Configurando Snom D120 para 3CX
Snom D120
Importante
- Telefones usados previamente conectados a outro sistema PBX precisam ser redefinidos primeiro. Veja como fazer isso aqui.
- Se for um telefone antigo, talvez seja necessário atualizar seu firmware para a versão mais recente suportada pelo 3CX. Veja como fazer isso aqui.
- Para provisionar um telefone por meio do Console de Gerenciamento, leia este guia.
Passo 1: Identifique o modelo e endereço MAC de seu Snom D120
Snom D120 é ideal para grandes instalações como hospitais, hotéis, escolas. Equipado com um display gráfico HR com luz de fundo, 4 teclas de função sensíveis ao contexto e 5 pré-atribuídas. Um telefone básico, fácil de usar e econômico. Custos na faixa de US$50.
Você pode encontrar o modelo e o endereço MAC na etiqueta na parte de trás do aparelho ou pressionando “Menu ou OK > Status” no telefone.
Anote o endereço MAC, você precisará dele para a configuração. Saiba mais sobre o endereço MAC do seu Telefone IP.
Passo 2: Configure seu telefone IP Snom D120 para o Usuário
- Entre no seu 3CX Web Client e vá para “Admin”.
- Selecione o “Usuário” para o qual deseja adicionar um telefone e vá para a guia “Telefone IP”.
- Clique em “Configurar um telefone”.
- Dependendo da sua instalação, você será solicitado a fazer o seguinte:
- Se sua instalação estiver na nuvem, você deverá selecionar "Que tipo de telefone" deseja configurar.
- Se sua instalação for no local, você precisará primeiro escolher "Onde você está localizado".
- Fora do escritório (Remoto) - você terá a opção de escolher o "Que tipo de telefone" deseja configurar.
- No escritório (Local) - você SÓ pode configurar um "Telefone normal" usando o "Link de provisionamento". RPS não é suportado.
Siga as instruções abaixo de acordo com o tipo de telefone que você vai usar.
Telefone Roteador
Importante: O Snom D120 só pode ser usado como um telefone “Normal”.
Um telefone roteador ou um SBC é necessário para agrupar todo o tráfego SIP em uma única porta TCP e direcionar a sinalização para os telefones IP. 1 Telefone Roteador é necessário se este for o primeiro telefone que você está configurando e se:
- Seu Sistema 3CX está na nuvem
- Seu sistema 3CX está no local, MAS o primeiro telefone que você está configurando não está localizado na mesma rede, é um telefone remoto.
Veja uma lista completa de telefones roteadores aqui ou siga este guia sobre Como instalar um SBC.
Telefone Normal
Se a sua instalação já tiver um "Telefone Roteador" ou um SBC configurado, prossiga para adicionar o restante dos Telefones IP como "Telefones Normais".
Configurando seu Snom D120 como um Telefone Normal
- Selecione "Telefone Normal".
- Escolha o modelo de seu Snom D120 no menu suspenso. Importante: Se o seu telefone estiver localizado “Fora do escritório”, você também terá que selecionar o dispositivo de roteamento que o telefone usará.
- Digite o endereço MAC do telefone sem hífens ou dois-pontos e clique em "Adicionar telefone".
- Se o seu sistema estiver na nuvem:
- Um pop-up com o número do ramal e o código único aparecerá. O PIN é válido por 14 dias, durante os quais você deve conectar o telefone à rede. Se já estiver conectado, reinicie-o.
- Assim que o telefone reiniciar, ele solicitará:
Seu número de ramal
O PIN único especial de 8 dígitos.
- Se o seu sistema estiver no local:
- Um pop-up com o "Link de provisionamento" aparecerá. Você terá que adicioná-lo à interface da web do telefone. Nota: você pode encontrar a interface do seu telefone no menu do seu dispositivo, geralmente encontrado nas configurações de rede.
- O telefone será configurado automaticamente e, então, reiniciado.
Limitações conhecidas
- Apenas LED BFL verde.
- ramais monitorados inativos: ON-Verde
- tocando: Fast-Flash-Verde
- falando em Slow-Flash-Verde.
Veja também
- Opções de Configuração do Telefone IP, configuráveis por dispositivo do ramal
- Atribuição de Telefone IP BLF/DSS, global para todos os dispositivos do ramal
- Personalizando o logotipo de plano de fundo do Telefone IP.