Configurando o Facebook

Introdução

A integração com o Facebook permite que seus agentes respondam às mensagens da sua página do Facebook diretamente do 3CX sem fazer login no Facebook Messenger. As mensagens podem ser entregues em uma fila de chamadas, grupo de toque ou ramal único. Os agentes podem apropriar-se de uma mensagem ou transferi-la para outro agente ou grupo.

Você deve ter uma conta verificada do Facebook Business configurada.

Passo 1: Criar Aplicativo do Facebook

Obtenha Seus Tokens de Acesso à Página para Conexões de Aplicativos

  1. Navegue até https://developers.facebook.com e clique em Log In no canto superior direito.
  2. Navegue até Meus Apps.
  3. Clique em Criar Aplicativo.
  4. Selecione a opção Outro e clique em “Avançar”.
  5. Selecione Business.
  6. Dê um nome de exibição ao seu aplicativo, insira um e-mail de contato e use a lista suspensa para selecionar sua conta comercial. Clique em Criar aplicativo.
  7. Selecione Messenger e depois Configurar.
  8. A próxima tela oferecerá a você a opção de adicionar produtos ao seu aplicativo. Role para baixo até Messenger e clique em Configurações da API do Messenger.
  9. Role para baixo até a seção ‘Tokens de acesso’ e clique em Conectar.
  10. Clique em Continuar como (nome de usuário) e escolha a(s) página(s) que deseja integrar usando a caixa de seleção.
  11. Clique em Avançar e preencha as seguintes mensagens de confirmação.
  12. Agora você verá sua página do Facebook listada na seção ‘Tokens de acesso’.
  13. Clique em Gerar token. Na caixa pop-up, marque a caixa ‘Entendo’ e copie o token para um bloco de notas, clique em Concluído.
  14. Por fim, copie o ID da página (mostrado abaixo do nome da página) para um bloco de notas.

Passo 2: Configurar no 3CX

Configurando o Facebook através do Admin Console 3CX

  1. Entre no seu 3CX Web Client e navegue até Admin > Voz & chat e clique em + Adicionar Facebook.
  2. Edite o nome padrão para o nome escolhido.
  3. Se você for um ‘Proprietário do Sistema’ ou um ‘Administrador do Sistema’, você pode tornar a integração disponível em todo o sistema ou apenas para o grupo.
  4. Cole seu ‘ID da Página’ e ‘Token de acesso’ obtido durante o passo 1.
  5. Copie o Webhook 3CX para um bloco de notas e clique em Salvar.
  6. Vá para Usuários e crie um usuário de teste temporário que será usado para o processo de revisão do aplicativo no passo 4 abaixo.
  7. Certifique-se de que o encaminhamento de mensagens esteja configurado para seu novo usuário de teste temporário. Para mais informações sobre isso, verifique o manual de tratamento de chamadas.

Passo 3: Configurar seu webhook

Configuração do Webhook: Conecte e Gerencie o Messenger

  1. Navegue de volta para o portal ‘Meta’ para desenvolvedores.
  2. Volte para Aplicativos > Selecione e edite seu aplicativo > Configurações da API do Messenger > Configurar Webhooks > clique em Configurar.
  3. Cole seu webhook gerado pelo 3CX na seção URL de retorno.
  4. Para verificar o token, insira uma sequência aleatória de letras e números. Isso não será necessário novamente, portanto, não há necessidade de salvar sua string para uma data posterior. Clique em Verificar & Salvar.
  5. Clique em Adicionar assinaturas e marque as seguintes caixas de seleção:
  • messages
  • message_deliveries
  • messaging_pre_checkouts
  • messaging_customer_information
  • message_reads
  • message_echoes
  1. Por fim, clique em Salvar.

Seu aplicativo agora está configurado para funcionar com 3CX e você pode tentar enviar uma mensagem para sua página do Facebook. Nesta fase, seu aplicativo está no modo ‘Desenvolvimento’, o que significa que você só pode interagir com usuários que tenham permissão para gerenciar sua página. Para mudar para o modo ‘Live’, você precisa solicitar permissões adicionais e realizar uma análise do aplicativo – detalhada abaixo.

Passo 4: Revisar o Aplicativo

  1. Navegue até Configurações do App > Básico. Role até a parte inferior da página e clique em + Adicionar plataforma.
  2. Selecione Website e clique em Avançar.
  3. Digite a URL do seu Cliente Web 3CX (por exemplo, https://exampledomain.com/webclient/) e clique em Salvar alterações.
  4. Navegue até Revisão do Aplicativo > Permissões e Recursos.
  5. Pesquise por pages_messaging (mensagens_de_páginas) e clique em Solicitar acesso avançado.

