Escolha entre Pabx Local ou NuvemNos capítulos anteriores, analisamos detalhadamente e comparamos as especificidades das soluções de PABX on-premise (local) e de sistemas baseados em nuvem.

Escolher a melhor solução depende de muitos fatores. A transição para sistemas em nuvem é mais avançada em países e áreas em que a conectividade de banda ultra-larga está mais difundida. Este é, provavelmente, o primeiro fator a considerar. Se você mora em uma área coberta por ultra-banda larga a definitivamente a opção de nuvem deve ser considerada. Pelo contrário, se você estiver localizado em uma área com cobertura limitada de dados, é aconselhável, e em alguns casos necessário, adotar um sistema no on-premise (local).

O tamanho da empresa também é um elemento a considerar. Pequenas e médias instalações são definitivamente as mais adequadas para ser hospedado na nuvem. Grandes instalações que dependem de um número muito elevado de ramais telefônicos e ainda usam muitas linhas PSTN locais (analógicas), devem ponderar a migração para a nuvem com muito cuidado. Caso seja útil considerar uma solução híbrida no on-premise (local)/nuvem.

Os sistemas de software modernos, como o 3CX, permitem estabelecer conexão entre o PABX on-premise (local) e a nuvem, através de uma ponte segura, protegida e encriptada, de modo a beneficiar das vantagens combinadas de ambas as soluções.

Se os requisitos de largura de banda mencionados anteriormente forem cumpridos, um fator importante de escolha pode ser a disponibilidade de um administrador de TI com as habilidades necessárias para o gerenciamento do PABX. Sistemas de nuvem são geralmente fornecidos e cobrados através de uma taxa mensal que inclui a gestão e administração do próprio PABX. O custo total pode ser significativamente menor do que o de uma infra-estrutura on-premise (local) no caso de pequenas e médias empresas que não têm equipe de TI internas.

Por que a 3CX é a melhor escolha?

Nem todos os PABX de nuvem são os mesmos: este é um fato que muitas vezes é esquecido. Ao escolher um PABX em nuvem, as principais considerações são segurança, capacidade de expandir o sistema, liberdade de usar os dispositivos escolhidos e os troncos SIP e, por último, mas não menos importante, a capacidade de migrar o sistema.

Pontos fortes do 3CX na nuvem

  • Segurança: 3CX é um software PABX que presta atenção especial aos fatores de segurança relacionados à privacidade e à prevenção da fraude de TI. Todas as informações que passam pela nuvem são protegidas pelos mais avançados sistemas de criptografia.
  • Flexibilidade: todas as licenças podem ser atualizadas. Isso significa que o PABX pode crescer gradualmente com o seu negócio.
  • Independência: A licença 3CX é um investimento com valor agregado: portabilidade. Todas as licenças 3CX podem ser usadas de forma intercambiável no local e na nuvem. A empresa pode então decidir adotar uma solução on-premise (local) e migrar para uma nuvem e vice-versa. Além disso, se houver necessidade de alterar o provedor de hospedagem, o operador, a licença e a configuração completa do sistema podem ser facilmente transferidos para outro provedor de serviços.
  • Sem restrições de hardware proprietário: 3CX funciona com os telefones mais comuns e populares e dispositivos IP no mercado. Portanto, não há obrigação de usar hardware proprietário imposto pelo provedor de PABX de nuvem.
  • Ver artigos anteriores:
    Parte 1
    Parte 2