Então você deseja executar um PABX profissional no seu escritório, mas não tem um servidor para isso? Bem, nós temos a solução, uma máquina que executa 3CX, cabe na palma da sua mão e com custos inferiores a US $100. Deixe-me te apresentar “O Mini PC”.

A nova geração de miniPC

Run 3CX on a miniPC that costs less than $100

Mini PCs executando arquitetura Intel. A principal vantagem de usar um Mini PC é que eles consomem 60% menos energia do que um computador com um consumo total abaixo de 30 Watts. Isto significa uma economia anual de $150 em energia comparada a um laptop ou um desktop. Agora isso é algo considerável, especialmente para pequenas empresas! Obviamente, quanto menor o dispositivo menos energia do que consome.

Mini PCs estão disponíveis de vários fabricantes, tais como Nexbox, Wintel etc, e tem especificações diferentes. Antes de comprar, cuidado com essas especificações:

  • Processador Intel exemplo Z8300 4-núcleo 1,84 GHz
  • 64 bit
  • 2GB de RAM ou superior
  • Por enquanto, 10 Windows
  • Mínimo de 64GB HDD

Um dos nossos favoritos é o Nexbox – uma elegante caixinha preta que é do tamanho de um Apple TV. Abriga o mais recente processador de14nm da Intel – Quad Core Cherry Trail Z8300, arquitetura de 64 bits e inclui 10 Windows Home. 4 GB de Ram e 64GB disco flash com um slot onde você pode inserir um Drive SSD na parte inferior por desenroscando apenas 2 pequenos parafusos – ideais para efeitos de expansão.

Otimizado para Windows: Ajustes preliminares antes de instalar o 3CX

A primeira coisa a fazer é otimizar o Windows para desativar processos de inicialização desnecessários, em um esforço para deixar todo o poder disponível para executar o 3CX.

  • Desativar processos na inicialização: Por padrão Windows Home vem com diversas funções rodando em segundo plano – coisas que você não normalmente encontraria em um servidor de sistema operacional, por exemplo: OneDrive, Skype etc. Desabilite completamente no Gerenciador de tarefas. (Controle + Shift + Esc > inicialização)
  • Desativar sombras e animações: Não precisamos de nenhum colírio para os olhos aqui. Queremos o desempenho. (Digite sysdm.cpl >; Avançado >; desempenho e habilitar a opção “Ajustar para melhor desempenho”)
  • Executar >; relatório – isto lhe dará um relatório de desempenho do seu sistema.
  • Clique em sistema >; Notificações e ações e desativar notificações, notícias feed etc.
  • Opções de Energia – Desligar a tela depois de 1 hora e configurar o pc para nunca ir dormir.
  • Mapas off-line – OFF
  • Dispositivos > Bluetooth – desativar
  • Atualização e Segurança: Execute todas as atualizações disponíveis do Windows.

Instalação do 3CX

Todos os pré-requisitos de instalação 3CX instalados como um encanto. Este foi mais demorado do que instalação do 3CX em si. Uma vez que o Windows é atualizado, e o .NET Framework instalado juntamente com um par de redist Visual C++, a instalação principal 3CX levou 2 minutos para instalar e mostrar a ferramenta de linha de comando de configuração de PABX 3CX.

Depois ele leva outros 5 minutos para configurar o 3CX, e o console de gerenciamento é exibido na tela.

Então que este dispositivo é capaz? (Alguns dados de desempenho)

Nós testamos este dispositivo executando uma série de testes automatizados. Nesse teste fizemos chamadas normais, chamadas de IVR, chamadas para filas e grupos de toques e também ligamos para clientes para tornar este teste mais realista.

  • 32 chamadas simultâneas foram iniciadas de forma aleatória. Algumas diretas, outros para uma fila, grupo de toque e IVR.
  • Cenários de chamadas foram iniciadas e permaneceram ligadas durante um tempo aleatório entre 3 min e 15 min, caiu e automaticamente reiniciados novamente.
  • Clientes também foram registradas com diferentes direitos. O montante dos direitos tem um impacto sobre a quantidade de pacotes que são enviados e solicitados. Um Gerenciador de fila tem mais carga do que um usuário normal do grupo.

Quando ocioso o NEXBOX pegou 10% da CPU

CPU performance when using a MiniPC IDLE
Durante a operação, CPU subiu para 56%

CPU performance when using a MiniPC - During operation
Um teste de desempenho de 1 hora se parece com isso

CPU performance when using a MiniPC - 1 hour performance
Como podemos ver os picos estão sob controle e não há nenhuma subida repentina – tudo é inferior a 60%. Isto significa que o NEXBOX trata esta carga suavemente e tinha 40% da CPU não usado pelo sistema operacional Windows. Que 40% é importante no caso, por exemplo, você desejar para executar uma operação inesperada que consome mais CPU; como gerar um relatório.

MiniPC performance table when used for 3CX
Além disso você pode conectar um SSD desenroscando 2 pequenos parafusos na parte de trás. O NexBOX é perfeito para um pequeno escritório de 25 usuários que desejam um PABX e troncos VoIP de 1-2 e também pode ser usada para conectar com sua Matriz.