Sem dúvida, CIOs e administradores de TI são confrontados com algumas preocupações e considerações ao planejar a substituição de seu antigo PABX legado por uma nova solução baseada em software com Comunicação Unificada (Unified Communications). Muito possivelmente, a maior escolha que terão de fazer é se irão hospedar em nuvem, ou implantar no local. Neste blog post de três partes vamos examinar as exigências, as vantagens e as possíveis desvantagens dos dois cenários de implantação.

Soluções de PABX On-Premise (no local)

O termo “On Premise” (no Local) refere-se a instalações do PABX dentro da rede local (LAN) da empresa. Nesse caso, um PABX moderno baseado em software, como o 3CX, normalmente é instalado fisicamente em uma máquina, appliance de servidor dedicado ou instalado em uma máquina virtual. Os dispositivos periféricos, como telefones, gateways e softphones, normalmente são instalados na mesma rede local e interagem diretamente com o PABX IP. As linhas telefônicas tradicionais (ISDN, E1 R2, PSTN & GSM) ou linhas VoIP (Troncos SIP) podem ser conectadas, mas também ramais remotos podem ser instalados fisicamente dentro dos escritórios locais e remotos. A conectividade com a Internet permite o tráfego de dados com o mundo fora da empresa.

Principais vantagens de uma solução On-premise (local):

  • Controle direto da máquina que hospeda a instalação do PABX.
  • Conectividade direta local com o gateway para linhas tradicionais.
  • Acesso direto a aplicativos ERP, CRM e Banco de Dados que residem dentro da rede local e que não estão preparados para o ambiente Cloud.
  • Caso a conectividade com a Internet falhe devido a problemas técnicos, o PABX continua operando explorando rotas de backup locais (linhas tradicionais).
  • O tráfego de voz sobre o link de internet é reduzido pois somente trafega dados com o provedor VoIP e quaisquer outros ramais remotos somente.
  • No caso de infraestruturas com um número significativo de ramias, especialmente quando são utilizadas funcionalidades como a gravação de chamadas, a solução no local geralmente garante uma melhor eficiência.

Possíveis aspectos críticos de uma solução On-premise (Local):

  • Aumento do tráfego no link de Internet para se conectar com aplicativos de CRM e com bancos de dados em nuvem, ou conectar ramais remotos (softphone e telefones físicos remotos) de equipe de funcionários móveis e Home-Offices.
  • Com algumas soluções, é possível que seja necessário mais tempo (e consequentemente custos mais altos) com manutenção e atualização do sistema.
  • Provedores de Internet, bem como roteamento e equipamentos de Firewall devem ser escolhidos e avaliados com maior cuidado.
  • Pode encontrar possíveis problemas relacionados à presença de equipamentos de roteador / firewall fornecidos pelo provedor de Internet que não cumpram as especificações do protocolo SIP ou podem até mesmo inibir e bloquear a comunicação correta com provedores VoIP.

Aguarde a segunda parte do post onde vamos explorar os  Prós e Contras da solução de PABX IP na nuvem!