Configuração e Uso do Recurso de Chamada Despertar/Lembrete

Nesse tópico

Introdução

Um recurso importante para um hotel é a capacidade de configurar e iniciar chamadas de despertar (Wake Up calls). O 3CX tem um IVR que permite que os clientes criem suas próprias chamadas de despertar.

Criando um Recepcionista Digital para Chamada de Despertar

Esse Recepcionista Digital (DR) é necessário para realizar chamadas Wake-Up e gerenciar os códigos de discagem de status da sala. Para configurar um DR de despertar:

  1. No Management Console vá para →  “Digital Receptionist” →  Selecione “Add Digital Receptionist”.
  2. Configure um nome para esse Recepcionista Digital. Por exemplo: Wake-Up IVR. 

Adicionando de uma recepcionista digital

  1. Grave um prompt de áudio que diga, por exemplo, "Prezado convidado, esta é a sua chamada para despertar". Você também pode usar o botão “Record on Phone” para gravar rapidamente um aviso de áudio usando um ramal.
  2. Role para baixo até a caixa de Grupo “Options” e marque a caixa de seleção “Wake-up Call IVR Service”. Clique em “OK” para salvar.

Serviço de Wake-up Call IVR

Observação: somente um serviço Wake up IVR é permitido. Você pode ver rapidamente qual é o serviço Chamada de Despertar IVR na página Digital Receptionist Summary (Índice do Recepcionista Digital). O serviço Chamada de Despertar IVR terá [Wake-up IVR] ao lado do nome.

Configurando uma Chamada de Despertar / Lembrete

Pelo Telefone (Conduzido pelo Hóspede)

Uma chamada para despertar pode ser criada pelo hóspede do quarto sem a intervenção do recepcionista.

  1. No exemplo acima, o serviço IVR de chamada de despertar foi definido como IVR 807.
  2. Os convidados podem ligar para o ramal do Wake-up Call IVR Service e serão recebidos no menu de configuração do Wake-up Call para definir a data e a hora da chamada de despertar.

Se a Chamada de despertar não for atendida, ela poderá ser configurada para ser enviada ao recepcionista.

  1. Vá para "Configurações > Serviços de hotel"
  2. Role para baixo até a seção "Unanswered Wakeup Calls" (Chamadas de despertar não atendidas)
  3. Configure para onde você deseja que a chamada seja encaminhada caso o hóspede não atenda à chamada de despertar.

Pelo Cliente Web 3CX (Conduzido pelo Recepcionista)

Uma chamada de despertar pode ser programada para qualquer sala/ramal, desde que o ramal operacional tenha o direito de grupo de “perform operations ativado para o grupo no qual as salas estão localizadas. Com esse direito, o ramal pode fazer o seguinte no cliente Web:

  1. Clique em qualquer sala/ramal e selecione Set Reminder
    Clique nas Configurações dos Ramais para Definir o Lembrete
  2. E defina a Hora e a Data para a chamada de despertar.

Defina Lembrete para o Ramal com Data e Hora

Gerenciar Chamadas de Despertar/Lembretes

No 3CX Web Client, no node Panel, os recepcionistas podem revisar todos os lembretes definidos e solicitados para ramais/salas que estão visíveis para eles no 3CX Web Client. A partir daí, eles podem ser editados ou excluídos.

Defina Chamadas/Lembretes de Despertar a Partir do Cliente Web 3CX

Por ramal, é possível definir no máximo uma chamada de despertar/lembrete e, se um novo lembrete for definido, os registros existentes serão atualizados para a nova hora e data.

Customização de Idioma de Avisos para Chamadas de Despertar

As chamadas de despertar usam prompts que são reproduzidos para criar e programar chamadas de despertar. A 3CX fornece esses prompts somente em inglês. Os hoteleiros definitivamente precisarão reproduzir os prompts em seu idioma nativo. Você pode simplesmente gravar os prompts em seu idioma nativo e substituir os prompts existentes, certificando-se de manter o formato e os nomes dos arquivos idênticos.

Os Hotel Prompts estão localizados nos seguintes locais:

  • Windows: %programdata%\3CX\Instance1\Data\Ivr\Prompts\Hotel
  • Linux: /var/lib/3cxpbx/Instance1/Data/Ivr/Prompts/Hotel

Algumas dicas ao gravar prompts:

  • O formato de arquivo de áudio suportado é: WAV, PCM, 8 KHz, 16 bit.
  • Tente manter o tamanho dos arquivos .wav o menor possível.
  • Sempre que possível, remova o silêncio (mais de 10 a 20 ms) no início e no final dos prompts.
  • Evite o corte abrupto do áudio no final dos prompts para evitar artefatos de áudio (cliques) no final dos prompts.
  • Tente criar prompts com características de áudio semelhantes, como volume, tom e timbre de voz, para que as frases combinadas soem suaves.
  • Mantenha os nomes dos arquivos iguais e substitua cada arquivo pelo seu arquivo gravado.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 12 de junho de 2023

https://www.3cx.com.br/docs/instalando-hotel-pabx/