Em abril deste ano, o WhatsApp tinha mais de 2,4 BILHÕES de usuários ativos únicos em todo o mundo, com mais de 100 bilhões de mensagens enviadas diariamente! Configurar uma conta do WhatsApp para sua organização é certamente uma decisão óbvia se você deseja obter um maior envolvimento do cliente.

Quando a Meta lançou a API do WhatsApp Business em 19 de maio, nossos assistentes de desenvolvimento 3CX começaram a trabalhar imediatamente. Ficou claro que esse canal de comunicação seria uma grande adição para muitas organizações, independentemente do tamanho delas.

Mas por que não simplesmente usar o aplicativo WhatsApp Business?

O WhatsApp Business tem muitas limitações que são facilmente superadas usando o 3CX. Este artigo destaca os recursos de integração do WhatsApp e como eles se comparam ao uso do aplicativo independente.

Quão fácil é configurar?

Add o WhatsApp facilmente ao seu 3CX Web Client

Baixar o aplicativo WhatsApp Business da loja de aplicativos é fácil, pois todos estamos acostumados a instalar um aplicativo. A integração do API 3CX é um pouco mais complexa, mas as etapas estão totalmente documentadas no guia de integração do WhatsApp. Ao passar meia hora configurando a integração da API da plataforma comercial do WhatsApp, sua organização se beneficiará de tantos recursos adicionais que certamente é um tempo bem gasto.

Ativando múltiplos dispositivos para respostas do agente

Habilite vários dispositivos para respostas do agente

WhatsApp Business

O WhatsApp Business limita o número de dispositivos que podem ser conectados a 5. Este é composto por 1 dispositivo físico que possui o aplicativo instalado e depois outros 4 navegadores que são vinculados pela leitura do código QR. Para qualquer SMB ou Enterprise, esse processo de limite e provisionamento de dispositivos será um grande obstáculo.

Imagine o exemplo de uma organização com uma força de trabalho distribuída por diversos lugares do país ou do mundo remotamente, o que não é tão incomum nos dias de hoje. Para configurar o WhatsApp Business nos navegadores de 4 outros agentes, eles provavelmente teriam que enviar uma foto do código QR ao administrador com o dispositivo físico para que pudessem autenticar o navegador.

Integração API 3CX

A diferença não poderia ser maior. Ao integrar o 3CX usando a API do WhatsApp Business, você pode permitir que um número ILIMITADO de agentes tenha acesso para responder às mensagens. Ter uma força de trabalho remota não é um problema. Quando um novo usuário é configurado com uma conta 3CX, ele recebe um e-mail de boas-vindas para entrar no 3CX Web Client. Isso significa que não importa onde eles estejam no mundo ou em que fuso horário eles trabalhem, não há barreiras para se configurar.

Propriedade do agente & gerenciamento de chat

WhatsApp Business

Curto e direto ao ponto. Não há nenhum. Quando uma mensagem é entregue, é semelhante a um chat em grupo. Não há mecanismo para um agente específico se apropriar de uma conversa de chat. O suporte ao cliente pode se tornar complicado.

Integração API 3CX

Agentes podem facilmente assumir chats do WhatsApp

O poder da integração da API no 3CX realmente se destaca pela opção do agente assumir conversas do WhatsApp, ajudando a oferecer um ótimo atendimento ao cliente. As mensagens recebidas podem ser entregues a um único agente ou a um grupo de agentes sem limite de número. Por exemplo, um contact center de 500 agentes pode receber a mensagem acima.

Permita que seus agentes assumam conversas do WhatsApp

Os administradores podem optar por fazer com que os agentes ‘Assumam’ manualmente a conversa do WhatsApp usando o botão destacado ou atribuir automaticamente a conversa ao agente que responder primeiro. Uma vez que a conversa é assumida ou atribuída, somente o agente pode responder. Mas o que acontece quando o agente que atendeu a conversa precisa escalonar a conversa para outro agente? Sem problemas.

Agentes podem facilmente Transferir ou Resolver todos os chats do WhatsApp

Usando o botão ‘Transferir’ (1), um agente pode facilmente transferir a conversa para outro agente. Depois que a conversa é transferida, o novo agente recebe a transcrição completa do chat para que não precise fazer as mesmas perguntas novamente.

