Encaminhamento de Chamadas de Saída

Lógica de encaminhamento de chamadas de saída

Configurando Regras de Saída

O 3CX encaminha chamadas para troncos SIP com base nos critérios definidos pelo administrador em "Outbound Rules" (Regras de saída). Uma regra de saída tem um conjunto de condições que acionará a regra, como o usuário ou departamento que está ligando, o número discado ou o comprimento do número. Quando as condições são atendidas, cada regra pode ter até 5 rotas que o 3CX usará se uma rota não conseguir processar a chamada. Por exemplo, se um tronco SIP estiver inoperante ou se estiver em sua capacidade máxima.

As regras de saída são acionadas de acordo com sua prioridade. Portanto, se você tiver 5 regras e uma regra anterior tiver sido acionada porque as condições foram atendidas, as regras subsequentes não serão aplicadas. Você pode mover as regras de saída para cima ou para baixo na página Regras de saída.

Criação Automática de Regras de Saída

Quando você cria um tronco SIP em todo o sistema, não são criadas regras de saída. Isso significa que nenhuma chamada será encaminhada pelo tronco SIP até que você configure uma regra de saída para ele.

Se o tronco SIP for criado em um grupo e não houver outra regra para esse grupo, ele criará automaticamente uma regra de saída para encaminhar as chamadas por meio do novo tronco SIP. Se já houver um tronco SIP e uma regra de saída configurados, você mesmo deverá criar a regra de saída, ou seja, o tronco SIP não será usado a menos que você crie uma regra de saída correspondente que defina a rota com base nas condições que você definiu.

As condições são cumulativas

IMPORTANTE: Se você especificar ramais e um ou mais grupos de ramais, a regra será acionada se o ramal estiver no grupo OU na lista de ramais (portanto, cumulativo)

Criação de uma Regra de Saída

Criando uma Regra de Saída

Para criar uma regra de chamada de saída:

  1. Vá para "Outbound Rules" (Regras de saída), selecione "Add" (Adicionar) e digite um nome para a nova regra.
  2. Especifique qualquer número de condições que devem acionar essa regra de saída:
  • Chamadas para números que começam com prefixo - Qualquer número que comece, por exemplo, com "9".
  • Chamadas para números com comprimento de - Por exemplo, 8 dígitos, para diferenciar entre números locais e nacionais.
  1. Você pode criar a regra para um ramal específico em Chamadas de ramal(is). Defina o(s) ramal(is) ou o intervalo de ramais separados por vírgulas e intervalos usando "-", por exemplo, 100,102-120.
  2. Você também pode especificar um departamento inteiro clicando no botão Add (Adicionar) após Chamadas do grupo de ramais.
  3. Agora, em "Make outbound calls on" (Fazer chamadas de saída em), defina as rotas nas quais as chamadas devem ser feitas. Se a primeira rota não estiver disponível ou estiver ocupada, o 3CX tentará automaticamente a próxima rota, até que a chamada possa ser feita ou a rota padrão "Block Calls" (Chamadas Bloqueadas) seja alcançada.
  4. Você pode transformar o número que corresponde à regra de saída, antes que a chamada seja encaminhada:
  • Strip Digits (Tirar dígitos) - remove um ou mais dígitos do número chamado, por exemplo, tira um dígito para remover o prefixo "9", antes de o número ser discado.
  • Prepend - adiciona um ou mais dígitos no início do número, se isso for exigido pelo provedor ou gateway.
  1. Você pode especificar um "ID do Chamador de Saída". O 3CX definirá a ID do chamador de saída, embora o provedor de telecomunicações possa desconsiderar essa ID do chamador de saída. Consulte o registro de eventos para ver se há algum erro se a ID do chamador de saída não estiver sendo exibida na chamada.
  2. Clique em "Save" (Salvar) para adicionar a regra de saída.
  3. Agora, depois que a regra de saída for criada, ela será adicionada à parte inferior da lista, ou seja, terá a menor prioridade. Se você quiser aumentar a prioridade de uma regra de saída, deverá selecioná-la e clicar no botão "Move Up" (Mover para cima).

Selecionar/Pular Rotas

  • O 3CX selecionará todos os Troncos e Pontes SIP disponíveis na ordem (1 a 5).
  • Se um Tronco SIP não estiver registrado (vermelho), ele será ignorado imediatamente.
  • O toque (180 ou 183) não define uma chamada bem-sucedida e outro Tronco SIP pode ser selecionado ou a busca será encerrada de acordo com o recebimento da mensagem SIP.
  • Caso um Tronco SIP retorne qualquer uma das seguintes mensagens SIP de "ocupado", a próxima rota NÃO será selecionada e um sinal de ocupado será enviado imediatamente ao chamador interno:
  • 486 Ocupado Aqui
  • 600 Ocupado Em Todos os Lugares
  • 1408 Sem Resposta (código de erro interno do 3CX)
  • Uma chamada é considerada "bem-sucedida" quando os seguintes estados de chamada são alcançados e nenhuma outra rota será selecionada:
  • 200 OK (Parte Chamada Atendida)
  • Cancel (a Parte Chamadora encerra a chamada antes de ser conectada)

Observações

  • Mídia Antecipada e Toque - Ao usar mais de uma rota em uma regra, o processamento de mídia antecipada e toque será alterado. Como o 3CX não pode prever que uma rota selecionada para a parte chamada ainda possa falhar em outra rota, determinado tratamento no estado de toque é alterado em relação ao processamento de mídia inicial (geralmente SIP, 183 Ringing). Depois de receber mensagens de toque 183, que normalmente são usadas para passar toques específicos do país como um stream de áudio ou informações de mídia antecipada, como "esta chamada custará US$ 1 por minuto", elas serão convertidas no 3CX para 180 e o "stream de áudio" será descartado. Os ramais não poderão ouvir o anúncio de mídia antecipado e/ou os telefones IP reproduzirão o toque dos dispositivos em vez do stream da mídia fornecida pelo provedor.
  • Troncos SIP Baseados em IP (peering) Os provedores baseados em IP (peering) não têm registro e, portanto, não é possível para o 3CX determinar se o tronco SIP está ativo ou não. O resultado é sempre "verde" e o 3CX tentará selecionar a linha para cada chamada antes de passar para a próxima rota.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 27 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/encaminhamento-chamadas-saida/