Códigos de discagem do PABX - Como usá-los diretamente do seu telefone.

Introdução

Os códigos de discagem são combinações de teclas/números usadas para acessar funções no sistema telefônico diretamente do telefone. O administrador pode alterá-los no Console de Gerenciamento > “Settings > “System > “Dial codes. Esta seção descreverá os códigos de discagem padrão.

Códigos de Discagem DTMF nas Configurações do Console de Gerenciamento 3CX.

Estacionamento

Se desejar “estacionar uma chamada e, em seguida, atender a chamada de outro ramal, você poderá fazer isso estacionando a chamada na “órbita de estacionamento. Como alternativa, você pode usar a “órbita de estacionamento compartilhado. As diferenças estão descritas abaixo aqui.

Para estacionar uma chamada

Em uma chamada estabelecida para o seu ramal, inicie o “procedimento de transferência cega e transfira a chamada para *0[0-9]. Por exemplo, *01 colocará a chamada na órbita de estacionamento 1, *02 colocará a chamada na órbita de estacionamento 2, etc.

Para atender a uma chamada estacionada

Disque *10 a *19, em que 0 a 9 é o número da órbita de estacionamento em que a chamada foi estacionada. Por exemplo, se você discar *11, atenderá todas as chamadas estacionadas na órbita de estacionamento 1, *12 atenderá todas as chamadas estacionadas na órbita de estacionamento 2, etc.

Estacionamento de Várias Chamadas

As órbitas de estacionamento permitem o estacionamento de várias chamadas na mesma órbita. Portanto, ao desbloquear, você pode adicionar o número do ramal no qual a chamada foi estacionada para ter certeza de que está desbloqueando a chamada correta.

Por exemplo, se o ramal 100 estacionou uma chamada no parque 0, essa chamada poderá ser capturada por outro ramal digitando-se *10100. Caso contrário, a omissão do número do ramal desbloqueia a chamada estacionada há mais tempo na órbita específica.

Atender a uma chamada

Se você ouvir o toque de um determinado ramal e souber que o proprietário desse ramal não pode atender à chamada, poderá atender à chamada usando a função “Call Pickup. Para fazer isso, digite: *20*<número do ramal>

Isso redirecionará a chamada ativa do ramal especificado para o seu ramal. Você também pode recuperar uma chamada de um ramal que está tocando sem especificar o número do ramal. Para isso, digite *20* seguido da tecla send. Isso redirecionará a chamada com o toque mais longo para o seu ramal.

Alterar Status do Perfil

Você pode alterar seu status usando o código de discagem da seguinte maneira: *3[0-4]. 0 é “Available (Disponível), 1 é “Away (Ausente), 2 é “Do not Disturb (Não perturbe), 3 é “Custom 1 (Personalizado 1) e 4 é “Custom 2 (Personalizado 2).

Por exemplo, ao discar *31 do ramal 100, o status do perfil do ramal 100 será alterado para Ausente.

Conectar-se ao correio de voz do ramal

Para deixar uma mensagem na caixa de correio de voz de um determinado ramal: Disque *4<número do ramal>.

Por exemplo, *4100 deixará uma mensagem de correio de voz na caixa de correio de voz do ramal 100.

Extensão de registro ENTRADA/SAÍDA de filas

Para fazer login ou logout de um ramal das Filas, você pode usar os seguintes códigos de discagem:

  • Disque *62 para registrar os ramais nas filas
  • Disque *63 para registrar os ramais fora das filas

Para obter mais informações sobre como gerenciar o status do agente da fila, consulte este guia: https://www.3cx.com.br/docs/pabx-status-fila/

Paging

O recurso de intercomunicação permite que você faça um anúncio para outro ramal sem que a outra parte precise pegar o fone. A mensagem será reproduzida pelo alto-falante do outro telefone. O áudio é bidirecional, e a parte chamada pode responder imediatamente sem pegar o fone. A paginação também é um direito de grupo que deve ser atribuído a um ramal. O ramal pode então usar o paging em seu grupo de ramais. Se o direito estiver ausente, as chamadas de paginação serão convertidas em chamadas normais.

Iniciar uma Chamada de Intercomunicação

Prefixe o ramal que deseja chamar com *9, seguido do ramal. Por exemplo, para fazer uma chamada intercomunicador para o ramal 100, você deve discar *9100

Importante: o código de discagem de intercomunicação está desativado por padrão. Se quiser que o telefone atenda automaticamente (aplicável somente a dispositivos legados), será necessário configurar um código de discagem em “Settings“ (Configurações) > “System“ (Sistema) > “Dial Codes“ (Códigos de discagem) > “Paging“ (Busca). Esse código de discagem deve ser exclusivo e não deve entrar em conflito com nenhum dos outros códigos de discagem.