Assim que uma conversa for concluída com sucesso e o cliente estiver satisfeito, use o botão ‘Resolvida’ (2) para manter o painel de conversa limpo e arquivar o chat.

Modelos de resposta rápida

Os modelos de resposta rápida são um recurso poderoso para acelerar as respostas dos agentes, de modo que precisam ser, como o nome sugere, rápidos de acessar e enviar.

WhatsApp Business

Modelos de resposta rápida para WhatsApp

Respostas rápidas personalizadas podem ser configuradas, mas não são filtráveis, o que significa que um agente pode levar mais tempo para encontrar uma resposta rápida em vez de apenas digitá-la manualmente.

Integração API 3CX

Modelo de Respostas Rápidas completamente personalizável

Os modelos de resposta rápida do 3CX são totalmente personalizáveis e podem ser classificados em várias categorias separadas (por exemplo, Nova Pergunda & Admin) e 15 idiomas diferentes.

Crie facilmente textos para respostas rápidas com espaços reservados predefinidos

Para tornar os modelos de mensagem mais pessoais, os espaços reservados podem ser usados para que o modelo atualize automaticamente a saudação. Isso economizará mais tempo do agente e também aumentará a experiência do cliente.

Entrega de mensagens

WhatsApp Business

Mensagens do WhatsApp não entregues

Se você estiver usando um navegador da Web vinculado a um dispositivo físico, pode haver uma instância em que uma mensagem não seja entregue e a mensagem de erro mostrada acima seja exibida. De acordo com a central de ajuda do WhatsApp:

Às vezes, você pode ver a mensagem acima em seu dispositivo vinculado no lugar de uma mensagem que você enviou ou recebeu. Devido à criptografia de ponta a ponta, talvez seja necessário aguardar a chegada da mensagem em seu dispositivo vinculado. Isso pode acontecer se você ou a pessoa com quem você está conversando tiver o WhatsApp reinstalado recentemente ou estiver em uma versão mais antiga.

Para agilizar o processo:

  • Verifique seu telefone para ver a mensagem.
  • Peça à pessoa com quem você está conversando para abrir o WhatsApp no telefone dela.
  • Certifique-se de que ambos estejam na versão mais recente do WhatsApp.

Não é preciso dizer que isso pode ser muito problemático.

Integração API 3CX

Responda a mensagens do WhatsApp usando apps móveis 3CX, Web Client e/ou aplicativo de desktop

Por outro lado, o 3CX recebe mensagens do WhatsApp todas as vezes, sem vínculo com um dispositivo de telefone físico para verificar as mensagens. Você pode responder mensagens do WhatsApp de qualquer cliente 3CX, incluindo apps móveis, Web Client e aplicativos de desktop para Windows e macOS.

Então, qual é o resultado final?

WhatsApp Business Integração API 3CX
Configuração fácil Rápido e fácil de baixar e configurar por meio de uma loja de aplicativos do dispositivo. Adicionar navegadores adicionais pode ser problemático Nenhum conhecimento de codificação ou desenvolvedor é necessário. Configuração em 15-20 minutos
Limites de dispositivo Deve ter 1 aparelho físico. Pode adicionar até 4 navegadores adicionais via leitura de código QR Ilimitado
Propriedade do agente Nenhuma. É como um grande chat em grupo Envie mensagens de chat para grupos de agentes que podem assumir de um chat e transferir a conversa para outro agente, se necessário
Modelos de resposta rápida Suportado, mas limitado Os administradores podem criar modelos ilimitados e configurar filtros fáceis para que os agentes encontrem a mensagem correta rapidamente
Entrega de mensagens Grande dependência do uso de um único aparelho físico para verificar as mensagens Sem vínculo com dispositivos físicos. As mensagens são entregues facilmente

Um perfil do WhatsApp Business é uma adição fantástica aos canais de comunicação da sua organização, independentemente do tamanho dela. As estatísticas descritas na introdução atestam isso. Seja você uma pequena empresa com alguns agentes respondendo a mensagens ou uma grande empresa com centenas, o conjunto de recursos de integração da API do WhatsApp 3CX o torna uma escolha óbvia.

Confira nosso guia de integração do WhatsApp e comece a colher os benefícios hoje mesmo.