Este guia se aplica a instalações na V20. Se você estiver executando na V18, siga este guia.

Configurando Telefones IP (v20)

Introdução

O 3CX permite uma configuração fácil do telefone fixo com Telefones IP Suportados que estão sendo testados e configurados automaticamente.  Depois de provisionados, você pode gerenciar os telefones no Admin Console do 3CX. Para provisionar um telefone, ele precisa ser instruído a se conectar ao 3CX por meio de um link de provisionamento seguro. Esse link de provisionamento seguro pode ser enviado ao telefone de várias maneiras:

  • RPS - Essa é a maneira mais fácil - funciona tanto para instalações na nuvem quanto no local. O telefone é pré-programado de fábrica para se conectar ao servidor RPS do fornecedor e solicitar a URL de provisionamento. O 3CX envia a URL ao servidor RPS do fornecedor e, quando um novo telefone é inicializado, ele obtém a URL do servidor RPS do fornecedor.
  • PnP (instalação no local) - O telefone envia uma mensagem de difusão que é captada pelo servidor 3CX, que mostra o telefone no Admin Console. Em seguida, você pode atribuir o telefone a um ramal. Isso funciona para instalações no local, bem como para instalações com pelo menos um telefone conectado via SBC no mesmo local.
  • Opção 66 do DHCP - Em redes maiores com servidores DHCP gerenciáveis, você pode inserir o URL de base na Opção 66 do DHCP. Um telefone consultará esse campo quando obtiver seu IP e, se for especificado um URL, ele irá até lá adicionando seu endereço MAC. Essa opção faz sentido para redes maiores. No entanto, ela exige que os telefones sejam todos do mesmo fornecedor, pois os fornecedores usam formatos de URL diferentes. Consulte este documento sobre a Opção 66 para mais informações.

Por que Telefones Roteadores (SBC)?

Se o seu 3CX estiver hospedado na nuvem, você precisará ter pelo menos um "telefone roteador" ou um SBC na rede em que os telefones IP estão localizados.

Um telefone roteador nada mais é do que um telefone IP normal que executa o SBC integrado. A 3CX forneceu seu código SBC para os principais fornecedores de IP (Fanvil, Snom, Yealink), que portaram o código para seus telefones mais potentes. Esse telefone roteador fará o proxy de todo o tráfego de voz para o seu telefone 3CX hospedado:

  • Criptografar todo o tráfego de voz para segurança.
  • Reconectar chamadas em caso de queda.
  • Combinar Pacotes VoIP SIP (sinalização) e RTP (mídia) para superar problemas de firewall/rede.
  • Economizar largura de banda configurando chamadas internas diretamente entre telefones locais.

Um telefone roteador pode funcionar como um telefone normal, mas também atuará como um SBC. Os modelos a seguir podem ser configurados como telefones roteadores:

Como alternativa, para redes maiores, você pode instalar um SBC dedicado. Para instalar um SBC 3CX no Windows, no Debian ou em um Raspberry Pi, leia este documento.

Etapa 1: Adicionar o Telefone ao Ramal

Para conectar um telefone

  1. Vá para o Usuário para o qual você deseja adicionar um telefone.
  2. Vá para a guia Telefone IP. Clique em Configurar um telefone para adicionar um telefone.
  3. Agora, selecione o modelo de telefone apropriado no menu suspenso.
  4. Digite o endereço MAC do telefone, sem traços ou dois pontos, e clique em "Add phone" (Adicionar telefone).

Etapa 2: Telefone Roteador, SBC ou LAN?

Configurando o seu telefone - SBC/Telefone Roteador ou Local LAN/VPN

  1. Se o 3CX está na nuvem, você deve usar um telefone roteador ou SBC
  1. Se não for um telefone roteador, será necessário especificar um ou um SBC.
  2. Se o telefone for um telefone roteador, você poderá configurá-lo para se conectar diretamente.
  1. Se o 3CX estiver no local ou for auto-hospedado, você terá uma opção adicional, poderá selecionar "Local LAN/VPN".
  2. Clique em "Add Phone" para armazenar as informações de configuração do telefone para esse ramal.

Etapa 3: Conectar o Telefone

O 3CX agora criará informações de provisionamento para o telefone e as disponibilizará na URL de provisionamento. O telefone deve se conectar a essa URL para recuperar suas informações de configuração e detalhes de autenticação. Você tem as seguintes opções:

  1. RPS - Conecte o telefone à rede dentro de 14 dias. Se ele já estiver conectado, reinicie-o. O telefone será configurado automaticamente e reiniciado.
  2. PNP - Se o 3CX estiver no local, você poderá conectar o telefone à LAN e procurá-lo na caixa de diálogo PNP (Admin Console > Telefones > PNP). Clique com o botão direito do mouse e atribua-o ao ramal que você configurou acima.Atribuir telefone a um usuário existente
  3. Como alternativa, você pode fazer login na WebUI do telefone e inserir a URL manualmente. Você também pode usar a opção 66 do DHCP.

Configurando um Telefone DECT

O 3CX também suporta o uso de telefones DECT. Os telefones DECT são telefones sem fio que apresentam várias vantagens em relação aos telefones Wi-Fi:

  • O DECT é muito confiável e independente do seu Wi-Fi
  • Não há necessidade de os funcionários usarem telefones pessoais
  • Hardware barato, duradouro e facilmente substituído
  • Bateria de longa duração
  • Escale de acordo com as necessidades do negócio

Os Telefones IP DECT podem suportar várias estações base e entre 5 a 100 aparelhos, dependendo do fornecedor e do modelo. Você precisaria de várias estações base caso tenha um grande escritório. Para configurar um telefone DECT, você precisa primeiro configurar uma estação base e depois atribuir os aparelhos a cada usuário.

