Integração do CRM Zoho
Introdução
A 3CX oferece integração com Zoho por meio da API 3CX para CRM com os seguintes recursos:
- ID do Autor da Chamada para o Nome do contato - as chamadas recebidas acionam uma pesquisa de contato do Zoho.
- Pesquisa de contatos no Zoho com base em Nome, Número ou E-mail se você pesquisar um nome no cliente Web 3CX
- Registro de Chamadas e Chats - as chamadas e os chats são registrados no cartão de contato da Zoho como registros de chamadas de CRM.
- Crie um novo contato do Zoho a partir do cliente 3CX para chamadas de novos números.
- Click to Call – inicie chamadas diretamente do Zoho via 3CX, usando as extensões de navegador 3CX Click2Call para Google Chrome e Microsoft Edge.
Passo 1: Configurar a Integração Zoho
- Faça login e vá para https://accounts.zoho.com/developerconsole
- Clique em “ADICIONAR CLIENTE”.
- Quando solicitado a escolher um tipo de cliente, selecione “Aplicativos Baseados em Servidor”
- Insira o Nome do Cliente, por exemplo: “Integração 3CX”.
- Digite a “URL da página inicial” que é a URL do seu console 3CX, por exemplo: “https://my-pbx.example.com”.
- No campo URIs de redirecionamento Autorizado, insira a URL que você usa para acessar seu console de gerenciamento 3CX, adicionando “/api/oauth2crm” no final, por exemplo: “https://my-pbx.example.com/api/oauth2crm”.
- Quando você pressiona o botão Criar, o Zoho gera a ID do Cliente e o Segredo do Cliente.
- Anote o ID do Cliente e o Segredo do Cliente, pois você precisará deles mais tarde.
Passo 2: Configurar o 3CX
- Faça login no Console de Gerenciamento 3CX > Configurações > Integração com CRM > Guia Lado do servidor.
- Selecione Zoho na lista suspensa.
- Insira o URL do servidor de contas e o URL do Zoho CRM. O valor padrão se aplica em muitos casos, mas você pode usar, por exemplo, https://www.zoho.com/crm/ se sua conta estiver localizada no Brasil.
- Insira a ID do Cliente e o Segredo do Cliente da etapa anterior.
- Pressione o botão “Autorizar”. Uma nova guia do navegador será iniciada, solicitando que você conceda permissões ao ID do cliente que acabou de criar.
- Você será solicitado a selecionar uma conta, escolha sua conta de usuário normal (não a conta de desenvolvedor). Pressione o botão Aceitar para conceder acesso aos dados de sua conta Zoho, ao ID do Cliente Criado anteriormente.
Passo 3: Configurar o Registro de Chamadas e Chat
- Para relatar chamadas e chats externos ao Zoho, o endereço de e-mail configurado para o ramal 3CX deve corresponder ao endereço de e-mail de um usuário do Zoho. Dessa forma, o 3CX pode mapear o ramal 3CX que recebe a chamada ou bate-papo para o usuário Zoho.
- Marque a opção "Ativar Registro de Chamadas” para relatar chamadas externas ao CRM e configure esses parâmetros de "Registro de Chamadas”:
- "Assunto da Chamada" - o assunto da chamada.
- "Chamada de Recebida Atendida" - descrição das chamadas recebidas e atendidas.
- "Chamada Perdida" - descrição das chamadas perdidas.
- "Chamada Realizada Atendida” - descrição das chamadas realizadas e atendidas.
- "Chamada Realizada Não Atendida" - descrição das chamadas realizadas e não atendidas.
- Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros de "Registro de Chamadas", indicadas como [variable_name], por exemplo, o número externo é especificado como[Number]. As variáveis disponíveis para uso estão listadas aqui.
- Se quiser relatar os chats ao CRM, marque a caixa de seleção Ativar Registro no Diário de Chats e configure os parâmetros abaixo:
- Criar Tarefa ou Chamada: Este parâmetro permite decidir se os chats devem ser armazenados no CRM como Tarefas ou Chamadas.
- Assunto do chat: o assunto da sessão de chat.
- Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros do "Registro do Chat", indicadas como [variable_name], por exemplo, o número externo é especificado como[Number]. As variáveis disponíveis para uso estão listadas aqui.
Passo 4: Configurar contatos e164 e ID do Autor da Chamada
- Para obter uma correspondência com o Zoho, o ID do chamador recebido deve ser idêntico à entrada do CRM, incluindo qualquer prefixo, pois o Zoho realiza pesquisas de números inteiros. Consultar o Zoho usando um subconjunto de dígitos não retorna nenhum dado.
- Para que a integração do Salesforce funcione, você deve armazenar os números no Salesforce usando o formato E164, e seu Tronco SIP deve fornecer o número do autor da chamada também no formato E164, para que ambos correspondam. Se esse não for o caso, você poderá usar a Reformatação do ID do Autor da Chamada para ajustar o número do chamador antes de ser passado para o CRM.
- Agora vá para “Avançado” > “Contatos” > “Opções”, defina a estratégia de correspondência para “Corresponder exatamente” e clique em “OK”.
Passo 5: Configurar Criação de Contato
- Se você deseja criar novos contatos no CRM quando uma chamada é recebida de um número desconhecido (não encontrado no 3CX e no CRM), marque a caixa de seleção "Permitir a criação de contato diretamente no seu CRM usando o Cliente Web 3CX" e configure os parâmetros abaixo.
- Os parâmetros de Criação de Contatos são:
- Criar Lead ou Contato - A entidade a ser criada (Lead/Contato).
- Quando o número do chamador não corresponde a um contato, o cliente 3CX permitirá que o usuário complete os detalhes em uma caixa de diálogo.
Veja também
- Veja como integrar seu CRM com a API do 3CX.
- Saiba como configurar a integração ConnectWise.
- Saiba como configurar a integração HubSpot.
- Saiba como configurar a integração Jetpack CRM.
- Saiba como configurar a Integração Microsoft 365.
- Saiba como configurar a integração Vtiger.
- Saiba como configurar integrações de bancos de dados do Microsoft SQL Server, MySQL e PostgreSQL.
Última atualização
Este documento foi atualizado pela última vez em 19 de julho de 2023