Código de Cobrança

O código de cobrança permite que você marque chamadas específicas com códigos de faturamento para produzir relatórios. Por exemplo, é possível fazer com que os agentes usem códigos de faturamento diferentes ao discar externamente a fim de verificar o faturamento total dos agentes ou se você está fazendo uma chamada para um cliente específico e cobrará dele depois. Para marcar chamadas com códigos de cobrança, você precisará usar ** (valor padrão). Isso permite que você adicione uma tag a uma chamada que deseja fazer.

Por exemplo, sempre que fizer uma chamada para um determinado cliente, você deseja marcar a chamada com o código de cobrança desse cliente (por exemplo, 3265), para que possa cobrá-lo. Ao fazer uma chamada relacionada a um cliente específico, o autor da chamada deve discar o número no seguinte formato:

Número de Destino**3265.

Por exemplo, se o número for 17771231233, o autor da chamada precisará discar 17771231233**3265

Esse código de cobrança pode ser usado como um filtro nos relatórios do 3CX (e, em particular, no relatório de chamadas com filtro para destino: Match Billing Code) para ver quantas chamadas foram feitas usando o código de cobrança específico, conforme mostrado abaixo.

Códigos de Discagem para Relatórios de Chamadas no Console de Gerenciamento 3CX.

Aqui vemos que o código de cobrança foi inserido na caixa de texto “Match Bill Code (Corresponder código de cobrança). Isso consultará e exibirá todas as chamadas que foram feitas usando a tag de código de cobrança “3265.

Códigos de Discagem - Tag de código de cobrança

Forçar o 3CX a estar DENTRO ou FORA do escritório - código de emergência

Esse código de discagem (que não é especificado por padrão para fins de segurança) é um código que, quando usado, definirá todo o PABX como:

  • Em horário comercial
  • Fora do horário de expediente
  • De volta à comutação automática com base no horário

Esse código foi criado para serviços de emergência quando você precisa alterar as rotas de todas as suas linhas VoIP para DENTRO ou Fora do escritório rapidamente com uma única chamada telefônica.

Uso desse Código de Discagem

Vamos supor que o administrador configure esse código de discagem como *64 e também suponha que o horário de expediente global esteja definido das 9h às 17h30min.

Configuração do 3CX para o Horário Comercial

Se o administrador discar *641 (acrescentando um 1 ao código), será exibida uma mensagem informando que “o 3CX agora está configurado para o horário de expediente. Isso significa que o PABX desconsiderará a hora ou o dia atual (mesmo que seja feriado) e definirá todas as rotas das Gateways, dos provedores de VoIP e das DID/DDIs para rotear para o destino de horário comercial.

Configuração do 3CX para Horário Fora do Expediente

Se o Administrador discar *642 (acrescentando um 2 ao código), será exibida uma mensagem informando que “o 3CX agora está configurado para o horário fora do expediente. Isso significa que o PABX desconsiderará a hora ou o dia atual (mesmo que sejam 10h, por exemplo) e definirá todas as rotas de gateways de PSTN, provedores de VoIP e DID/DDIs para rotear para o destino fora do horário comercial.

Configuração do 3CX para Operação em Horário Comercial Padrão

Se o Administrador discar *64 (sem nada anexado), será exibida uma mensagem informando que “o 3CX agora está usando o HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO PADRÃO. Isso significa que, nesse exemplo, o PABX substituirá os dois comandos anteriores e se comportará da seguinte forma: das 9h às 17h30, as linhas/portas serão roteadas para destinos no horário comercial e, das 17h31 às 8h59, as linhas/portas serão roteadas para destinos fora do horário comercial.

Serviço de Agente de Transferência Móvel

Esse serviço permite que os usuários gerenciem as chamadas encaminhadas para seus telefones celulares (GSM).

Para que o Mobile Transfer Service funcione, a opção “Toque meu celular simultaneamente deve estar ativada na regra de encaminhamento do ramal. Outros números externos não podem ser usados para ativar o agente de transferência móvel. Esse serviço permite fazer transferências usando entradas DTMF para que você possa efetivamente fazer transferências a partir do seu telefone celular.

Função 1: HOLD

Durante uma chamada, pressione *80 - Isso colocará a chamada atual em espera.

Função 2: UN-HOLD

Pressione *81 - para cancelar a chamada em espera.

Função 3: Transferência Cega para um Ramal

Pressione *82# número/extensão # - Isso fará uma transferência cega da sua chamada atual para o ramal ou número desejado.

Exemplo: Transfira uma chamada para o ramal 105 ou para um número externo 099219095, em que 0 é a regra de saída para que a chamada seja feita via PSTN.

Disque *82#105# OU *82#099219095# - Isso fará uma transferência cega (*82) da sua chamada atual do PABX para o ramal discado (105) ou para o número (099219095). Seu celular será desconectado da chamada e a chamada do PABX será conectada ao 105 ou 099219095, respectivamente.

