Este guia se aplica a instalações na V20. Se você estiver executando na V18, siga este guia.

Recursos Avançados do Sistema

Introdução

Acesse os recursos avançados do sistema 3CX no Admin Console > "Advanced". Os recursos avançados oferecem segurança adicional, bem como opções de configuração que podem não ser necessárias para todos os usuários.

Lista Negra de IPs

Lista negra de IPs

O recurso de lista negra/lista branca permite que você bloqueie ou permita conexões de determinados IPs. Quando um usuário digitar uma senha errada mais de 10 vezes ou um telefone se registrar incorretamente mais de 5 vezes, o IP será automaticamente bloqueado e listado nessa lista negra. Portanto, se os telefones ou usuários não conseguirem mais se autenticar, verifique essa lista.

Rede

Tela de configuração da Interface da Rede e IP Externo

A página de rede permite que você configure a interface de rede padrão. Isso é importante caso sua máquina tenha várias placas de rede.

Outra configuração importante é seu IP público estático. Ele deve ser definido corretamente. Se você tiver um IP dinâmico, o 3CX verificará seu IP público em um intervalo regular e o atualizará se ele for alterado. Durante esse período, seu PABX não funcionará. Portanto, sempre recomendamos um IP estático.

Restrição do Console do Administrador

É aconselhável não permitir o uso do console administrativo por IPs desconhecidos. Isso evita que hackers obtenham acesso ao administrador. Para configurar isso:

  1. Vá para "Advanced" (Avançado) > "Console Restrictions" (Restrições do console)
  2. Marque "Allow Access from specific IP Addresses" (Permitir acesso de endereços IP específicos).
  3. Especifique um ou mais IPs públicos se quiser acessar o sistema remotamente.
  4. Você também pode especificar sua sub-rede local, por exemplo, "192.168.10.0/24" para permitir o acesso internamente.

Códigos de Países Permitidos

O recurso Allowed Country Codes (Códigos de Países Permitidos) filtra os números discados em um formato válido de acordo com os padrões da UIT, ou seja, aqueles que começam com um "+" ou com o prefixo internacional "00" (que é definido em Advanced / E164 Processing). Em seguida, ele corresponde a qualquer código de país bloqueado com base na lista que você configura aqui. Tudo o mais é interpretado como um número local e enviado para as regras de saída sem verificação de país. Essa é uma boa proteção básica, mas você também deve configurá-la no nível do provedor de VoIP para ter a proteção adequada! Qualquer provedor de VoIP que se preze deve permitir que você configure isso.

Codecs para Aplicativos

Aqui você pode alterar a prioridade do codec para chamadas VIA APPS 3CX. Essa prioridade de codec afeta apenas as chamadas feitas por meio dos aplicativos 3CX. Os codecs do tronco SIP e do telefone IP precisam ser definidos separadamente.

Você pode especificar codecs diferentes, dependendo de o aplicativo estar conectado por meio de uma rede móvel ou de uma rede Wi-Fi. Recomendamos deixar as sugestões de prioridade padrão. Os codecs têm qualidade de áudio variável e dependem da largura de banda e do processador.

  • G722 - 16 Khz - 64 Kbits - transcodificação média
  • Opus - 16 Khz - 20 Kbits - transcodificação com uso intensivo de processador, ou seja, 1 thread necessário para 50 pontos finais
  • PCMU - 8 Khz - 64 Kbits - não exige muito do processador, facilmente 300 endpoints por thread
  • PCMA - 8 Khz - 64 Kbits - não exige muito do processador, facilmente 300 endpoints por thread
  • G729 - 8 Khz - 8 Kbits - Consome mais processador, mas não tanto quanto o Opus

Lista Negra para Quem Ligar

Nesta seção, você pode colocar números de telefone específicos na lista negra. Se quiser bloquear chamadores anônimos, consulte este guia. Todos os números da lista negra de chamadas não são atendidos/não tocam. Se for um operador de telemarketing (ou outra pessoa de quem você não quer ouvir falar), é mais provável que um cenário de "não atendimento" faça com que ele "passe" para outra pessoa.

SIP Seguro

Se você deseja configurar o SIP seguro, siga as instruções abaixo este guia.

Parâmetros

Nos parâmetros, você pode ativar e desativar várias opções que não são usadas com frequência. Alguns desses parâmetros não são compatíveis, portanto, só ative ou desative se souber o que está fazendo. A lista completa está publicada aqui.

