Este guia se aplica a instalações no V20. Se você estiver executando no V18, siga este guia.

URA / Recepcionista Digital

Introdução

O poderoso recurso de URA / Recepcionista Digital do 3CX permite que você direcione facilmente os chamadores para os ramais, filas ou grupos de toques corretos. Com um menu URA padrão, você pode configurar até 10 opções que os autores das chamadas podem escolher. Crie quantos menus URA desejar. A limitação aqui é principalmente a paciência do autor da chamada.

Além do URA padrão, há também um menu Departmento, que é uma simples recepcionista digital que reproduz uma mensagem de boas-vindas e encaminha as chamadas com base no horário comercial. Ele existe principalmente por motivos de compatibilidade com versões anteriores.

URA \ Menu da recepcionista digital

Configuração da Recepcionista Digital no Admin Console 3CX

Para criar uma URA / Recepcionista Digital:

  1. Vá para "Admin > Tratamento de chamadas"
  2. Clique em "+ Add digital receptionist" (Adicionar recepcionista digital)
  3. Nome digital da recepcionista: insira um nome, por exemplo Menu Principal da Empresa
  4. Departamento: adicione o departamento ao qual se destina o URA. Anote o departamento, pois ele herdará o horário comercial desse departamento.
  5. Número(s) DID atribuído(s): Use o menu suspenso para atribuir um número DID que encaminhará as chamadas diretamente para o seu URA.
  6. Defina o idioma do seu URA.
  7. Aviso: carregue ou grave sua saudação. Algo como Obrigado por ligar para XYZ, pressione 1 para vendas e 2 para suporte. Algumas dicas:
  1. Não use caracteres reservados (< > : " / \ | ? * &) no nome do arquivo do prompt.
  2. Se você for pré-gravar seu anúncio, faça-o nos formatos PCM, 8 kHz, 16 bits e Mono. No Windows Sound Recorder você deve usar a opção Salvar como para salvar neste formato. Não use o formato MP3. Use nossa ferramenta de conversão de áudio para converter uma gravação em um formato compatível.
  3. Anuncie o número que o usuário precisa pressionar após a opção, ou seja, ‘Para vendas, pressione 1’.
  1. Na seção Menu, selecione a ação desejada e o destino para cada tecla.
  2. Na seção Destinos, selecione um destino para chamadas recebidas durante o horário comercial, fora do horário comercial e nos intervalos. Lembre-se de que o horário comercial é herdado do departamento do qual este URA é membro.
  3. Navegue até a guia Opções na parte superior para:
  1. Defina uma rota de encaminhamento para mensagens SMS enviadas para este número.
  2. Determine para onde enviar uma chamada se não houver entrada ou se houver uma entrada inválida.
  1. Clique em Save (Salvar).

Menu do Departamento - Anúncio Simples

Se você quiser apenas dar as boas-vindas a quem está ligando com um anúncio e depois encaminhar as chamadas com base no horário de expediente, um simples menu de departamento será suficiente. Para configurar isso:

Anúncios do Menu do Departamento

  1. Ative o controle deslizante "Reproduzir anúncio".
  2. Grave o que deseja dizer aos autores das chamadas ou escolha entre as gravações salvas. Para gravar sua saudação:
  1. Clique no ícone do microfone para gravar um novo prompt.
  2. Digite o nome do arquivo desejado e clique no ícone do microfone.
  3. A janela pop-up mostrará o tempo de gravação. Quando terminar, clique no cronômetro para parar.
  4. Agora você pode ouvir sua saudação, regravá-la ou clicar no botão de upload para salvar.
  5. Sua gravação será exibida no menu suspenso.
  1. Se já tiver um arquivo de áudio, você poderá carregar o anúncio como um arquivo WAV mono, 8 khz, 16 bits. Se você tiver um arquivo de música que não se encaixe no formato de áudio necessário, poderá usar nossa ferramenta de conversão de áudio.
  2. Repita esse procedimento com um anúncio diferente para quando você estiver no intervalo ou quando o escritório estiver fechado.

Se você não visualizar o botão "Record" (Gravar), verifique se o microfone está configurado corretamente e é permitido em "Settings > Audio/Video" (Configurações > Áudio/Vídeo).

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 27 de fevereiro de 2024.

https://www.3cx.com.br/docs/manual/ivr/