Desde 5G, aplicativos móveis, hospedagem em nuvem ou omnichannel, 2023 está posicionado como o ano das comunicações unificadas. E é por isso que queremos analisar o que vamos precisar para fazer deste ano o melhor ano das telecomunicações. Vejamos em detalhe as 5 tendências em telecomunicações para 2023:

Ferramentas de colaboração e teletrabalho de série

Passados ​​3 anos de pandemia, o trabalho remoto se tornou rotina e já não surpreende nenhum de nós. As ferramentas de colaboração que facilitam o trabalho remoto tiveram um grande desenvolvimento para atender às necessidades de qualquer empresa, independentemente do seu porte. De fato, muitos deles criaram edições básicas sem custo e com funcionalidades essenciais para uma comunicação eficiente mesmo remotamente e aumentando a produtividade.

Em 2023, queremos continuar nos comunicando de qualquer lugar graças a essas ferramentas. Agora, vamos ser mais exigentes naquilo que procuramos, devendo incluir algumas funcionalidades como wallboard, múltiplos canais de comunicação, relatórios de chamadas e chat ou integrações com outro software. Todas estas funcionalidades irão facilitar o teletrabalho dos colaboradores, monitorizando o desempenho e cumprindo todos os KPIs estabelecidos.

Telefones IP… Olá ou tchau?

Ao trabalhar remotamente, você nem sempre tem acesso a um telefone IP do escritório. Mas isso não precisa ser um problema, com aplicativos móveis você pode atender chamadas ou mensagens diretamente do seu smartphone. Hoje em dia, qualquer central telefônica comercial inclui aplicativos para os sistemas mais populares (iOS e Android) para uma ótima experiência do usuário.

No entanto, este é o fim dos telefones fixos? Não temos tanta certeza. Os fabricantes de telefones IP revolucionaram seus projetos para tornar a conexão remota de seus telefones mais fácil do que nunca (confira este artigo sobre telefones roteadores). Além disso, incluíram funcionalidades como conexão Wi-Fi ou Bluetooth, telas sensíveis ao toque e HD para maior conforto do usuário.

Na 3CX, queremos manter as duas possibilidades para os usuários, aqueles que preferem nossos aplicativos móveis ou telefones IP de escritório. Deixe-nos saber qual das tendências em telecomunicações para 2023 você prefere para falar com seus clientes em nosso fórum: apenas aplicativos móveis, telefones IP em seu desktop ou uma combinação de ambos?

Vantagem da instalação de 5G e fibra

À distância, mas com uma comunicação mais rápida. É isso que empresas, funcionários e clientes desejam, e as novas tendências tecnológicas têm a resposta. Uma das desvantagens de trabalhar remotamente em vez de no escritório é a velocidade da conexão com a internet. Mas você não precisa mais! A fibra é ideal para o seu escritório em casa e o 5G para quando você estiver em trânsito e usando aplicativos móveis. Ambas as tecnologias são os dois pilares para uma conexão de internet boa, confiável e rápida.

Avanços nessa área e melhorias em banda larga tornaram as videochamadas ou videoconferências o padrão de comunicação. Uma das tendências em telecomunicações para 2023 que as empresas usam tanto para se comunicar internamente quanto para promover comercialmente sua marca e produtos.

Suas comunicações na nuvem

A utilização de servidores remotos, ou computação em nuvem, para armazenar, gerenciar ou processar dados computacionais cresceu exponencialmente nos últimos anos, e não será diferente em 2023. Essa tecnologia permite que as empresas tenham seu sistema telefônico na nuvem e acessível a todos seus funcionários, de qualquer lugar.

Alguns dos benefícios de hospedar seu PBX na nuvem são: custos reduzidos de instalação e manutenção, ausência de hardware, maior acessibilidade para seus funcionários, entre outros. A 3CX oferece dois tipos de hospedagem para que você aproveite todos os benefícios da nuvem e ao mesmo tempo se adapte ao seu negócio:

Omnicanal – Centralize todos os seus canais de comunicação

Já passou a época de ter apenas telefone e e-mail, o futuro são as comunicações online, como chats ao vivo ou redes sociais. Essa é a direção que muitas empresas desejam focar em 2023, mas isso só é possível com ferramentas de comunicação omnichannel. Você não precisa mais ter 5 aplicativos de comunicação diferentes abertos para responder aos seus clientes ou colaborar com seus colegas. Agora você pode ter todos os seus canais de contato em uma única plataforma que inclui ligações telefônicas, videoconferências, comunicação interna, chat ao vivo, Facebook messenger ou até WhatsApp Business.

3CX – Seu sistema de comunicação para 2023

A 3CX sempre foi uma criadora de tendências e já tem todas as tendências mencionadas neste artigo em seu bolso. Nosso sistema de nuvem omnichannel possui todos os canais integrados em uma única interface, confira todas as funcionalidades em nossa tabela comparativa. Além disso, nosso produto projetado especialmente para SMBs, 3CX StartUP, facilita muito a implementação de todas essas tendências, mesmo para a menor empresa.