Telefones SIP e VoIP – O que são?

Os telefones VoIP são dispositivos conectados a um sistema de telefone IP usando LAN (Rede de área local) ou a Internet. Em comparação, os telefones tradicionais funcionam na rede de telefonia PSTN, composta por fios de cobre físicos. O VoIP converte o áudio padrão do telefone em um sinal digital que pode ser transmitido pela Internet e também converte os sinais de entrada do telefone digital vindos da Internet em áudio telefônico padrão. Um telefone VoIP permite aos usuários fazer chamadas usando VoIP (protocolo de voz sobre internet), para qualquer softphone, dispositivo móvel ou telefone fixo. Um telefone VoIP pode ser um softphone simples baseado em software ou um dispositivo de hardware.

Que tipos de telefones SIP / VoIP existem?

A maioria dos telefones IP usa SIP (Session Initiation Protocol), sejam eles telefones IP de hardware ou softphones. Alguns fabricantes conhecidos de telefones VoIP incluem Fanvil, Htek, Snom e Yealink. 3CX inclui um softphone de alto desempenho e rico em recursos para Windows e a Web, bem como apps de smartphone para iOS e Android.

Telefones fixos

Os telefones SIP de hardware são muito semelhantes aos telefones analógicos tradicionais ou telefones fixos; no entanto, eles foram desenvolvidos para fazer chamadas por meio de sua conexão com a Internet, em vez de um serviço de telefone PSTN tradicional. Os recursos básicos incluem a funcionalidade de chamada tradicional, como fazer e receber chamadas, correio de voz e chamadas em conferência. Dispositivos mais sofisticados, no entanto, podem permitir que você acesse contatos, configure BLFs (Busy Lamp Fields) e até mesmo mantenha chamadas de vídeo.

Softphones

Os softphones, por outro lado, são apps de software que são usados ​​em seu computador, tablet ou smartphone e se comportam exatamente como um telefone IP normal. Eles fornecem funções de telefone regulares, como fazer e receber chamadas, bem como alguns recursos mais avançados, como videoconferência, mensagens instantâneas e muito mais. A maioria das soluções de comunicação empresarial inclui aplicativos de softphone, tornando-os uma solução acessível para pequenas empresas. Tudo o que é necessário com um softphone são os alto-falantes ou microfones embutidos do dispositivo ou fone de ouvido.

Use um telefone analógico via adaptador ATA

É possível usar um telefone analógico com um sistema de telefonia VoIP; para fazer isso, você pode usar um adaptador ATA. Um adaptador ATA permite que você conecte o conector de rede Ethernet ao adaptador e, em seguida, conecte o telefone ao adaptador. Seu telefone antigo aparecerá para o software do sistema de telefonia VoIP como um telefone SIP normal.

Dependendo do fabricante, os telefones VoIP são baratos para comprar e podem ser comprados online através de uma das muitas lojas online de produtos VoIP. À medida que os sistemas de telefonia VoIP cresceram em popularidade, os telefones SIP tornaram-se mais amplamente disponíveis e acessíveis. 3CX suporta todos os telefones VoIP populares, pois é baseado no padrão SIP aberto. Você também pode provisionar automaticamente a maioria dos modelos de telefone IP.

Como funciona um sistema de telefonia VoIP?

Os modernos sistemas de telefonia IP empregam um serviço VoIP ou provedor de VoIP para facilitar a transferência de voz e dados pela rede IP. Enquanto nas linhas telefônicas tradicionais PSTN o sinal é transferido por linhas físicas, esse não é o caso com VoIP. Isso torna os sistemas VoIP inerentemente mais escaláveis, pois novas extensões e ramificações podem ser implantadas sem esforço, sem a necessidade de fiação de cobre e infraestrutura adicionais. Com uma solução de sistema de telefonia VoIP, voz e dados são convertidos em pacotes digitais que são então transferidos pela internet e reconstruídos na mensagem original para o receptor obter em tempo real.

A natureza da telefonia IP permite que ela seja muito mais econômica, com as empresas capazes de fazer uso de chamadas gratuitas e tarifas reduzidas para chamadas de longa distância e internacionais. Além disso, torna as comunicações mais flexíveis e acessíveis. Os sistemas de telefonia comercial podem ser gerenciados online e os usuários podem levar seus números de telefone comerciais com eles em seus telefones celulares com aplicativos de softphone. Isso permite um maior potencial de trabalho remoto e comunicações e mobilidade aprimoradas para os funcionários.

Telefones SIP e VoIP – O que são?

Quais são os recursos de um telefone VoIP típico?

A maioria dos dispositivos modernos oferece funções básicas, alguns recursos avançados e um nível de personalização. Esses incluem:

  • Teclas de discagem do teclado padrão
  • Ajuste de volume
  • Alto-falante
  • Teclas de rediscagem, transferência, espera, mudo e correio de voz
  • Tecla do fone de ouvido para troca automática entre dispositivos
  • Teclas de menu/navegação para definir as configurações (som, encaminhamento de chamadas, hora e data, display, etc.)
  • Acesso à lista telefônica da empresa
  • Chaves BLF
  • Wi-Fi e Bluetooth integrados
  • Porta USB

Os telefones fixos SIP mais avançados também oferecem videoconferência integrada e compartilhamento de conteúdo no dispositivo.

Como escolher um telefone VoIP?

A maioria das empresas descobrirá que uma combinação de softphones e telefones fixos proporciona a melhor configuração – com a 3CX recomendamos ambos, já que nossos softphones e aplicativos móveis são gratuitos. Ao decidir se um telefone fixo é necessário, considere se os funcionários se sentem mais confortáveis ​​com um telefone IP e se ele faz mais sentido para sua função. Os agentes do call center podem preferir um dispositivo físico, mas é mais provável que usem um fone de ouvido – portanto, escolha um telefone IP que tenha portas Bluetooth ou USB integradas para que possam conectar o dispositivo sem problemas. Além disso, os funcionários podem configurar mais facilmente seu escritório em casa com um softphone, sem a necessidade de um dispositivo de desktop.

  • O fabricante/modelo é compatível com seu sistema de comunicação? Embora a maioria dos telefones IP possa ser configurada manualmente, soluções de software modernas como 3CX oferecem configuração plug & play que elimina todo o trabalho duro. Veja os dispositivos compatíveis com 3CX aqui.
  • Quais recursos você precisa? A maioria dos funcionários trabalhará bem com um telefone IP padrão com preços razoáveis. Os principais executivos e diretores podem se beneficiar de um telefone VoIP mais avançado, que lhes permitirá economizar tempo e se comunicar com mais eficiência a partir de um único dispositivo.
  • O seu telefone VoIP escolhido é à prova de futuro? Você pode ficar tentado a optar por dispositivos usados, mas certifique-se de que eles são de geração mais recente e provavelmente durarão com atualizações de software por um longo período de tempo.
  • Você precisa de uma solução de sala de conferências? Existem também vários modelos que são construídos especificamente para isso. É uma boa ideia comprar pelo menos um para cada espaço que você espera para realizar chamadas em conferência.

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