Configuração de um Gateway VoIP

Introdução

As linhas telefônicas PSTN tradicionais ainda são uma ótima maneira de fazer chamadas e, em algumas regiões, a única maneira. Ou a Internet não permite isso ou os provedores de telecomunicações tradicionais fornecem linhas telefônicas apenas por meio de um gateway local. Essas linhas precisam então ser conectadas a um Gateway VoIP e conectadas ao 3CX. Você pode ler mais sobre Gateways de VoIP aqui - O que é um gateway de VoIP

Qual Gateway VoIP?

Embora a 3CX não ofereça suporte direto a Gateways de VoIP, recomendamos ou preferimos alguns fabricantes, como Patton, Beronet e Grandstream.

Esses fornecedores testam seus produtos com 3CX e estão familiarizados com ele. Para qualquer suporte técnico você deverá falar diretamente com o fornecedor em questão. Portanto, o suporte técnico disponível para o gateway deve ser um ponto importante na decisão de compra.

Como funciona

A lógica geral da configuração de um gateway de VoIP é configurar o gateway como um tronco SIP no 3CX. Na verdade, não se trata de um tronco SIP porque a direção do registro é diferente. Um tronco SIP sempre será configurado para permitir que o 3CX se registre nele. O tronco SIP do gateway de VoIP se registra no 3CX. Alguns gateways de VoIP agora permitem o registro baseado em IP e, portanto, podem ser configurados como um tronco SIP comum, se você preferir. Essa é a principal diferença entre um tronco SIP e um gateway VoIP e a razão pela qual você precisa selecionar "Add Gateway" e não "Add SIP Trunk".

Passo 1: Conecte o Gateway VoIP

  1. Conecte o Gateway VoIP à rede.
  2. Agora, encontre o IP de rede do gateway:
  1. Faça login na interface da Web do dispositivo
  2. Atualize o firmware para a versão mais recente.
  3. Atribua um IP estático ou crie uma reserva em seu servidor DNS. Tome nota esse IP.

Passo 2: Crie um "Tronco de Gateway VoIP" no 3CX

Criando um Tronco de Gateway VoIP

  1. Clique em "Voice & Chat" e depois em "Add gateway".
  2. Especifique um nome.
  3. Em "Registrar/Server" (Registrador/Servidor), digite o IP do gateway.
  4. Digite o "Main Trunk Number" (Número do tronco principal) e a "Default Route" (Rota padrão) do gateway.
  5. Digite o número de chamadas simultâneas para esse gateway. Esse número não deve exceder o número de linhas que o gateway suporta, por exemplo, um gateway T1 suporta 23 linhas.
  6. Agora, vá para "DID numbers" (Números DID) e especifique quaisquer DIDs vinculados à conexão PSTN que você está conectando ao gateway VoIP.
  7. Anote o ID de Autenticação e a Senha
  8. Clique em OK para criar o tronco.

Passo 3: Crie uma Regra de Saída para o Gateway de VoIP

Use a função "Outbound Rules" (Regras de Saída) para criar uma regra para rotear chamadas pelo dispositivo de gateway:

  1. Clique em "Add" (Adicionar) para criar uma nova regra e especificar seu nome.
  2. Defina as opções de regra para as chamadas a serem roteadas por esse gateway.
  3. Na seção "Make Outbound Calls" (Fazer chamadas de saída), selecione o tronco que acabou de criar.
  4. Clique em "OK" para criar a regra de saída.

Passo 4: Especifique a Conta de Tronco no Gateway VoIP

Configurações SIP no Gateway VoIP

  1. Agora, utilizando a interface da Web do Gateway de VoIP, você precisa criar uma conta SIP/Tronco SIP que será registrada no 3CX. Por meio dessa conta, todas as chamadas de entrada e saída PSTN serão roteadas para a 3CX. O processo é diferente em cada gateway. É necessário garantir que o gateway se registre na 3CX e que todas as portas sejam "agrupadas" em uma única conta SIP.
  2. Use as credenciais obtidas na etapa 2 ao criar o tronco SIP no 3CX e especifique-as no gateway.

Veja Também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 28 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/configuracao-voip-gateway/