Integração do CRM HubSpot
Introdução
A 3CX fornece integração com o HubSpot por meio da API 3CX para CRM com os seguintes recursos:
- ID do Autor da Chamada para o Nome do contato - as chamadas recebidas acionam uma pesquisa de contato do HubSpot.
- Pesquisa de contatos no HubSpot com base em Nome, Número ou E-mail se você pesquisar um nome no cliente Web 3CX
- Registro de Chamadas e Chats - as chamadas e os chats são registrados no cartão de contato da HubSpot como registros de chamadas de CRM.
- Crie um novo contato do HubSpot a partir do cliente 3CX para chamadas de novos números.
- Click to Call – inicie chamadas diretamente do HubSpot via 3CX, usando as extensões de navegador 3CX Click2Call para Google Chrome e Microsoft Edge.
Passo 1: Configurar o HubSpot
- A Hubspot exige a autenticação OAuth2 para autorizar o 3CX a acessar seus dados, portanto, você precisa de uma Conta de Desenvolvedor da Hubspot para criar um aplicativo.
- Depois de fazer login com sua conta de desenvolvedor da Hubspot, selecione "Criar um aplicativo".
- Defina o nome como "Integração 3CX" e vá para a guia Auth para concluir os detalhes do OAuth2.
- No campo Redirect URL (Redirecionamento de URL), insira a URL que você usa para acessar o Console de Gerenciamento 3CX, adicionando "/api/oauth2crm" no final. Por exemplo: "https://my-pbx.example.com/api/oauth2crm"
- No campo Escopos, adicione "crm.objects.contacts.read", "crm.objects.contacts.write", "crm.objects.companies.read", "crm.objects.owners.read", "timeline"
- Clique em "Salvar”.
- Copie os valores de "Client ID" e "Client secret", pois eles serão necessários posteriormente.
Passo 2: Configurar o 3CX
- No 3CX Console de Gerenciamento, vá para "Configurações" > "Integração de CRM" > guia "Lado do Servidor".
- Selecione "HubSpot" na lista suspensa.
- Selecione a ordem de pesquisa de contato desejada e insira os valores de "Client ID" e "Client Secret" copiados anteriormente do seu aplicativo.
- Clique em "Autorizar” para abrir a página de autorização da HubSpot. Você será solicitado a selecionar uma conta. Escolha a conta em que você tem seus dados de CRM, não a conta de desenvolvedor.
- Nesse momento, você poderá ver um aviso informando "Você está conectando um aplicativo não verificado”. Você pode ignorar esse aviso com segurança, pois esse é um aplicativo criado por você. Clique em "Conectar aplicativo” para prosseguir com a autorização.
- Verifique se o campo "Atualizar Token" é preenchido automaticamente para o HubSpot CRM no Console de Gerenciamento 3CX.
- Se quiser ativar a criação de contatos a partir do cliente 3CX, marque essa opção. Quando o número do autor da chamada não puder ser associado a um contato, o cliente 3CX permitirá que o usuário crie o contato preenchendo os detalhes em uma caixa de diálogo.
Passo 3: Configurar contatos e164 e ID do Autor da Chamada
- Para obter uma correspondência com o HubSpot, o ID do Autor da Chamada recebido deve ser idêntico à entrada do CRM, incluindo qualquer prefixo, pois o HubSpot realiza pesquisas de números inteiros. Consultar o HubSpot usando um subconjunto dos dígitos não retorna nenhum dado.
- Para que a integração do HubSpot funcione, você deve armazenar os números no HubSpot usando o formato E164, e seu Tronco SIP deve fornecer o número do autor da chamada também no formato E164, para que ambos correspondam. Se esse não for o caso, você poderá usar a Reformatação do ID do Autor da Chamada para ajustar o número do chamador antes de ser passado para o CRM.
- Agora, vá para "Avançado” > "Contatos” > "Opções", defina a estratégia de correspondência como "Corresponder exatamente” e clique em "OK".
Passo 4: Configurar o Registro de Chamadas e Chat
- Para relatar chamadas e chats externos ao HubSpot, o endereço de e-mail configurado para o ramal 3CX deve corresponder ao endereço de e-mail de um usuário do HubSpot. Dessa forma, o 3CX pode mapear o ramal da 3CX que recebe a chamada ou o chat para o usuário do HubSpot.
- Marque a opção "Ativar Registro de Chamadas” para relatar chamadas externas ao CRM e configure esses parâmetros de "Registro de Chamadas”:
- "Assunto da Chamada" - o assunto da chamada.
- "Chamada de Recebida Atendida" - descrição das chamadas recebidas e atendidas.
- "Chamada Perdida" - descrição das chamadas perdidas.
- "Chamada Realizada Atendida” - descrição das chamadas realizadas e atendidas.
- "Chamada Realizada Não Atendida" - descrição das chamadas realizadas e não atendidas.
- Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros de "Registro de Chamadas", indicadas como [variable_name], por exemplo, o número externo é especificado como[Number]. As variáveis disponíveis para uso estão listadas aqui.
- Se quiser relatar os chats ao CRM, marque a caixa de seleção Ativar Registro no Diário de Chats e configure os parâmetros abaixo:
- Assunto do chat: O assunto da sessão do chat.
- Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros do "Registro do Chat", indicadas como [variable_name], por exemplo, o número externo é especificado como[Number]. As variáveis disponíveis para uso estão listadas aqui.
Veja também
- Veja como integrar seu CRM com a API do 3CX.
- Saiba como configurar a integração Bitrix24.
- Saiba como configurar a integração ConnectWise.
- Saiba como configurar a Integração Microsoft 365.
- Saiba como configurar a integração Jetpack CRM.
- Saiba como configurar a integração Salesforce.
- Saiba como configurar a integração Zoho.
Última atualização
Este documento foi atualizado pela última vez em 19 de julho de 2023