Este guia se aplica a instalações na V18. Se você estiver executando a V20, siga esse guia.

Configure Sua Equipe

Criando usuários

Configure Sua Equipe - usuários

O próximo passo é configurar seus usuários em seu novo sistema 3CX:

  1. Vá para Admin > Usuários.
  2. Clique no botão + Adicionar usuário.
  3. Especifique o e-mail e o nome.
  4. Selecione a FUNÇÃO” - esse é importante. Você está configurado como Proprietário, para que possa fazer o tipo de coisa que está fazendo agora, como criar usuários. Se você tornar outro usuário um Gerente, ele poderá fazer o mesmo. Se você selecionar Usuário, eles poderão gerenciar apenas sua própria conta, eles não verão as páginas Admin. Além disso, eles só podem ver suas próprias chamadas, não as de outras pessoas. Você pode ver todas as chamadas! Se você deseja que um Usuário veja e gerencie chamadas e chat ao vivo para todos, mas não configure o sistema, torne-o um Recepcionista. Se você estiver configurando um sistema 3CX dedicado, você terá funções de segurança adicionais, como Proprietário do Sistema e Administrador do Sistema. Mais sobre isso abaixo na seção Funções de segurança.
  5. Associação ao Grupo Principal - Somente sistemas dedicados. O ideal é que um usuário faça parte de apenas um grupo. Mas se ele/ela fizer parte de vários grupos, a opção de associação ao grupo principal aparecerá. O horário de atendimento deste grupo principal será aplicado ao usuário.
  6. Cada usuário recebe um link 3CX Talk. Mais sobre isso abaixo.
  7. Clique em Salvar para criar o novo usuário. Continue criando todos os membros de sua equipe.
  8. Os membros da sua equipe receberão um e-mail com seus próprios detalhes de login.

Importando Usuários

Para importar um lote de extensões, você pode:

  1. Crie um arquivo CSV com as extensões formatadas da seguinte forma:

FirstName,LastName,EmailAddress,MobileNumber

James,Bond,[email protected],+35999979777

Use um editor de planilhas ou de arquivos de texto; faça o download de uma amostra aqui. Se quiser importar mais recursos de extensão, você pode ver a lista completa de campos importáveis aqui.

  1. Se você tiver um Microsoft 365, poderá definir as extensões para serem sincronizadas automaticamente ao adicionar usuários do Microsoft 365. Isso requer uma instância dedicada, mais informações no guia de integração do Microsoft 365.

Links do 3CX Talk & Meet

Usuários - Links do 3CX Talk & Meet

Os links do 3CX Talk são weblinks que permitem que as pessoas liguem para você ou sua empresa apenas clicando no link. Não há necessidade de discar um número ou, mais importante, pagar pela chamada. O visitante também não precisa de nenhum aplicativo especial, ele funciona praticamente em qualquer navegador, seja no computador ou no smartphone. (Usando WebRTC)

Cada usuário recebe seu próprio link 3CX Talk que pode colocar em uma assinatura de e-mail ou enviar para quem desejar. Você também recebe um link do Talk da empresa que pode colar em seu site ou na assinatura de e-mail da empresa para permitir que as pessoas liguem para você apenas clicando no link. Não há necessidade de copiar e colar um número ou pagar por cobranças de 0800. Exemplos de links do 3CX Talk:

  • https://pbx002.3cx.cloud/mariajohnson/
  • https://pbx002.3cx.cloud/mycompany/

Os usuários podem encontrar e editar o 'nome amigável' do link do 3CX Talk em Configurações > Geral. Você pode editar o link 3CX Talk da sua empresa a partir de sua fila de chamadas ou grupo de toque em Admin > Tratamento de Chamadas.

3CX Meet

Ao compartilhar o link “3CX Meet”, os visitantes podem ir diretamente para a sala de reunião da pessoa para iniciar uma Videoconferência ad hoc:

  • https://pbx002.3cx.cloud/meet/mariajohnson/

Para evitar chamadas de spam, você pode solicitar primeiro nome e e-mail e aceitar ou rejeitar a chamada com base nisso.

Regras de encaminhamento

Regras de encaminhamento

“Encaminhamento de chamadas” define como o 3CX roteia as chamadas com base no status do usuário. Digamos que você esteja em uma reunião e seu status esteja definido como "Não perturbe (DND)", então você pode encaminhar todas as chamadas para o seu "Correio de voz". As seguintes opções estão disponíveis:

  • Encaminhar chamadas internas e/ou externas Não Atendidas para:
  • O mesmo de todas as chamadas
  • Correio de voz
  • Número do ramal: Você também pode selecionar para direcionar as chamadas para o correio de voz do ramal.
  • Meu Celular - No caso de chamadas externas, você pode selecionar opcionalmente
  • Rebound - Anunciará o chamador e permitirá que você aceite ou rejeite
  • Deflexão de chamada (302) - Encaminhará no nível do provedor (o provedor deve oferecer suporte)
  • Extensão do sistema
  • Número Externo* (Rebound e Desvio de Chamadas podem opcionalmente ser selecionados)
  • Enviar ocupado
  • Ocupado ou Não Registrado: Quando seu ramal está ocupado ou não registrado, você pode definir chamadas para serem atendidas usando as mesmas opções acima.
  • Ligue também para o meu celular
  • Aceitar várias chamadas
  • Aceitar notificações PUSH

Nota: Se você não deseja que seus Usuários configurem suas próprias regras de encaminhamento, você pode desabilitar o acesso selecionando a opção Ocultar Regras de Encaminhamento de Chamadas em Usuários > Opções > Restrições.

