Configurando um Tronco SIP

Introdução

Para fazer e receber chamadas, você precisa criar uma conta com um chamado provedor de tronco SIP. Um provedor de tronco SIP conectará você ao PSTN antigo. Ter sua própria conta de provedor de tronco SIP significa que você terá controle total sobre seus números de telefone e, na maioria das vezes, também significa chamadas de baixo custo. 3CX suporta vários provedores de troncos SIP. Eles foram selecionados com base na facilidade de configuração, facilidade de configuração da conta e suporte.

Números DID

Os provedores de VoIP fornecem números DID (Direct Inward Dialing) (também conhecidos como números DDI ou MSN) que permitem rotear chamadas diretamente para uma fila, grupo de toque, ramal ou recepcionista digital. Esses números virtuais custam uma fração do custo da adição de linhas físicas ou troncos SIP.

ID do chamador de saída

Por padrão, as chamadas de saída receberão o número do tronco principal como ID do chamador. Se um ramal tiver um DID atribuído, por padrão ele usará esse identificador de chamadas. Você ainda pode definir a ID do autor da chamada no nível do ramal, mas somente alguns provedores permitirão o chamado "clip, no screening", pois ele tem sido usado indevidamente por chamadores de spam.

Seleção de ID do Chamador

Se um usuário tiver vários DIDs, será possível selecionar um ID de chamador para uma chamada de saída; nesse caso, ele usará automaticamente o tronco atribuído a esse DID e definirá o ID de chamador de acordo.

Reformatação do Identificador de Chamadas

Se você precisar reformatar um identificador de chamadas, consulte este guia.

IMPORTANTE: As instalações no local/auto-hospedadas devem executar a verificação de firewall primeiro! Seu firewall precisa ser configurado corretamente. Consulte nossa configuração de Firewall.

Passo 1: Obtenha um provedor VoIP / tronco SIP suportado

Encontre um provedor de tronco VoIP/SIP compatível em seu país. Usar um provedor de tronco SIP preferencial ou suportado significa que o 3CX está pré-configurado para trabalhar com o provedor de VoIP e você pode ter certeza de obter suporte tanto do 3CX quanto do provedor.

Se você não usar um provedor compatível, certifique-se de que o provedor de VoIP esteja familiarizado com o 3CX e que o ajudará a configurar o tronco. Você deve estar ciente de que, em muitos casos, será necessário suporte adicional, pois a 3CX não ajudará na configuração de um provedor de VoIP sem suporte.

Brasil

  • Compatível: Nvoip
  • Compatível Apenas Dedicado: Vivo
  • Nenhum guia dedicado necessário: Datora, DirectCall

Passo 2: Adicione a conta do provedor VoIP no 3CX

Configuração de um Tronco SIP por meio do Admin Console no Cliente Web 3CX

Depois de obter uma conta de provedor de VoIP, você deve configurar a conta no 3CX.

  1. Navegue até Admin > Voz & Chat. Clique em + Adicionar tronco.
  2. Digite um nome para esse tronco.
  3. Agora especifique a rota padrão, que será o destino para o qual as chamadas serão encaminhadas para os DIDs não atribuídos a um ramal (do sistema). Portanto, assim que você atribuir o número principal, por exemplo, ao seu URA principal, a rota padrão será ignorada para esse número de tronco principal. O mesmo acontece com um DID atribuído a um ramal. De fato, a rota padrão é o destino de todas as DIDs não atribuídas.
  4. Em "Limit to" (Limitar a), especifique se esse será um tronco SIP de todo o sistema ou um tronco SIP específico do departamento. Se for em todo o sistema, somente os proprietários e administradores do sistema poderão gerenciar o tronco SIP. Se for específico do departamento, os proprietários e administradores do grupo também poderão gerenciar o tronco SIP. Se você colocar um tronco SIP em um departamento, seus DIDs só serão visíveis dentro do departamento.
  5. Em SIP Trunk Details (Detalhes do Tronco SIP), selecione o país e use a caixa suspensa para selecionar o provedor no campo "Trunk".
  6. Se você estiver usando um provedor compatível, o método de autenticação será selecionado automaticamente. No entanto, alguns provedores oferecem uma opção e, no modelo genérico, você deve configurá-la. A autenticação de um tronco SIP pode ser baseada em registro (você terá detalhes da conta) ou em IP, caso em que será necessário especificar um IP. No caso de um provedor baseado em IP, sempre que você alterar o host no qual o 3CX é executado, será necessário entrar em contato com o provedor e informá-lo sobre a alteração do IP.
  7. Agora insira os detalhes de registro, o ID de autenticação e a senha fornecidos a você pelo seu provedor de tronco SIP, juntamente com seu número de telefone principal do tronco. Em alguns casos, opções adicionais serão solicitadas (com base nos requisitos do provedor de tronco SIP).
  8. Clique na guia "DID Numbers" (Números DID) na parte superior e clique em "+Add" (Adicionar) para adicionar qualquer número DID associado a essa conta. Você também pode usar "Import" (Importar) para importar números DID em massa. Aqui está um exemplo de arquivo de importação ".txt" para DIDs que você pode baixar.
  9. Clique em Save. Agora você está pronto para fazer e receber chamadas. Uma vez criado, você verá um indicador de status vermelho para não registrado e verde para registrado.

Passo 3: Encaminhe os Números DID para o destino

Agora, você deve encaminhar o número e os números DID opcionais para seus destinos

  • Para encaminhar para uma URA, Grupo de Toque, Fila ou Recepcionista Digital, vá para "Call handling" (Tratamento de chamadas), selecione o ramal do sistema desejado, e selecione o DID no menu suspenso "Assigned DID Number(s)" (Número(s) DID atribuído(s)).
  • Para encaminhar um ramal, vá para "Users" (Usuários), selecione o usuário desejado e, na guia "General" (Geral), selecione o DID no menu suspenso "Assigned DID Number(s)" (Números DID atribuídos).

Passo 4 - Crie uma Regra de Saída

Depois de configurar o Tronco SIP, será necessário criar uma regra de saída que permita que os usuários de ramais usem esse Tronco SIP. Para fazer isso, você precisará criar uma regra de saída que encaminhará as chamadas dependendo de um prefixo, do comprimento do número ou da associação ao grupo. (Ou seja, você pode ter um prefixo, por exemplo, 0, ou também pode ter uma regra de saída que se aplique a um conjunto de ramais ou a todos os usuários de um departamento).

Para obter mais informações, consulte o guia Configurando Regras de Saída

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 28 de fevereiro de 2024.

https://www.3cx.com.br/docs/manual/troncos-sip/