Quando pensamos no WhatsApp, a primeira coisa que pensamos é no aplicativo de mensagens no celular, mas poucos pensam em uma oportunidade de negócio. Um bom empresário deve considerar o WhatsApp Business como um canal de atendimento ao cliente.

No passado já explicamos os Principais Benefícios do WhatsApp Business para sua Empresa, mas, como um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, acreditamos que vale a pena aprofundar este tema e explicar como você pode melhorar o seu atendimento ao cliente .

Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, não usar o WhatsApp como canal de suporte significa que você está perdendo uma grande oportunidade de expandir seus negócios e fidelizar clientes por meio de outro meio de comunicação.

Por que usar o WhatsApp em ​​seu atendimento ao cliente?

A maioria de nós verifica nossos telefones com mais frequência do que nossos e-mails, e as conversas por e-mail são lentas. Portanto, esse inconveniente dificulta que as empresas ofereçam uma solução rápida, eficiente e personalizada aos seus clientes.

Usar as mensagens do WhatsApp para resolver suas dúvidas de atendimento ao cliente é uma ótima maneira de criar um canal de comunicação direto com seus clientes. Esses tipos de aplicativos, como o WhatsApp Business, são cada vez mais populares entre os contact centers devido à sua alta disponibilidade e por atenderem a todos aqueles clientes que, no final das contas, desejam se comunicar com uma pessoa real. Os aplicativos de mensagens instantâneas oferecem a capacidade de criar uma experiência rápida, pessoal e direta com seus clientes.

Como aproveitar ao máximo o WhatsApp para o seu negócio?

Você pode melhorar seu atendimento ao cliente usando o WhatsApp de diferentes maneiras:

1. Mostrar a opção WhatsApp

Do que adianta ter esse canal se você não divulga? Ter uma conta do WhatsApp Business que seus clientes não conhecem é contraproducente. E é aqui que muitas empresas falham, uma vez que, depois de instalar o aplicativo e criar sua conta do WhatsApp Business, eles não são capazes de comunicar sua presença nesta plataforma de chat.

Existem várias formas de divulgar seu número de WhatsApp e dar a ele o máximo de visibilidade possível, começando pelo seu site. A maneira mais fácil é incluir o número em suas informações de contato, em uma página de contato dedicada ou no menu inferior do seu site.

2. Use modelos de resposta rápida com um toque pessoal

Agora que todos têm seu número de WhatsApp, você precisa ser capaz de responder rapidamente às mensagens recebidas, visto que quem entrar em contato com você vai querer ter suas dúvidas resolvidas rapidamente. Com nossa integração 3CX para WhatsApp, você pode definir modelos de resposta rápida e até mesmo mensagens de boas-vindas, para que você tenha uma mensagem pronta e seus clientes não precisem esperar por uma resposta. Esses recursos de nossa integração podem economizar muito tempo, melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a satisfação do cliente.

Mas também não se trata apenas de aumentar a velocidade para melhorar seu atendimento ao cliente, personalizar suas respostas também é importante. Com nossos modelos, você pode incluir marcadores personalizáveis ​​para que seus clientes não pensem que estão conversando com um chatbot. Alguns exemplos de marcadores integrados são:

  • %CustomerName% será substituído pelo nome do contato.
  • %CustomerEmail% será substituído pelo e-mail do contato.
  • %AgentName% será substituído pelo nome do agente.
  • %AgentEmail% será substituído pelo e-mail do agente.
  • %AgentPhone% será substituído pelo número de telefone do agente.

3CX e WhatsApp – O melhor dos dois mundos em um software

A integração do seu WhatsApp Business com o 3CX oferece uma infinidade de benefícios. Por um lado, o WhatsApp oferece a possibilidade de todos entrarem em contato com você. Por outro lado, o 3CX é o software ideal para qualquer negócio e seu atendimento ao cliente, pois pode incluir vários canais na mesma plataforma. A partir do 3CX, seus agentes poderão atender chamadas, videoconferências e mensagens de WhatsApp, chat ao vivo, SMS e Facebook… O que mais você pode desejar?

Seus funcionários não precisarão alternar entre diferentes aplicativos para atender seus clientes de diferentes canais. Agora você receberá e responderá mensagens de uma única plataforma, a fim de reduzir o tempo de resposta e facilitar a vida de seus atendentes.

Finalmente, 3CX também inclui Apps móveis a partir dos quais você pode responder a todas as suas mensagens sem nenhum problema. Assim, os agentes do contact center não precisarão estar no escritório para responder aos clientes.

Conclusão

Neste artigo vimos que a introdução do WhatsApp como ferramenta é crucial para o seu atendimento. Graças a seu amplo alcance e capacidade de comunicação, finalmente está dando à sua clientela o que ela sempre quis, um aplicativo que ela já conhece para se conectar com suas marcas favoritas. Se você quer se manter competitivo e realmente se conectar com seus clientes, aproveite esta oportunidade. Experimente hoje mesmo o 3CX com WhatsApp incluso!