Iniciar automaticamente o Chrome / Edge para receber Notificações Push

Neste post, nos concentramos em duas ações – notificações por push e habilitar a opção de iniciar automaticamente seu aplicativo PWA ao fazer login, em dois navegadores diferentes – Chrome ou – se você estiver usando o Windows, o Edge. Continue lendo para saber mais sobre o que você pode esperar ao usar seu aplicativo PWA com qualquer um dos navegadores, bem como as etapas necessárias para nunca mais perder uma notificação de chamada. Leia para saber mais.

O que é um Progressive Web App (PWA)?

Primeiro, vamos dar uma olhada no que queremos dizer quando falamos de um aplicativo PWA. PWA é a abreviação de Progressive Web Applications. Eles se tornaram cada vez mais populares como uma forma de fornecer aos usuários uma experiência semelhante a um aplicativo, embora ainda sejam acessíveis por meio de um web navegador. No entanto, existem algumas diferenças em como os PWAs se comportam em diferentes navegadores, especialmente quando se trata de notificações push. Vamos dar uma olhada no navegador Chrome primeiro e depois no Microsoft Edge.

Inicialização Automática do Google Chrome

Para receber notificações push no Chrome, você deve ter pelo menos uma janela do Chrome aberta ou o aplicativo Chrome PWA. Se nenhum dos dois estiver aberto, as notificações por push não funcionarão.

Para garantir que você sempre receba suas notificações de chamada, inicie automaticamente o aplicativo PWA no login. Veja como:

  1. Clique nos 3 pontos verticais no PWA e selecione “App info”
  2. Em seguida, clique em “Configurações” e ative a opção “Iniciar aplicativo ao fazer login”
  3. Da próxima vez que você entrar em sua máquina Windows, o aplicativo 3CX PWA será iniciado automaticamente.
  4. Opções do Chrome > Nó do sistema > Ative a opção “Continuar executando aplicativos em segundo plano quando o Google Chrome estiver fechado”

Infelizmente, mesmo que você tenha que ativar a opção “Continuar executando o aplicativo em segundo plano…”, se você fechar todas as janelas do navegador e também o aplicativo PWA, você não receberá nenhuma notificação de chamada.

Inicialização Automática do Microsoft Edge

Se você estiver usando o Windows, recomendamos usar o Edge também. As notificações por push no MS Edge funcionam de maneira diferente do Chrome. O MS Edge é iniciado no login do Windows e continua sendo executado como um processo em segundo plano. Este é o caso mesmo quando você fecha todas as janelas do Edge/PWA se a opção “Boost de inicialização”, em Configurações do Edge > Sistema e Desempenho, estiver habilitada.

O Edge está sempre executando processos em segundo plano. Isso explica por que – mesmo se você fechar todas as janelas do navegador Edge ou a janela do Edge PWA – você ainda receberá notificações por push via Edge. Como usuário, você pode habilitar a opção no PWA para “Iniciar o aplicativo ao entrar” fazendo o seguinte:

  1. Depois de clicar para instalar o aplicativo PWA no Edge e iniciar, você verá as seguintes opções:
    1. Para habilitar “Início automático no login do dispositivo”. Da próxima vez que você entrar em sua máquina Windows, o aplicativo 3CX Edge PWA será iniciado automaticamente.
    2. Para continuar executando aplicativos em segundo plano quando o navegador estiver fechado – certifique-se de que esta opção esteja ativada. “Opções do Edge > Sistema e Desempenho > Ative a opção “Continuar executando extensões e aplicativos em segundo plano quando o Microsoft Edge estiver fechado”.

Notificações Push no macOS

No macOS, você não tem a opção de “Ativar o Boost de inicialização para Edge”. No entanto, se você fechar o aplicativo PWA e as janelas do navegador usando o X no macOS, verá um pequeno ponto abaixo do ícone do navegador. Este é o caso se você estiver usando o Edge ou o Chrome.

O pequeno ponto significa que os processos do navegador ainda estão em execução, então você continuará recebendo notificações push. Se você abrir o Edge e selecionar “Microsoft Edge > Sair do Microsoft Edge” ou fizer o mesmo para o Chrome, todos os processos do navegador serão encerrados e você não enviará mais notificações push.

Confira nosso manual do usuário e descubra como é fácil usar o 3CX PWA!