Modelos

Na seção de modelos, é possível criar modelos personalizados a serem usados no sistema para

  • Modelos de telefones - Como criar novos modelos personalizados. As variáveis estão documentadas aqui.
  • Modelos DECT/FXS - Semelhante ao provisionamento de Telefone IP, porém os modelos são estruturados de forma diferente, pois cada estação base DECT tem vários ramais e, portanto, esse modelo tem mais entradas para cada ramal. Você pode usar o mesmo método e as mesmas variáveis.
  • Modelos de provedores - Você pode criar seus próprios modelos de provedores de VoIP. Os modelos personalizados de provedores de VoIP não são compatíveis e podem não funcionar corretamente. Você pode ler nosso guia sobre o que é necessário para um provedor de VoIP aqui.
  • Modelos de e-mails - É possível personalizar os e-mails enviados aos usuários. Veja um guia de como fazer isso aqui.

Fax

O 3CX inclui um servidor de fax para receber faxes. Veja informações sobre o servidor de fax aqui

E164

E164 é um conjunto de regras que define números telefônicos. Com o recurso de processamento E164 do 3CX, é possível alterar um número discado pelo usuário (inclusive números com um + inicial) para algo (um "padrão") que possa ser interpretado pelas regras de saída (e pelo provedor).

Pode ser usado para números discados com um + inicial, que precisam ser alterados para um número diferente, dependendo do tipo de chamada (local, nacional ou internacional). O provedor pode não aceitar o sinal +, portanto, quando um usuário tiver armazenado o contato como +123456 e tentar discar, o provedor rejeitará a chamada. O E164 Processing converte automaticamente esses números para 00123456 antes de serem enviados pelo seu tronco. Ele também pode converter um número local, por exemplo, de +44 123456789 para simplesmente 0123456789. Opções:

  • Selecione o país: Selecione o país em que você está para que o sistema saiba o código do seu país.
  • Remover se for o mesmo país: Quando essa opção estiver selecionada e você tentar ligar para o mesmo país usando o formato E164, o código do país será removido do número chamado. Exemplo: O número discado como +12345678910 será convertido para 2345678910.
  • Código de Discagem Internacional: Se você ligar para um país diferente usando o formato E164, o número será convertido e o código de discagem internacional será adicionado. Se você estiver nos EUA, por exemplo, esse código será 011. Isso permitirá que você faça chamadas internacionais sem o "+": O número discado como +44123456789 será convertido para 01144123456789
  • Código de Área: Aqui você pode adicionar seu código de área para que, se estiver fazendo chamadas dentro da sua área e o código de área não for necessário, você possa removê-lo. Exemplo: Seu código de área está definido como 813. O número discado como +181345678910 será convertido para 45678910
  • Código Nacional: Se precisar adicionar um código nacional para fazer chamadas, você poderá adicioná-lo aqui e ele será anexado ao número. Exemplo: Código nacional definido como 8. O número discado como +12345678910 será convertido para 82345678910
  • Adicionar Prefixo: Opcionalmente, é possível adicionar um prefixo que permite direcionar uma regra de saída específica.  Exemplo: O prefixo está definido como 2. O número discado como +12345678910 será convertido em 22345678910

Regras de Entrada de ID do Chamador (CID)

Crie uma regra de CID de Entrada com base no ID do Chamador:

  1. Navegue até "Advanced" (Avançado) > "CID Rules" (Regras de CID). Selecione "Add" (Adicionar) e digite um nome para a regra, por exemplo, "VIP Customer" (Cliente VIP).
  2. No campo "Caller ID" (ID do Chamador), digite o ID do chamador conforme aparece na tela do aplicativo 3CX ao receber uma chamada desse número. O ID do Chamador pode ser uma cadeia de caracteres (que será correspondida exatamente), por exemplo, +971 52 914 89 63, ou uma sequência usando uma correspondência curinga (), por exemplo, +971*, que corresponderá a todos os números dos Emirados Árabes Unidos. O curinga também pode ser posicionado antes, por exemplo, *559* significa todos os números que tenham uma sequência de qualquer coisa + 5-5-9 + qualquer coisa.
  3. Selecione um tronco SIP para vincular a essa regra de CID.
  4. Defina o destino das chamadas fora do horário comercial e configure o horário comercial personalizado ativando a opção "Set up Specific Office Hours for this trunk" (Configurar horário comercial específico para este tronco). Se ativada, a opção "Apply these office hours even if it's a global holiday" (Aplicar esse horário de expediente mesmo se for um feriado global) substitui o horário de expediente especificado nos feriados. Você também pode ativar a opção "Play holiday prompt when it's a global holiday" (Reproduzir aviso de feriado quando for um feriado global)
  5. Clique em "OK" para criar a regra de entrada do CID.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 5 de março de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/recursos-avancados/