PABX em Nuvem

Com as soluções em nuvem, o software PABX reside fora da empresa e está hospedado em um data center ou provedor de hospedagem. O PABX é assim instalado em um local remoto e se comunica com os telefones VoIP dentro da Empresa e com a rede telefônica pública através da Internet. Neste caso, cada chamada para a rede telefônica pública normalmente passa pela conectividade da Internet da empresa. A conectividade de dados na empresa é, portanto, um “fator-chave” nessa escolha.

Vantagens:

  • Maior largura de banda disponível para conexão com provedores de VoIP e serviços em nuvem vinculados ao PABX, como aplicativos de CRM em nuvem.
  • Os funcionários remotos da empresa (ou Home-Offices), Filiais e funcionários que usam aplicativos em smartphones se conectam diretamente ao PABX da nuvem, consumindo a largura de banda de dados disponível do provedor de hospedagem. Portanto, todos os “usuários remotos” não consomem banda do link ADSL da empresa.
  • Maior facilidade de manutenção, uma vez que pode ser terceirizada para um especialista.
  • Menos questões críticas relacionadas à escolha de dispositivos de roteador/firewall corporativo caso a empresa adote um SBC como o 3CX Session Border Controller.
  • Ao usar um SBC dentro da rede corporativa, o fluxo de dados RTP de voz para chamadas internas (incluindo chamadas internas fisicamente localizadas na empresa) não vão para o PABX na Nuvem, e sim é trocado diretamente entre telefones, permanecendo dentro da rede local.
  • Fácil de usar links de internet de backup para manter o acesso ao PABX na nuvem.
  • O PABX em Nuvem normalmente é feito como serviço o que também pode incluir serviços de manutenção de rotina.
  • Menor investimento em infraestruturas como servidor/appliance com risco zero quanto a sua obsolescência.

Possíveis aspectos críticos relacionados a uma solução em nuvem são:

  • A conectividade de dados utilizada na empresa deve ser escolhida com muito cuidado, pois é o meio fundamental com que se baseia o funcionamento do PABX. É importante prestar atenção ao MGB (largura de banda mínima garantida) fornecido pelo Provedor de Internet (ISP).
  • No caso de problemas com falhas de conectividade de link de internet, os telefones permanecem isolados e não podem se comunicar com o PABX da nuvem. Recomenda-se, neste caso, sempre ter um link de Internet de backup.
  • A escolha do data center e do provedor de hospedagem para o seu PABX é crítica e deve ser cuidadosamente avaliada.
  • A solução de nuvem se encaixa perfeitamente com sistemas de VoIP completos onde a conexão à rede telefônica pública é feita através de um provedor de VoIP. A ligação das linhas telefónicas PSTN locais via gateway é possível mas apenas recomendada no caso de um número limitado de linhas telefónicas.

Saiba mais na Parte 1.

Na parte 3 do artigo tentaremos tirar conclusões e fornecer indicações sobre a escolha da implantação On-Premise (local) e soluções de PABX em nuvem.