Whatsapp! Uma ótima ferramenta de comunicação que muitos de nós já usamos em nossas vidas pessoais para nos comunicarmos com nossa família e amigos. Na verdade, mais de 2 bilhões de nós o usam todos os meses, tornando-o um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

Também, como empresa, você pode começar a usar o WhatsApp Business e interagir com um número maior de clientes. Muitos deles apreciarão poder contatá-lo diretamente de seu aplicativo favorito que eles já usam diariamente para se comunicar.

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito que todas as empresas, independente do tamanho, podem usar para se comunicar com seus clientes. Com esta ferramenta pode criar um perfil próprio para a sua empresa que se adapte à sua oferta de produtos e serviços. A principal diferença que as empresas obtêm em relação a um WhatsApp normal é que elas podem adicionar mais seções ao perfil, incluindo:

  • Horário de funcionamento
  • Endereço comercial
  • Link para seu site
  • Catálogo de serviços/produtos

O WhatsApp Business é uma ótima oportunidade para incluir em suas estratégias de ecommerce, comunicação e atendimento ao cliente. Até agora, um total de 50 milhões de empresas no mundo já contam com esse serviço para enviar mensagens de WhatsApp para seus clientes.

Benefícios do WhatsApp Business para sua empresa

Alcance global – Maior número de clientes

Não se contente com uma audiência nacional e alcance milhões de consumidores diariamente. Com mais de 2 bilhões de usuários em 180 países, o WhatsApp pode ajudá-lo a oferecer assistência e suporte de forma rápida e sem grandes custos. A partir da mesma conta do WhatsApp Business e do mesmo número de telefone, seus clientes poderão entrar em contato com você independentemente do país em que estiverem.

Aumente sua estratégia multicanal

Apps para Trabalho Remoto: Chamadas, chat ao vivo, FB, SMS

Adicione um novo canal de comunicação para seus clientes entrarem em contato com você. Muitos consumidores preferem falar por escrito ao invés de telefonar. Além disso, muitos de nós já baixamos esse aplicativo em nossos celulares, tornando-o um canal conveniente para muitos. É por isso que este aplicativo de mensagens é uma das melhores opções de atendimento ao cliente.

Respostas rápidas e sem longas esperas

Essa é uma das grandes vantagens em relação a outras formas de comunicação, seus clientes e agentes poderão trocar mensagens, documentos ou até imagens de forma rápida e sem longas filas. Não perca clientes e mantenha uma comunicação mais direta e instantânea através do WhatsApp.

Vamos dar um exemplo da velocidade desse app, ao receber um e-mail e uma mensagem do WhatsApp ao mesmo tempo, qual deles abrirá primeiro? A resposta geralmente é o WhatsApp, é mais interativo e rápido, principalmente por ser um aplicativo para celular e por ser uma mensagem, costuma demorar menos tempo para responder do que um e-mail. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, o tempo de resposta do email é de 90 minutos, ao contrário de uma mensagem que não chega a 90 segundos. Responder às mensagens, embora sempre de forma profissional, é muito mais rápido do que um e-mail.

Perfil empresarial profissional – maior confiança para os consumidores

O WhatsApp verifica todos os perfis da empresa e as informações adicionadas a cada um deles. Isso significa que seus clientes se sentirão mais seguros ao dar o primeiro passo e entrar em contato com sua empresa por meio deste aplicativo de mensagens. Se você também mantiver o mesmo perfil profissional em todos os seus canais, sua imagem de marca ficará muito mais consolidada e seus clientes poderão identificá-lo com mais facilidade.

Também, pensando no dia a dia de seus funcionários, ao invés de entrar em contato pelo número de telefone pessoal, eles podem usar o número comercial do WhatsApp Business. Isso mostrará novamente uma imagem mais profissional e seus clientes não hesitarão em entrar em contato com sua empresa.

Benefícios da integração do WhatsApp com o 3CX

Juntamente com os benefícios acima, a integração do seu WhatsApp Business com a API 3CX oferece ainda mais vantagens. Ao combinar ambos, você pode levar seu sistema de comunicação para o próximo nível e considerá-lo um contact center omnicanal.

Tudo na mesma interface – Conforto em qualquer lugar

Seus funcionários não precisam mais alternar entre aplicativos diferentes para responder a canais diferentes. Com o 3CX, você pode responder a mensagens do WhatsApp, chat ao vivo, SMS, chamadas e videoconferências em uma única interface.

O 3CX se adapta ao seu negócio podendo selecionar entre várias opções de acordo com suas necessidades ou hardware, utilizar o Web Client, Desktop Apps para Mac ou Windows e aplicativos para smartphones. Com os apps para iOS ou Android, seus funcionários responderão às mensagens diretamente de seus telefones celulares no aplicativo 3CX.

Melhor atendimento ao cliente

Com o WhatsApp Business, você pode melhorar exponencialmente seu atendimento ao cliente, respondendo quase instantaneamente às perguntas de seus clientes. Com a integração do WhatsApp 3CX seus agentes obtêm muito mais vantagens para facilitar o atendimento ao cliente e não os deixar esperando.

modificar resposta rapida

  • Crie modelos de resposta rápida para economizar o tempo de seus funcionários. Quantas vezes por dia os clientes fazem a mesma pergunta: Qual é o seu horário de funcionamento? Qual é o prazo de entrega? Etc… Prepare diferentes modelos para que seus agentes tenham apenas que pressionar um botão para enviar a resposta apropriada.
  • Envie mensagens do WhatsApp de um cliente para uma fila de agentes para dividir a carga de trabalho entre vários agentes e reduzir os tempos de resposta.
  • Atribua chats diretamente ao primeiro agente a responder para acelerar o processo.
  • Gere relatórios com tempos de SLA, tempos de resposta, conversas respondidas ou abandonadas e desempenho.

Utilizando o 3CX todas as mensagens e históricos são registrados dentro de sua Central Telefônica para manter o controle das respostas enviadas e para que a política comercial seja mantida em todos os momentos no trato com os clientes.

O que você está esperando?

Se você está convencido por esses benefícios e deseja não apenas começar a usar o WhatsApp Business, mas também integrá-lo ao 3CX – Clique aqui para fazer o download. Você também pode dar uma olhada no nosso guia para integrar o WhatsApp com o 3CX.