Os chats ao vivo revolucionaram a forma como os clientes se comunicam com as empresas. Mas não é mais suficiente simplesmente incluir o balão e a caixa de chat em sua página da web. Muitos deles esperam ter uma experiência rápida e ter suas dúvidas respondidas instantaneamente. Otimizar seu chat ao vivo é muito importante, especialmente para empresas on-line que optaram pelo ecommerce.

Exemplo de bolha de chat em nossa página

Mas a revolução e a otimização não são importantes apenas para o cliente, você também deve considerar o backend de sua plataforma e o trabalho de seus agentes envolvido. É por isso que você precisa otimizar seu chat ao vivo para ambas as partes e criar uma boa experiência para seus visitantes da web e sua equipe.

Nesta primeira parte da nossa série sobre como otimizar o chat ao vivo para o seu site, vamos nos aprofundar nos pontos principais e como a 3CX pode ajudá-lo.

5 Pontos-chave para otimizar seu chat ao vivo

Desde a instalação rápida e fácil, personalizando sua bolha e caixa de bate-papo, até facilitar o dia-a-dia de seus agentes com fluxos de trabalho ou modelos de resposta. Esses 5 pontos de otimização levarão seu chat ao vivo para outro patamar.

Processo de instalação rápido e fácil

O primeiro passo para otimizar seu chat ao vivo é que a instalação não demore uma eternidade… Ninguém quer ter que esperar e acabar frustrado porque não conseguiu terminar a instalação. Mas não é só isso, integrar seu chat ao vivo corretamente pode economizar tempo e eliminar problemas a longo prazo.

Claro, antes de iniciar a instalação, é importante que você tenha um plano de execução. Não basta pensar “quero incluir um chat ao vivo no meu site”. Antes de instalar, você deve considerar uma série de perguntas sobre seu chat ao vivo e site, por exemplo: em quais páginas você deseja incluí-lo (página inicial, página do produto, página de suporte ou outras). Tudo vai depender do tipo de negócio e onde você quer focar seus recursos, seja para aumentar suas vendas, melhorar seu atendimento, etc.

Depois de ter seu plano de execução, você pode prosseguir com a instalação, e nada melhor do que usar o 3CX. Dê uma olhada no nosso guia para configurar o chat ao vivo e descubra como em algumas etapas simples você pode configurar absolutamente tudo. Além disso, o Chat ao Vivo 3CX se integra com os mais populares CMS, como WordPress, Drupal, Joomla, Wix, entre outros.

Projeto & customização

Agora vem a parte considerada para muitos como a mais divertida, embora também inclua as principais decisões de otimização. Uma caixa de bate-papo bem projetada pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e aumentar o envolvimento com o visitante.

Consegue imaginar um site com cores pastel e uma bolha de chat amarelo brilhante? Não, não é verdade? Personalize seu chat ao vivo para corresponder à identidade visual de sua marca e de seu site. Atenha-se ao estilo e às cores que seus clientes estão acostumados.

Novos estilos para o chat ao vivo com a Atualização 5 da V18

Na 3CX levamos a personalização para o próximo nível, possibilitando a modificação das cores do chat, ícone de bolha, animações, mensagens de boas-vindas e muito mais. Não perca nosso artigo sobre personalização e estilos de chat ao vivo.

Fluxos de trabalho – Grupos & filas de chat

Depois de instalar e personalizar seu balão de chat, o próximo passo é que seus agentes possam responder aos bate-papos com rapidez e eficiência. Criar grupos ou filas de chat são ótimas ferramentas de otimização, para que nenhum bate-papo fique esquecido, sem resposta ou esperando.

Em vez de ter um único agente respondendo aos seus chats, crie um grupo dedicado para responder a todas as mensagens. Cada membro do grupo ou fila será alertado sobre o novo chat e poderá, posteriormente, se apropriar da conversa. Dessa forma, você dividirá o trabalho entre todo o departamento e terá equipes especializadas respondendo às mensagens de diferentes canais (Chat ao Vivo, WhatsApp ou SMS).

Crie modelos de resposta rápida

Digitar a mesma resposta várias vezes pode deixar os agentes desmotivados e até esgotados. Quantas vezes acontece de termos que escrever uma mesma mensagem para a mesma pergunta, mas para clientes diferentes. Em nossa atualização mais recente, incluímos esse novo recurso para facilitar a vida de seus funcionários.

Os modelos de resposta rápida pré-configurados podem ser usados ​​em qualquer conversa escrita, desde chat ao vivo, SMS ou WhatsApp. O gerente pode criar e categorizar quantos modelos forem necessários, mesmo em idiomas diferentes. Tudo o que seus agentes precisam fazer é selecionar o modelo que desejam usar e enviar.

Opções de modelos de resposta para mensagens com a Atualização 5 da V18

Chats e chamadas diretamente do site

O último ponto para tornar o chat ao vivo do seu site totalmente otimizado e pronto para seus visitantes é oferecer não apenas chats, mas também chamadas. Com o 3CX você pode não apenas conversar, mas também ligar diretamente do seu site, completamente grátis.

Você pode estar se perguntando por que isso pode ser útil quando você já tem um número de telefone de contato. No caso de um cliente em potencial já ter iniciado um chat e precisar de uma explicação mais detalhada para uma de suas dúvidas. Na mesma caixa de chat, você pode pressionar um botão e elevar o bate-papo para uma chamada sem precisar discar números ou baixar um aplicativo. Isso otimizará e melhorará seus tempos de resolução e liberará seus agentes para gastar seu tempo em outras conversas.

Otimize seu bate-papo com a 3CX

A 3CX inclui os 5 pontos acima e muito mais em sua plataforma de chat ao vivo. Se você entendeu e quer começar a usar o 3CX, não espere mais e baixe um teste gratuito aqui.