Gerenciamento do Status dos Agentes nas Filas

Introdução

As filas de chamadas são usadas para atender melhor às chamadas recebidas. Os membros da fila são chamados de agentes. As filas distribuem as chamadas recebidas aos agentes de acordo com a fila para a qual o autor da chamada discou, quais agentes estão disponíveis e se você tem alguma regra de encaminhamento. Um único agente pode ser membro de várias filas e pode entrar e sair das filas de várias maneiras.

Este guia demonstrará os vários métodos de login e logout de filas no 3CX. O estado padrão dos agentes e de sua participação nas filas no momento da criação do ramal é LOGGED IN.

Log-In e Log-Out Globais

A alternância global de filas adicionará um agente a todas as filas no modo operacional ou as removerá do serviço. No entanto, ela NÃO substituirá os logouts explícitos da fila.

Cliente Web 3CX

Logout do cliente da Web ou do aplicativo de desktop

Você pode facilmente selecionar "Login to queue" (Fazer login na fila) e "Logout from queue" (Sair da fila) na sua foto de perfil do usuário no canto direito superior do seu Cliente Web. A opção será aplicada a todas as filas das quais você é membro.

Botão BLF do telefone fixo

Login na fila BLF

Os Telefones Fixos IP não têm um botão "Q" para fazer login ou sair das filas. Nesse caso, você pode usar uma das teclas BLF configuradas do telefone para fazer login e logout. Você ouvirá uma confirmação de áudio de que "Este ramal está conectado à fila". Você também pode fazer logout das filas usando um botão BLF de logout separado, seguido de uma confirmação de áudio.

Códigos de Discagem

Alguns Telefones IP não têm teclas BLF. Nesse caso, os agentes precisarão usar códigos de discagem, que são fornecidos no PABX para entrar e sair das filas. Os códigos de discagem são definidos no 3CX Management Console e configurados pelo administrador do PABX.

  • Por padrão, o código de discagem para fazer login em uma fila é *62
  • Por padrão, o código de discagem para fazer logout de uma fila é *63

Automaticamente com base no Status do Perfil do Usuário

Um agente pode ser automaticamente conectado ou desconectado das filas, dependendo do status do perfil do usuário. Por exemplo, quando o agente estiver "Disponível", ele será conectado automaticamente às filas. Quando o agente escolher "Away" (Ausente) ou "Do Not Disturb" (Não perturbe), o agente será automaticamente desconectado das filas.

Automaticamente com base na hora do dia

O administrador também pode configurar um usuário para alterar o status do perfil com base na hora do dia e, conforme mencionado acima, o status da fila será alterado de acordo. O ramal pode seguir o horário de expediente do PABX ou seguir o horário de expediente específico definido para o ramal. O ramal também pode ter horários de intervalo específicos. O agente será então conectado ou desconectado de acordo.

  • Durante o Horário Comercial, o ramal estará no estado "Disponível".
  • Fora do Horário de Expediente, o ramal estará no estado "Do Not Disturb" (Não perturbe)
  • Durante os Horários de Intervalo, o ramal estará no estado "Ausente".

Log-In e Log-Out Explícitos (Seletivos)

Um agente pode ser membro de mais de uma fila e pode escolher de quais filas ele será membro. Nesse caso, o painel pode ser usado para selecionar em quais filas individuais um agente será conectado.

Cliente Web 3CX

Captura de tela da chamada em fila do Cliente Web 3CX

Use o Cliente Web 3CX para fazer login e sair de filas individuais:

  1. Vá para "Panel" (Painel).
  2. Selecione uma das filas disponíveis.
  3. Clique no indicador "Logged in / Logged out" abaixo do nome do agente para fazer login ou logout do agente nessa fila.

Os gerentes de fila podem fazer login/logout em nome do agente

O login e o logout explícitos também podem ser feitos em nome do agente, pelo(s) gerente(s) de fila atribuído(s). Os agentes que não são gerentes de fila só podem entrar e sair das filas por conta própria.

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 6 de março de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/pabx-status-fila/