Configurando Gateways KHOMP UMG

Gateways KHOMP UMG

Introdução

Antes de iniciar o processo de configuração de um gateway PSTN é importante familiarizar-se com o conceito básico de troncos SIP (https://www.3cx.com.br/docs/manual/troncos-sip/). Este artigo abrange os passos de configuração e instalação dos gateways Khomp UMG.

Nota: O dispositivo deve estar acessível localmente pelo 3CX, na mesma sub-rede e/ou através de uma sub-rede roteada localmente (incluindo VPN site-to-site).

Passo 1: Prepare seu gateway Khomp

Para baixar a última versão disponível  do firmware do UMG inscreva-se no Site de Atendimento ao Cliente aqui, onde você encontrará os updates do firmware e documentação. Para obter instruções completas para instalação siga a versão impressa do Guia Rápido do produto, que é enviado junto com o equipamento, ou a versão eletrônica obtida no Site de Atendimento ao Cliente.

Passo 2: Escolha e adicione o dispositivo

Passo 2: Escolha e adicione o dispositivo

No menu Troncos SIP do Painel de Controle e Gerenciamento do 3CX selecione a opção Adicionar Gateway.

Os campos devem ser preenchidos conforme a seguir:

  • Selecionar Marca: Khomp.
  • Selecionar Modelo/Dispositivo: Khomp UMG.
  • Quantidade de portas PSTN físicas no dispositivo: O total de linhas disponíveis em seu gateway para recebimento e realização de chamadas através da PSTN.
  • Por exemplo, se seu UMG Modular 300 tem um tronco E1 (suporte a até 30 chamadas simultâneas) e 2 linhas GSM/3G, esta quantidade é de 32 canais.
  • N° do Tronco Principal: Define um número de destino de suas linhas PSTN. Normalmente este valor é o número mais importante dentre as linhas.

Clique em OK” para salvar.

Passo 3: Setup da linha PSTN

Neste passo você definirá algumas opções específicas do dispositivo e da linha.

Passo 3: Setup da linha PSTN

  • Nome do Domínio ou endereço IP do Servidor SIP: Entre com o endereço IP do seu gateway.
  • Número de Chamadas Simultâneas: Este valor varia de acordo com o gateway utilizado e, se possível inserí-los, com os módulos instalados no gateway. Por exemplo, para cada porta FXO você adiciona 1 chamada simultânea, adiciona 30 se estiver com porta E1 e 24 se estiver com porta T1.

Passo 4: Assistente de configuração Khomp

Assistente de configuração Khomp

Ao pressionar o botão Gerar configuração do dispositivo, o Painel de Controle e Gerenciamento do 3CX irá te redirecionar para o Assistente de Configuração para 3CX do Khomp UMG no endereço selecionado em Nome do Domínio ou endereço IP do Servidor SIP (login padrão: admin / khomp).

No Assistente de Configuração você poderá preencher as informações relativas ao 3CX e às interfaces de telefonia presentes no seu UMG, conforme as seções descritas à seguir.

Assistente de configuração Khomp  - Registro

Na seção PBX, entre com o endereço IP/Domínio e porta do seu 3CX. Caso a opção Tipo de Autenticação esteja configurada no 3CX como “Com base no registro/conta”, é necessário habilitar o registro no UMG e preencher os campos “Usuário”, ”Usuário de Autorização” e “Senha”, conforme mostrado na figura acima.

Tipo de Autenticação - registro no UMG

A próxima seção irá configurar as linhas físicas de seu gateway Khomp UMG. Na seção Link E1/T1 encontrará as seguintes configurações:

  • Conectado a: define se o UMG irá gerar (opção PBX) ou receber (opção PSTN) o clock do tronco. Normalmente esta opção é PSTN.
  • Tipo de opração: E1 ou T1
  • Sinalização: R2 ou ISDN
  • Prefixo de roteamento: define o prefixo de roteamento caso seja necessário. O prefixo de roteamento pode ser utilizado para fazer o roteamento das chamadas através deste tronco quando o número de destino das chamadas de saída iniciam com um número específico. Por exemplo: se o valor deste campo for “2,3,4,5” o gateway fará o roteamento de chamadas cujos destinos iniciam com um destes números, utilizando o link E1/T1.

 

Prefixo de roteamento - Gateway Khomp

Na seção GSM você poderá selecionar os cartões SIM ativos e definir um prefixo de roteamento. Por exemplo: se os números de telefones móveis em seu país iniciarem com 8 ou 9, coloque “8,9” neste campo.

Gateway Khomp - FXS, número de extensão

Na seção “FXS” você pode registrar cada linha individualmente e definir seu número de extensão, usuário e senha. O UMG irá criar usuário SIP para as extensões selecionadas e irá registrá-las no domínio do 3CX. Se as extensões não existirem no 3CX, elas precisarão ser criadas no Painel de Controle e Gerenciamento do 3CX. Pressione Salvar”. Então clique em Aplicar” para ativar as configurações.

Volte ao Painel de Controle e Gerenciamento do 3CX e clique em OK”.

Gateway Khomp - Painel de Controle

Para conferir o estado das portas vá ao menu Monitoração > Dashboard”, no Khomp UMG.

Passo 5: Adicione Regras de Entrada

Para configurar as “Regras de Entrada” visite o Manual de Administração 3CX: Regras de Entrada - Encaminhando Chamadas de Entrada.

Passo 6: Adicione Regras de Saída

Para configurar as “Regras de Saída” visite o Manual de Administração 3CX: Regras de Saída - Encaminhando de Chamadas de Saída.