Integração do CRM HubSpot

Introdução

Integração com Hubspot

A 3CX fornece integração com o HubSpot por meio da API 3CX para CRM com os seguintes recursos:

  • ID do Autor da Chamada para o Nome do contato - as chamadas recebidas acionam uma pesquisa de contato do HubSpot.
  • Pesquisa de contatos no HubSpot com base em Nome, Número ou E-mail se você pesquisar um nome no cliente Web 3CX
  • Registro de Chamadas e Chats - as chamadas e os chats são registrados no cartão de contato da HubSpot como registros de chamadas de CRM.
  • Crie um novo contato do HubSpot a partir do cliente 3CX para chamadas de novos números.
  • Click to Call – inicie chamadas diretamente do HubSpot via 3CX, usando as extensões de navegador 3CX Click2Call para Google Chrome e Microsoft Edge.

Passo 1: Configurar o HubSpot

Faça login em sua Conta de Desenvolvedor Hubspot para fazer a integração com o 3CX.

  1. A Hubspot exige a autenticação OAuth2 para autorizar o 3CX a acessar seus dados, portanto, você precisa de uma Conta de Desenvolvedor da Hubspot para criar um aplicativo.
  2. Depois de fazer login com sua conta de desenvolvedor da Hubspot, selecione "Criar um aplicativo".

Detalhes do app Hubspot

  1. Defina o nome como "Integração 3CX" e vá para a guia Auth para concluir os detalhes do OAuth2.

Redirecionamento de URLs

  1. No campo Redirect URL (Redirecionamento de URL), insira a URL que você usa para acessar o Console de Gerenciamento 3CX, adicionando "/api/oauth2crm" no final. Por exemplo:
    "https://my-pbx.example.com/api/oauth2crm"

Ativando permissões de Leitura e Escrita no CRM

Ativando permissões de Leitura na opção timeline do CRM

  1. No campo Escopos, adicione
    "crm.objects.contacts.read", "crm.objects.contacts.write", "crm.objects.companies.read", "crm.objects.owners.read", "timeline"
  2. Clique em "Salvar”.

Detalhes OAuth2 Hubspot

  1. Copie os valores de "Client ID" e "Client secret", pois eles serão necessários posteriormente.

Passo 2: Configurar o 3CX

Configuração Geral Hubspot

  1. No 3CX Console de Gerenciamento, vá para "Configurações" > "Integração de CRM" > guia "Lado do Servidor".
  2. Selecione "HubSpot" na lista suspensa.
  3. Selecione a ordem de pesquisa de contato desejada e insira os valores de "Client ID" e "Client Secret" copiados anteriormente do seu aplicativo.

Escolhendo a conta para se conectar a Integração 3CX com o HubSpot

  1. Clique em "Autorizar” para abrir a página de autorização da HubSpot. Você será solicitado a selecionar uma conta. Escolha a conta em que você tem seus dados de CRM, não a conta de desenvolvedor.

Pedido de acesso do app Integração 3CX com a sua conta HubSpot

  1. Nesse momento, você poderá ver um aviso informando "Você está conectando um aplicativo não verificado”. Você pode ignorar esse aviso com segurança, pois esse é um aplicativo criado por você. Clique em "Conectar aplicativo” para prosseguir com a autorização.
  2. Verifique se o campo "Atualizar Token" é preenchido automaticamente para o HubSpot CRM no Console de Gerenciamento 3CX.
  3. Se quiser ativar a criação de contatos a partir do cliente 3CX, marque essa opção. Quando o número do autor da chamada não puder ser associado a um contato, o cliente 3CX permitirá que o usuário crie o contato preenchendo os detalhes em uma caixa de diálogo.

Passo 3: Configurar contatos e164 e ID do Autor da Chamada

Opções dos Contatos - Cruzar ID do Autor da Chamada a um contato de entrada

  1. Para obter uma correspondência com o HubSpot, o ID do Autor da Chamada recebido deve ser idêntico à entrada do CRM, incluindo qualquer prefixo, pois o HubSpot realiza pesquisas de números inteiros. Consultar o HubSpot usando um subconjunto dos dígitos não retorna nenhum dado.
  2. Para que a integração do HubSpot funcione, você deve armazenar os números no HubSpot usando o formato E164, e seu Tronco SIP deve fornecer o número do autor da chamada também no formato E164, para que ambos correspondam. Se esse não for o caso, você poderá usar a Reformatação do ID do Autor da Chamada para ajustar o número do chamador antes de ser passado para o CRM.
  3. Agora, vá para "Avançado” > "Contatos” > "Opções", defina a estratégia de correspondência como "Corresponder exatamente” e clique em "OK".

Passo 4: Configurar o Registro de Chamadas e Chat

Ative o Registro de Chamadas no 3CX para relatar chamadas externas para o Hubspot CRM.

  1. Para relatar chamadas e chats externos ao HubSpot, o endereço de e-mail configurado para o ramal 3CX deve corresponder ao endereço de e-mail de um usuário do HubSpot. Dessa forma, o 3CX pode mapear o ramal da 3CX que recebe a chamada ou o chat para o usuário do HubSpot.
  2. Marque a opção "Ativar Registro de Chamadas” para relatar chamadas externas ao CRM e configure esses parâmetros de "Registro de Chamadas”:
  • "Assunto da Chamada" - o assunto da chamada.
  • "Chamada de Recebida Atendida" - descrição das chamadas recebidas e atendidas.
  • "Chamada Perdida" - descrição das chamadas perdidas.
  • "Chamada Realizada Atendida” - descrição das chamadas realizadas e atendidas.
  • "Chamada Realizada Não Atendida" - descrição das chamadas realizadas e não atendidas.
  1. Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros de "Registro de Chamadas", indicadas como
    [variable_name]
    , por exemplo, o número externo é especificado como
    [Number]
    . As variáveis disponíveis para uso estão listadas
    aqui.

Ative o Registro de Chat 3CX para relatar os chats ao Hubspot CRM.

  1. Se quiser relatar os chats ao CRM, marque a caixa de seleção Ativar Registro no Diário de Chats e configure os parâmetros abaixo:
  • Assunto do chat: O assunto da sessão do chat.
  1. Observe que você pode usar variáveis nos parâmetros do "Registro do Chat", indicadas como
    [variable_name]
    , por exemplo, o número externo é especificado como
    [Number]
    . As variáveis disponíveis para uso estão listadas
    aqui.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 19 de julho de 2023

https://www.3cx.com.br/docs/integracao-crm-hubspot-pabx/