Observação: Nesta fase, pode ser necessário aguardar até 24 horas após enviar ou receber suas mensagens de teste no modo Desenvolvimento para que o botão fique disponível.

  1. Agora procure por ‘Acesso ao Perfil do Usuário de Ativos Comerciais’ e clique novamente em Solicitar acesso avançado. Clique no botão que agora mudou para Editar solicitação de revisão do aplicativo.
  2. Revise as informações e role para baixo até 'Configurações Completas do Aplicativo'. Clique na seta azul.
  3. Adicione uma imagem para o ícone do seu aplicativo, forneça um URL de política de privacidade e use a caixa suspensa para escolher a categoria do seu aplicativo como 'Mensagens'. Clique em Salvar.
  4. Clique na seta azul na seção "Concluir Verificação do Aplicativo".
  5. Na caixa pop-up, marque Não e marque as caixas Meu aplicativo não usa a caixa de diálogo de Login do Facebook e Outro.
  6. Copie e cole o seguinte texto na caixa de resumo e clique em Salvar.

Este aplicativo do Facebook é usado para integrar a Central Telefônica 3CX (https://3cx.com) com chats do Facebook Messenger. Cada cliente 3CX tem sua própria instância 3CX e criará seu próprio aplicativo para integrar sua página no Facebook. Precisamos de “pages_messaging” para receber e responder mensagens iniciadas pelo visitante de uma página do Facebook. O “Acesso ao Perfil de Usuário do Ativo Comercial” é necessário porque expõe o nome e a foto do usuário para identificação do chat pelos agentes. 3CX está usando os atributos de nome e imagem.

  1. Em seguida, clique na seta azul na próxima seção intitulada 'Como seu aplicativo usará a permissão de acesso avançado page_messaging?'.
  2. Copie e cole o seguinte texto na primeira caixa de "descrição detalhada".

Este aplicativo do Facebook é usado para integrar a Central Telefônica 3CX (https://3cx.com) com chats do Facebook Messenger. Cada cliente 3CX possui sua própria instância 3CX e, portanto, precisará criar seu próprio aplicativo para integrar uma Página do Facebook.

"pages_messaging" é necessário para receber e enviar mensagens iniciadas por um visitante da Página do Facebook.

  1. Em ‘Testar e reproduzir a funcionalidade da sua integração’, use a caixa suspensa para selecionar sua página do Facebook. Agora edite o texto abaixo com as credenciais do seu usuário de teste temporário criado no final do passo 2.

Passo 1. Faça login no 3CX WebClient com as seguintes credenciais:

URL do Web Client PABX: https://exampledomain:5001/webclient

Ramal: ________

Senha: ________

Passo 2. Escreva e envie uma mensagem de teste na página do Facebook.

Passo 3. Receba e responda a mensagem no 3CX Web Client.

  1. Agora você deve gravar um screencast mostrando uma mensagem sendo enviada em sua página do Facebook, sendo recebida pelo Web Client e a resposta do Web Client. Existem muitas opções gratuitas de gravação de tela disponíveis, incluindo Loom e Screenrec.
  2. Uma vez gravado, clique em Carregar arquivo e selecione seu screencast.
  3. Marque a caixa de confirmação e clique em Salvar.
  4. Agora clique na seta azul na seção intitulada 'Como seu aplicativo usará o acesso avançado ao recurso de acesso ao perfil de usuário de ativos comerciais?'.
  5. Copie e cole o seguinte texto na caixa de descrição detalhada.

Este aplicativo do Facebook é usado para integrar um sistema de telefonia 3CX (https://3cx.com.br) com chats do Facebook Messenger. Cada cliente 3CX tem sua própria instância 3CX e criará seu próprio aplicativo para integrar sua página no Facebook. O 3CX precisa de “Acesso ao Perfil do Usuário do Ativo Comercial” porque expõe o nome e a foto do usuário para identificação dos usuários do chat pelos agentes. 3CX está usando os atributos de nome e imagem.

  1. Faça upload do mesmo screencast que você gravou anteriormente, marque a caixa de confirmação e clique em Salvar.
  2. Clique em Enviar para Revisão, digite sua senha do Facebook para verificação e você verá uma mensagem de confirmação de seu envio bem-sucedido.

Alternar aplicativo de desenvolvimento para ao vivo

  1. Por fim, use o botão de alternância na parte superior da tela para alterar seu 'Modo de aplicativo' de 'Desenvolvimento' para 'Ao Vivo'.

Quando seu aplicativo for aprovado, você poderá receber mensagens de outros usuários do Facebook. Certifique-se de excluir seu usuário de teste temporário que foi criado para o processo de verificação do aplicativo e atualize seu roteamento de mensagens para o destino desejado.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 4 de dezembro de 2023.

https://www.3cx.com.br/docs/manual/facebook/