O Módulo 3CX Hotel

Introdução

Os recursos do PABX hotel são específicos para ambientes de hospitalidade. As seguintes funções podem ser alcançadas:

  • Check-in e Check-out dos hóspedes (via PMS ou 3CX WebClient).
  • Configurando ramais de hóspedes para Não Perturbe.
  • Bloqueio de chamadas externas quando um quarto não está ocupado.
  • Programe chamadas para despertar.
  • Permite cobrança de chamadas para salas (via Fidelio PMS).
  • Permite que o serviço de limpeza estabeleça o status do quarto através do telefone 

O Módulo 3CX Hotel pode integrar-se aos sistemas de software do hotel / Sistemas de Gestão de Propriedade (PMS), como Micros Fidelio, Roommaster, Hilton e muito mais. Isso pode ser feito através de uma interface compatível com Fidelio ou Mitel. Para configurar os serviços do 3CX Hotel, inicie sessão no Console de gerenciamento 3CX > Configurações > Serviços de hotel.

Os recursos do 3CX Hotel fazem parte das Edições Pro e Enterprise. Funciona em segundo plano e permite a integração com o Sistema de Gestão de Propriedade. Com a integração, muitas das funções podem ser ativadas a partir do software PMS.

Operações de Check In / Out

O módulo 3CX Hotel realiza as seguintes funções no check-in/out:

Operações de Check-In

  • Define o nome do ramal.
  • Habilita o ramal que permite chamadas de saída.
  • Exclui todas as mensagens de correio de voz.
  • Limpa status de Não perturbe (DND).
  • Atualiza arquivos de lista telefônica para telefones IP.
  • Re-provisões suportadas por telefones IP.

Operações de Check-Out

  • Deixa o nome em branco para mostrar que não há ninguém no quarto.
  • Desativa as chamadas de saída no ramal.
  • Exclui todas as mensagens e gravações de correio de voz.
  • Limpa o status de Não perturbe (DND).
  • Atualiza arquivos de lista telefônica para telefones IP.
  • Re-provisões suportadas IP telefones.

Ligações de Despertar

O sistema permite que as chamadas de despertar sejam agendadas. Isso pode ser definido pelo hóspede do quarto sem a intervenção do recepcionista. O hóspede aciona essa função através do serviço de IVR e segue as instruções para configurar uma chamada de despertar. Na hora agendada, o sistema ligará para o hóspede e reproduzirá uma mensagem predefinida quando o hóspede atender a chamada. As chamadas de despertar também podem ser agendadas através do PMS.

Cobrança

O sistema registrará as chamadas de cada quarto e exibirá custos de chamadas com base na configuração no Console de Gerenciamento da Central Telefônica 3CX.

O sistema pode produzir um registro de dados de chamada configurável (CDR) para cada chamada. O CDR pode ser enviado para um arquivo de texto separado (uma chamada por arquivo de texto), para um arquivo de texto contendo todas as chamadas ou para uma porta TCP. Para cada caso, o formato exato pode ser personalizado.

Definir Status do Quarto

Esta função permite que os responsáveis pela limpeza dos quartos definam o status do quarto através do telefone. A mensagem de status da empregada é acionada por uma chamada do quarto em questão e pela inserção do código de recurso especial, seguido pelo código apropriado para especificar o status do quarto.

Nota: Os códigos são diferentes dependendo do sistema PMS utilizado. 3CX PMS suporta 9 estados de código de camareira enquanto Fidelio suporta 6.

Por exemplo: Discar “*682” do quarto 101 acionará uma mensagem de status de camareira para o PMS que definirá o status do quarto 101 como limpo. Neste exemplo, “*68” é o código de recurso especial (configurável) e “2” é o código de status “Limpo”.

Mais informações sobre como usar os códigos de discagem para definir o status de um quarto podem ser encontradas na documentação do código de discagem.

Se o código estiver correto ou incorreto, a mensagem de mídia correspondente será reproduzida. Os arquivos de prompt de áudio podem ser configurados no Console de Gerenciamento do 3CX Hotel > “Arquivo” > “Configuração” > Seção “Código de Status de Camareira”.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 31 de agosto de 2022

https://www.3cx.com.br/docs/hotel-pbx/