, desinstalar ou colocar na lista de permissões o cliente de aplicativo 3CX.

Exemplos de tais aplicativos:

  • Otimização do MIUI pela Xiaomi
  • Manutenção do sistema pela Blackview
  • Droid Optimizer
  • Greenify

Verificação 7: Tem um firewall na frente do 3CX? Abra as portas!

Se você instalou o 3CX no local ou está hospedando o 3CX por trás de um firewall que você gerencia, é bem possível que seu firewall esteja bloqueando a comunicação com o serviço Google Firebase Cloud Messaging (FCM). Veja este documento para saber mais sobre as portas que você precisa abrir.

Verificação 8: Conceder permissão para notificações em tela cheia

Notificações em tela cheia

A partir do Android 14, o Google introduziu uma nova permissão de tempo de execução para mostrar as chamadas recebidas em seu dispositivo bloqueado. As novas instalações de aplicativos serão solicitadas a conceder essa permissão no "Assistente de permissão". Se isso não for feito, a chamada recebida tocará, mas o dispositivo não "acordará" nem "reagirá", a menos que você o desbloqueie.

O Google afirma que os usuários que atualizam de versões anteriores do Android para o Android 14 devem ter essa permissão ativada por padrão. Se você tiver o problema acima após atualizar para o Android 14, precisará ativar essa permissão manualmente. Para ativar:

  1. Abra o aplicativo 3CX
  2. Toque no menu de hambúrguer (ícone superior esquerdo do aplicativo)
  3. Toque em "Configurações" > "Avançado"
  4. Role para baixo até "Notificações, efeitos de áudio e visuais"
  5. Toque no botão de alternância ao lado de "Atender na tela de bloqueio”
  6. Aparecerá uma nova janela. Toque na barra de alternância para permitir "Full screen alerts" (Alertas em tela cheia)

Observação: alguns dispositivos MIUI executados em versões mais antigas do Android também exigem que essa permissão seja ativada.

Se tudo mais falhar - Ative a função “Permaneça Ativo”

Aplicativo 3CX para Android - Ativando função Permaneça Ativo

Se, por algum motivo, você não conseguir fazer com que o Push funcione, porque não pode alterar seu telefone ou gerenciar a rede em que está, poderá ativar temporariamente a função "Permaneça Ativo". Isso manterá uma conexão permanente aberta com o servidor 3CX. O uso da bateria aumentará significativamente.

Nos envie comentários técnicos

Você pode nos fornecer seu feedback técnico nos enviando um registro detalhado do aplicativo enquanto o problema ocorre, para que possamos investigar melhor:

Enviando Feedback Técnico pelo Aplicativo

  1. Abra o 3CX”.
  2. Ativar Registros Detalhados: “Configurações do Aplicativo Android (menu de hambúrguer superior esquerdo) > Configurações > Avançado > Troubleshooting > Registro Detalhado".
  3. Reproduzir o problema e Gerar Relatório de Registro”: Configurações do aplicativo Android (Menu de hambúrguer superior esquerdo) > Configurações > Avançado > Troubleshooting > Enviar Relatório de Registro.
  4. Envie esse relatório de registro por e-mail ao administrador do PBX para que ele possa se comunicar conosco por meio do Suporte e/ou Fórum 3CX.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 2 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/solucao-de-problemas-android/