Configurando Telefone DECT

  1. Vá para "Administrador > Voz e Chat"
  2. Clique em +Adicionar Dect
  3. Selecione seu modelo e insira o endereço MAC do dispositivo.
  4. Se sua instância estiver na nuvem, selecione um telefone roteador ou SBC atrás do qual funcionará
  5. Atribua os usuários e clique em Adicionar Estação Base DECT. Você poderá atribuir mais usuários após a configuração.
  6. Uma janela pop-up aparecerá com o URL de Provisionamento. Você precisa copiá-lo e inseri-lo na interface da web da estação base DECT.
  7. Salve e reinicie.

Siga estes guias para obter instruções específicas por modelo DECT:

Opções Avançadas de Provisionamento

Provisionamento de um telefone com o STUN

Se quiser usar o STUN, você deverá criar um modelo personalizado. Em seguida, você poderá ativar o STUN nesse modelo e selecioná-lo ao adicionar um Telefone IP a um usuário.

  1. Vá para Advanced > Templates > Phone Templates
  2. Copie o modelo do seu modelo de telefone
  3. Agora, procure a entrada <AllowedNetworkConfig> e faça o seguinte:

   <AllowedNetworkConfig>

      <option value="LOCALLAN">0</option>

      <option value="REMOTESTUN">1</option>

      <option value="SBC">0</option>

    </AllowedNetworkConfig>

  1. Agora, vá para Adicionar o telefone na guia Usuários
  2. Selecione o modelo personalizado que você acabou de criar:
  1. Se o 3CX RPS estiver DESLIGADO - você verá uma caixa de diálogo mostrando o link de provisionamento que deve ser inserido no telefone, usando o DHCP 66 ou fazendo login na interface do telefone.
  2. Se o 3CX RPS estiver LIGADO - criaremos um evento 3CX RPS e reinicializaremos o telefone.

Não recomendamos o uso do STUN e você não receberá nenhum suporte da 3CX, seja no fórum ou por meio de um tíquete.

Desativação do RPS - usando o IP local

Por padrão, a configuração da V20 provisiona os telefones de forma segura na LAN local via RPS e publica as informações de provisionamento no servidor 3CX RPS. Se não quiser usar o RPS, você pode desativá-lo acessando Phones > Options

Configure um Telefone IP Manualmente

Alguns telefones mais antigos não podem ser provisionados automaticamente via 3CX. Esses telefones devem ser configurados manualmente usando um ID de autenticação e senha. Em seguida, você deve inserir o FQDN do servidor 3CX (se o telefone estiver na rede local) ou o IP do SBC ou roteador do telefone (se o telefone estiver na nuvem).

  1. Vá para a guia "Users > IP Phone" (Usuário > Telefone IP). Clique em "Configure a phone" (Configurar um telefone) para adicionar um telefone.
  2. Marque a opção "I will configure this phone manually" (Irei configurar este telefone manualmente)
  3. Se o telefone for remoto, escolha o telefone do roteador ao qual esse telefone se conectará.
  4. Agora, uma caixa de diálogo mostrará os detalhes da configuração:
  1. Número do Ramal
  2. ID de Autenticação
  3. Senha
  4. FQDN e Porta do 3CX.
  5. Se o telefone for remoto, o endereço IP e a porta do telefone do SBC ou do roteador também serão exibidos.
  1. Agora, faça login na interface da Web do telefone e insira esses detalhes. Documentamos essas últimas etapas para os telefones antigos mais populares:
  1. Avaya 9601, 9608G, 9611G, 9621G and 9641G
  2. Fanvil X1, X3, X5, C400, C600 e iW30
  3. Telefones IP Grandstream GXP: GXP 1160, 1165, 1400, 1405, 1450, 2100, 2110, 2120, 2124
  4. Série Polycom VVX (EOL): 300, 310, 400, 410, 500, 600
  5. Snom 300, 320, 360, 370, 820, 821, 870 e Meeting Point
  6. Yealink T19P, T20P, T21P, T22P, T26P, T28P, T32G, T38G

Gerenciamento de Telefone IP

Atualizando o firmware

O Console do Admin 3CX permite verificar a versão do firmware e atualizar em massa os telefones Fanvil, Yealink e snom para o firmware mais recente testado pelo 3CX. Muitas vezes, esse não é o firmware mais recente fornecido pelo fornecedor. A razão para isso é que o firmware baixado pela 3CX é testado e verificado pela 3CX, o que leva tempo. Além disso, um firmware mais recente pode ter problemas corrigidos para outros sistemas PABX e isso pode não ser relevante para o 3CX.

O console do 3CX verificará diariamente se há novos firmwares disponíveis e fará o download automático deles em 24 horas.

Atualização do firmware

Gerenciamento de telefone IP - avançado

Para atualizar seus telefones IP para o firmware mais recente testado pela 3CX:

  1. Os telefones IP que não executam o firmware mais recente são destacados em vermelho na página Usuários.
  2. Você pode selecionar um telefone de cada vez ou vários telefones.
  3. Para atualizar o firmware, clique no botão Atualizar.
  4. Em Avançado, clique no botão Atualizar e clique em OK na caixa de confirmação pop-up
  5. O firmware é carregado para o telefone.
  6. O telefone será reiniciado pelo menos uma vez.

Acessando a IU do telefone IP

O 3CX configura seus telefones IP com um nome de usuário e senha exclusivos, permitindo que você acesse facilmente a interface web protegida por senha. Para acessar esta interface, selecione o telefone e clique em IU do Telefone. Para a maioria dos telefones, você é redirecionado para a página da interface do usuário do telefone. Para alguns telefones mais antigos, pode ser necessário digitar a senha do telefone novamente.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 27 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/telefones-ip/