Hot Desking

Introdução

Hot Desking permite que os telefones IP conectados locais ou remotos (via SBC) sejam usados ​​por vários usuários, um por vez. Um dispositivo atualmente não usado por um usuário não pode fazer chamadas de saída, a menos que o número seja definido como um Número de Emergência. Desta forma, a extensão também está protegida, com o recurso de proteção do PIN, da discagem para locais não monitorados.

Começando

Para usar o hot desking, é necessária uma chave de licença Pro ou Enterprise.

Para começar a usar o hot desking:

  1. Uma extensão deve ser autorizada a usar o conjunto de dispositivos de desengate quente e
  2. Um dispositivo deve ser criado como um telefone quente. Para fazer isso, navegue até a função Avançado > Hotdesking no Console de Gerenciamento 3CX e pressione “+ADD”.

Configurando um dispositivo a ser utilizado para o hot desking:

  1. Selecione um modelo de telefone e digite o endereço MAC do telefone. (Se o telefone não aparecer na lista, isso significa que ele não está qualificado para o Hot Desking). Pressione "Next" (Avançar).
  2. Escolha como o telefone se conectará ao 3CX. Você pode atribuir o telefone diretamente a um SBC/roteador existente, por meio de conexão direta (tornando esse dispositivo um telefone de roteador - o telefone deve ser compatível com telefones de roteador) ou por meio da LAN/VPN local. Não há suporte para STUN.
  3. Inicialize o dispositivo (a partir do estado de redefinição de fábrica). Depois que o telefone for inicializado, ele será provisionado automaticamente usando a tecnologia RPS (Remote Provisioning Server).
  4. Se o RPS não for compatível, use o método de provisionamento manual, que exige que você faça login no telefone e forneça a URL de provisionamento manualmente. Mais informações aqui https://www.3cx.com.br/sip-phones/.
  5. Conceda acesso aos ramais que precisam usar dispositivos de hot desking. Selecione o(s) ramal(is) > guia Options (Opções) > "Enable hot desking" (Ativar hot desking) na seção "Options" (Opções).

Fazendo Login

Para fazer login em um dispositivo de hot desking, o usuário deve discar *77*[Número de extensão]* (por exemplo, *77*100*). O serviço URA atenderá a chamada e solicitará ao usuário que digite o número PIN da caixa de correio de voz. Após a conclusão, um prompt de confirmação é reproduzido e o dispositivo é reprovisionado.

“Info”: se o usuário ouvir arquivo não encontrado em vez do prompt de login, você precisa atualizar o prompt do sistema definido em "Configurações" > "Prompts do Sistema" e atualizar todos os prompts instalados e desatualizados.

Nota: Se o dispositivo de hot desking for reiniciado após roaming para o dispositivo, atualize o firmware do dispositivo para o firmware compatível com 3CX mais recente.

Fazendo Logout

Para sair de um dispositivo, o usuário só precisa pressionar o primeiro botão BLF disponível que está reservado em todos os dispositivos de hot desking para sair. Se um usuário efetuou configurações BLF em sua extensão, elas serão deslocadas por um botão BLF para baixo para acomodar o botão de logout.


Alternativamente, em um dispositivo sem botões BLF, o usuário deve discar *77*5* para fazer logout.

Nota: É possível percorrer diretamente de uma extensão para a próxima sem deslogar. Enquanto o usuário A está atualmente em um dispositivo, reutilize o processo de login para efetuar o login direto na próxima extensão.

Status

O status atual de um dispositivo pode ser determinado de duas maneiras. Os dispositivos de hot desking usam um nome de extensão como "HDXXXX". Se isso for mostrado na tela do dispositivo, ele estará ocioso. Quando um usuário faz login no dispositivo via hot desking, o dispositivo exibe o número do ramal do usuário.

Opções de Hot Desking
No Console de Gerenciamento 3CX, a função
Hotdesking mostra o status do(s) dispositivo(s) com usuários atualmente conectados ou inativos. O administrador pode forçar o logout de um usuário remotamente selecionando o ramal e clicando no botão Logout.

Requisitos e Limitações

  • Os modelos personalizados não podem ser usados ao usar um dispositivo provisionado no modo hot desking.
  • O CTI só é testado e suportado ao usar o cliente web 3CX. CTI em hot desking através do cliente 3CX não é suportado e, portanto, não pode ser usado.
  • Para oferecer suporte ao melhor layout BLF com as configurações definidas em Web Client > "Configurações" > "Configurações de BLF" em telefones hot desking com número variável de BLFs:
  • quaisquer posições BLF vazias são descartadas,
  • todos os BLFs exibidos são deslocados para baixo pelo botão "Logout".

Proibição no Login

Se a chamada de login (*77*[EXT]*) for desconectada com a mensagem "proibida", revise os códigos de discagem do sistema configurado em "Configurações"> "Códigos de Discagem" para garantir que nenhum outro código de discagem inicie com*7.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 31 de janeiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/hot-desking/