Função 4: Transferência Assistida

Atender a chamada recebida do PABX

Pressione *83# número/extensão # para colocar a chamada atual em espera e ligar para esse número

Pressione *84 para concluir a transferência quando o destinatário atender

Exemplo: Quando estiver em uma chamada, pressione *83#105# - Isso colocará a chamada atual (do PBX) em espera e fará uma nova chamada para o número 105. Quando o 105 atender, anuncie a chamada ao destinatário e disque *84. O PABX 3CX ingressará na chamada em espera anterior com o 105 e o desconectará de ambas as chamadas.

Função 5: Conferência

Agora é possível criar conferências de três vias usando o Mobile Agent Service do seu telefone celular. Para criar uma conferência de três vias, siga as etapas a seguir:

  1. Atenda a chamada recebida do PABX
  2. Pressione *83#número/extensão# para colocar a chamada atual em espera e ligar para esse número
  3. Quando o número/extensão for atendido, disque *85. Isso fará com que a chamada em espera anterior seja cancelada, manterá seu celular conectado e transferirá a chamada em espera anterior para o número discado na etapa 2, criando assim uma conferência com três pessoas.

Exemplo: aceitar chamadas recebidas e fazer uma conferência de 3 pessoas com o número 105.

Atenda a chamada de entrada do PABX. Disque no teclado do seu telefone *83#105# (isso colocará a chamada anterior em espera e discará 105)

Quando o 105 atender, disque *85 para criar uma conferência entre o 105, você e a chamada que você atendeu na etapa 1.

Bloqueio da Identificação de Chamadas Recebidas

Você pode ocultar o ID de saída de quem está ligando em uma chamada específica. Para fazer isso, basta preceder o número de discagem com *5. Exemplo: se eu quiser ligar para o número 004412345678, mas quiser fazer isso de forma anônima, disque *5004412345678 ou Outbound rule + *5 + Number. Seu identificador de chamadas de saída ficará oculto.

Hotdesking

O hot desking permite que vários usuários se conectem a um telefone IP local ou remoto, um de cada vez. Saiba mais sobre como usar o recurso Hot Desking 3CX.

Fazendo Login

Para fazer login no telefone IP, o usuário disca *77* seguido do número do ramal. Se a chamada for desconectada com a mensagem “forbidden (proibido), certifique-se de que nenhum outro “Dial code (código de discagem) comece com *7.

Fazendo Logout

Para fazer logout do dispositivo, o usuário disca *77*5.

Hotel - Códigos de Camareira

Os Códigos de Camareira são códigos específicos que podem informar aos sistemas PMS o status de um quarto de hóspedes em um hotel. Isso depende da integração do PMS para ser pré-configurado. Os códigos variam para Mitel e Fidelio, mas o conceito de como controlar o status do quarto é o mesmo.

Para que os códigos de camareira funcionem, você deve pré-configurar um URA como um Serviço URA de chamada de despertar: 

  1. Vá até “Digital Receptionist e crie ou edite um URA.

Crie um novo URA Despertar no Console de Gerenciamento 3CX.

  1. Defina o “Type (Tipo) como “Wake up (Despertar). Somente um URA “Wake UP pode ser configurado.
  2. Clique em “OK para salvar.

Vamos supor que uma camareira esteja em um quarto de hotel e queira definir o quarto como Sujo/Vago. Do telefone do quarto (quarto = número do ramal), disque *68<status do quarto> para definir o estado do quarto. Os sistemas PMS conectados, como o Fidelio, serão informados para definir o status do quarto de acordo. Por exemplo, para o Fidelio, o código padrão para Dirty/Vacant (sujo/vago) é “1, seria *681. Os usuários conectados ao PMS verão que esse quarto agora está sujo/vago. Os códigos de status de quarto padrão compatíveis com o MITEL e o Fidelio são:

Protocolo MITEL:

  1. Maid Present (Camareira Presente)
  2. Clean (Limpo)
  3. Not Clean (Não Limpo)
  4. Out of Service (Fora de Serviço)
  5. To be inspected (A ser inspecionado)
  6. Occupied/Clean (Ocupado/Limpo)
  7. Occupied/Not Clean (Ocupado/Não Limpo)
  8. Vacant/Clean (Vago/Limpo)
  9. Vacant/Not Clean (Vago/Não Limpo)

Micros Fidelio:

  1. Dirty/Vacant (Sujo/Vazio)
  2. Dirty/Occupied (Sujo/Ocupado)
  3. Clean/Vacant (Limpo/Vazio)
  4. Clean/Occupied (Limpo/Ocupado)
  5. Inspected/Vacant (Inspecionado/Vazio)
  6. Inspected/Occupied (Inspecionado/Ocupado)

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 11 de junho de 2023

https://www.3cx.com.br/docs/codigos-discagem-pabx/