Exceções

Você pode configurar exceções às regras acima, por exemplo, chamadas de seu chefe ou de seus clientes mais importantes podem ser tratadas de maneira diferente. Basta especificar o identificador de chamadas e quaisquer limitações de tempo e a rota alternativa. Você pode configurar até 15 exceções.

Alterar Status

Alterar status para um usuário

O “Alterar Status” pode alterar automaticamente o status de um usuário para “Disponível” com base no grupo ou extensão do horário de expediente. Fora do horário de expediente, o status do ramal é alterado para Não perturbe e durante os intervalos é definido como Ausente.

Por padrão, o ramal usará o horário comercial configurado para o grupo do qual o ramal é membro. No entanto, você pode substituí-los e definir horários de expediente específicos para o ramal. Opcionalmente, você pode desativar as chamadas de saída fora do horário comercial.

“Funções” de Segurança

O 3CX usa o conceito de funções para definir o que um usuário pode fazer no sistema e quem pode administrar o quê:

  • Função de Usuário - A função mais básica. Pode ver a presença de outros usuários.
  • Recepcionista - Esta função é destinada a um(a) recepcionista. Ele pode substituir o horário comercial de abertura, interrupção e fechamento dos Grupos dos quais eles são membros. Eles também podem ver chamadas em grupo, presença e realizar operações como (desviar, transferir, pegar, estacionar e intercom).
  • Administrador do Grupo - Um administrador do grupo terá acesso à visualização Admin. Os administradores de grupo por padrão não veem relatórios ou gravações e não podem Listen in (ouvir) ou Barge in (entrar na chamada). Um Administrador de Grupo pode configurar o tratamento de chamadas, troncos SIP, whatsapp, chat ao vivo e assim por diante.
  • Gerente - Esta função também tem uma visão Admin no web client. Aqui o gerente pode definir as configurações do usuário, como o encaminhamento de chamadas. Ele/ela pode criar usuários e elevar funções. Eles podem ver relatórios e gravações. Em termos de presença e chamadas, eles podem fazer tudo o que a recepcionista pode, mas também podem ouvir ou entrar na chamada.
  • Proprietário - Um Proprietário pode fazer tudo o que um Administrador de Grupo E um Gerente podem fazer. Destina-se a proprietários de empresas ou pelo menos proprietários de um departamento. Assim, os proprietários também podem entrar na chamada, ouvir ou sussurrar, além de administrar seu grupo. Um proprietário pode elevar pessoas a gerente ou administrador de grupo (somente de seu próprio grupo)
  • Administrador do Sistema - Um administrador do sistema pode ver tudo para todos os grupos e todos os troncos SIP, mesmo que não façam parte do grupo. Os administradores do sistema não podem entrar ou escutar chamadas. Além disso, ele não pode tornar ninguém mais Administrador do Sistema ou Proprietário do Sistema.
  • Proprietário do Sistema - Um proprietário do sistema pode fazer tudo o que um administrador do sistema pode fazer E entrar, ouvir e visualizar gravações e relatórios. Além disso, um proprietário do sistema é o único que pode elevar os usuários a Administração do Sistema ou Proprietário do Sistema. (Aplica-se apenas a instâncias Dedicadas).

Você pode ver uma tabela com os direitos exatos de cada função aqui.

Grupos

Os grupos de ramais permitem agrupar ramais para que você possa aplicar o mesmo idioma, fuso horário e horário comercial a eles. Todos os ramais são inicialmente atribuídos ao grupo Padrão. Nota: Um ramal pode fazer parte de vários grupos, mas seguirá o horário comercial da "Associação ao Grupo Principal" atribuído.

Além disso, cada grupo tem seu próprio Mini URA. Você pode rotear chamadas para este grupo para que as chamadas sejam roteadas com base no horário comercial do grupo. Você pode configurar isso na seção de horário de expediente.

Para criar um grupo de ramais:

  1. Clique na função “Grupos” e depois no botão “Adicionar grupo”.
  2. Especifique um nome para o grupo.
  3. Na seção de membros, clique no botão "Adicionar" para adicionar membros ao grupo.
  4. Clique em Salvar para criar o grupo.

Logon Único do Google ou da Microsoft

Se você tiver a edição 3CX FREE ou a edição 3CX SMB, o Google Single Sign-On (Logon Único) foi configurado automaticamente para você. Você pode fazer login com sua conta do Google.

Se você tiver uma instalação dedicada do 3CX, poderá permitir que os usuários acessem o 3CX usando logon único do Google ou da Microsoft. Isso significa que você pode ter 2FA (2 Factor Authentication) e isso aumentará muito a segurança do seu sistema.

Efetue login no console de gerenciamento e configure o logon único para Google ou Microsoft.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 3 de outubro de 2023.

https://www.3cx.com.br/docs/manual/configuracao-equipe/