Integração do CRM Zoho

Introdução

Integração com Zoho

A 3CX oferece integração com Zoho por meio da API 3CX para CRM com os seguintes recursos:

  • ID do Autor da Chamada para o Nome do contato - as chamadas recebidas acionam uma pesquisa de contato do Zoho.
  • Pesquisa de contatos no Zoho com base em Nome, Número ou E-mail se você pesquisar um nome no cliente Web 3CX
  • Registro de Chamadas e Chats - as chamadas e os chats são registrados no cartão de contato da Zoho como registros de chamadas de CRM.
  • Crie um novo contato do Zoho a partir do cliente 3CX para chamadas de novos números.
  • Click to Call – inicie chamadas diretamente do Zoho via 3CX, usando as extensões de navegador 3CX Click2Call para Google Chrome e Microsoft Edge.

Passo 1: Configurar a Integração Zoho

Zoho CRM - Adicionar clienteCriando novo Cliente

  1. Faça login e vá para https://accounts.zoho.com/developerconsole
  2. Clique em ADICIONAR CLIENTE.
  3. Quando solicitado a escolher um tipo de cliente, selecione Aplicativos Baseados em Servidor
  4. Insira o Nome do Cliente, por exemplo: Integração 3CX.
  5. Digite a URL da página inicial que é a URL do seu console 3CX, por exemplo: https://my-pbx.example.com.
  6. No campo URIs de redirecionamento Autorizado, insira a URL que você usa para acessar seu console de gerenciamento 3CX, adicionando /api/oauth2crm no final, por exemplo: https://my-pbx.example.com/api/oauth2crm.
  7. Quando você pressiona o botão Criar, o Zoho gera a ID do Cliente e o Segredo do Cliente.
  8. Anote o ID do Cliente e o Segredo do Cliente, pois você precisará deles mais tarde.

Zoho CRM - Segredos do cliente

Passo 2: Configurar o 3CX

Configurando Zoho CRM com 3CX

  1. Faça login no Console de Gerenciamento 3CX > Configurações > Integração com CRM > Guia Lado do servidor.
  2. Selecione Zoho na lista suspensa.
  3. Insira o URL do servidor de contas e o URL do Zoho CRM. O valor padrão se aplica em muitos casos, mas você pode usar, por exemplo, https://www.zoho.com/crm/ se sua conta estiver localizada no Brasil.
  4. Insira a ID do Cliente e o Segredo do Cliente da etapa anterior.
  5. Pressione o botão Autorizar. Uma nova guia do navegador será iniciada, solicitando que você conceda permissões ao ID do cliente que acabou de criar.

Tela de autorização do CRM Zoho

  1. Você será solicitado a selecionar uma conta, escolha sua conta de usuário normal (não a conta de desenvolvedor). Pressione o botão Aceitar para conceder acesso aos dados de sua conta Zoho, ao ID do Cliente Criado anteriormente.

Passo 3: Configurar o Registro de Chamadas e Chat

Habilitar Registro de Chamadas para Zoho CRM

  1. Para relatar chamadas e chats externos ao Zoho, o endereço de e-mail configurado para o ramal 3CX deve corresponder ao endereço de e-mail de um usuário do Zoho. Dessa forma, o 3CX pode mapear o ramal 3CX que recebe a chamada ou bate-papo para o usuário Zoho.
  2. Marque a opção "Ativar Registro de Chamadas” para relatar chamadas externas ao CRM e configure esses parâmetros de "Registro de Chamadas”:
  • "Assunto da Chamada" - o assunto da chamada.
  • "Chamada de Recebida Atendida" - descrição das chamadas recebidas e atendidas.
  • "Chamada Perdida" - descrição das chamadas perdidas.
  • "Chamada Realizada Atendida” - descrição das chamadas realizadas e atendidas.
  • "Chamada Realizada Não Atendida" - descrição das chamadas realizadas e não atendidas.
  1. Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros de "Registro de Chamadas", indicadas como
    [variable_name]
    , por exemplo, o número externo é especificado como
    [Number]
    . As variáveis disponíveis para uso estão listadas
    aqui.

Habilitar registro no diário de chat para CRM Zoho

  1. Se quiser relatar os chats ao CRM, marque a caixa de seleção Ativar Registro no Diário de Chats e configure os parâmetros abaixo:
  1. Criar Tarefa ou Chamada: Este parâmetro permite decidir se os chats devem ser armazenados no CRM como Tarefas ou Chamadas.
  2. Assunto do chat: o assunto da sessão de chat.
  1. Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros do "Registro do Chat", indicadas como
    [variable_name]
    , por exemplo, o número externo é especificado como
    [Number]
    . As variáveis disponíveis para uso estão listadas
    aqui.

Passo 4: Configurar contatos e164 e ID do Autor da Chamada

  1. Para obter uma correspondência com o Zoho, o ID do chamador recebido deve ser idêntico à entrada do CRM, incluindo qualquer prefixo, pois o Zoho realiza pesquisas de números inteiros. Consultar o Zoho usando um subconjunto de dígitos não retorna nenhum dado.
  2. Para que a integração do Salesforce funcione, você deve armazenar os números no Salesforce usando o formato E164, e seu Tronco SIP deve fornecer o número do autor da chamada também no formato E164, para que ambos correspondam. Se esse não for o caso, você poderá usar a Reformatação do ID do Autor da Chamada para ajustar o número do chamador antes de ser passado para o CRM.

Opções do Contato

  1. Agora vá para Avançado > Contatos > Opções, defina a estratégia de correspondência para Corresponder exatamente e clique em OK.

Passo 5: Configurar Criação de Contato

Permitir criação de contato diretamente do seu CRM usando o Cliente Web 3CX

  1. Se você deseja criar novos contatos no CRM quando uma chamada é recebida de um número desconhecido (não encontrado no 3CX e no CRM), marque a caixa de seleção "Permitir a criação de contato diretamente no seu CRM usando o Cliente Web 3CX" e configure os parâmetros abaixo.
  2. Os parâmetros de Criação de Contatos são:
  • Criar Lead ou Contato - A entidade a ser criada (Lead/Contato).
  1. Quando o número do chamador não corresponde a um contato, o cliente 3CX permitirá que o usuário complete os detalhes em uma caixa de diálogo.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 19 de julho de 2023

https://www.3cx.com.br/docs/integracao-crm-zoho/