Gerenciando seu Sistema Telefônico

Manutenção, monitoramento e solução de problemas do sistema

Dashboard

Captura de tela do novo painel do Admin Console

A página do painel mostra as principais informações e o status de integridade do seu sistema em uma exibição fácil de entender, agrupada por:

  1. Informações do Sistema - Informações sobre Licença e Expiração, Versão do 3CX, FQDN, Tipo de Instalação, Portas de Rede, Troncos, Telefones e Ramais do Sistema - verde se o Sistema estiver saudável, Aviso Vermelho para visualizar e resolver.
  2. Manutenção do Sistema - Atualizações com contador de quantas atualizações estão pendentes, backup automático com tempos de acionamento, configuração de gravação, limpeza de firmwares, registros de chamadas e registros de chat.
  3. Solução de problemas - Serviços para ver o status de todos os Serviços 3CX com Uso de CPU e Memória, Informações de Suporte e Capturas de Rede em tempo real, Reiniciar o Sistema Operacional, Nível de Registro, Exportar facilmente o Verificador de Integridade do Sistema e Executar Manutenção de Banco de Dados para manter um banco de dados saudável.

Registro de Eventos

O "Event log" (Registro de Eventos) é uma importante ferramenta de administrador, pois mostra eventos importantes do sistema que lhe permitirão manter o sistema saudável. Os eventos são categorizados em 3 categorias - Erro, Aviso, Informação e têm um ID exclusivo. Exemplo de eventos:

  • O número de emergência é discado (ID 4099).
  • Mudança(s) de status do tronco SIP (ID 4100).
  • Ocorre um failover de tronco, ou seja, a regra de backup é acionada (ID 12289).
  • O limite de licença foi atingido (ID 8193), ou seja, considere a possibilidade de atualizar sua licença se o limite de licença do 3CX em eventos de chamadas simultâneas ocorrer com frequência.
  • A lista completa de registros de eventos do PABX pode ser encontrada aqui.

Você pode definir alertas de notificação por e-mail para eventos críticos em "Event Log" > "Notifications".

Registro de Auditoria

Lista com os registros de auditoria

Os logs de auditoria registram as ações dos administradores e gerentes de grupo para que você possa verificar quem fez quais alterações na configuração. É possível acessar os logs de auditoria na seção Informações do Sistema do painel.

Manter Seu Sistema Atualizado

Detalhes das Atualizações do Sistema

A função "Updates" permite que você mantenha o sistema atualizado. Você pode acessar a função Updates em "System" > "Updates". Recomendamos que você configure o sistema para "Atualizar automaticamente o 3CX". Você pode especificar uma hora, uma data e um intervalo preferidos. As atualizações do 3CX são baixadas e agrupadas em atualizações de produto e atualizações de sistema operacional (se você estiver usando Linux). Novos firmwares certificados para telefones compatíveis presentes em sua rede são baixados automaticamente, mas não aplicados.

A 3CX lança versões beta para permitir testes antes da instalação em sistemas de produção. As versões beta são incluídas em "Updates", de modo que você pode instalá-las opcionalmente para testar.

IMPORTANTE - Não é possível reverter um sistema para uma versão anterior!

Gerenciamento de Espaço em Disco

Para minimizar o impacto de um sistema PABX ocupado nos recursos do sistema, especialmente no espaço em disco para registros de chamadas, gravações e correio de voz, recomendamos estas práticas recomendadas de administração do sistema:

  • Configurar um local de backup remoto.
  • Definir um processo de backup diário ou semanal.
  • Limitar o número de backups.
  • Ative o "Remote Archiving" (Arquivamento remoto) em "Recordings > Location" (Gravações > Local) para descarregar as gravações de chamadas.
  • Defina "Auto Cleaning Options" (Opções de limpeza automática) para gravações em "Recordings > Quota" (Gravações > Cota)
  • Defina "Auto Cleaning Options" (Opções de limpeza automática) para correios de voz em "Settings > Voicemail > Voicemail Quota" (Configurações > Correio de voz > Cota de correio de voz) e defina o número de dias em que os arquivos serão mantidos antes de serem excluídos.
  • Apague periodicamente os registros de chamadas antigos - Na página Dashboard, é possível selecionar All (Todos), Older than 1 month (Mais de 1 mês), Older than 1 year (Mais de 1 ano) ou Filter by Date (Filtrar por Data).
  • Limpar regularmente os Registros de Chat - No Painel, você pode fazer a limpeza com base no tempo, mas também;
  • Fechar Automaticamente - A ativação dessa opção adiciona uma tarefa de programação diária para fechar e arquivar os bate-papos ativos da fila e do grupo de toques que excederem o período especificado.
  • Auto - Clean (Limpar Automaticamente) - A ativação dessa opção adiciona uma tarefa semanal agendada para as 2h de domingo para limpar os chats mais antigos do que o período especificado. Se houver chamadas ativas nesse horário, a tarefa de limpeza será adiada por uma semana.
  • Eliminar mensagens de voz antigas do System > Voicemail "Delete all users voicemails from System" (Excluir todos os correios de voz dos usuários do sistema).

Backup

Leia este guia sobre como configurar o Backup com o 3CX.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 27 de fevereiro de 2024

https://www.3cx.com.br/docs/manual/gerenciamento-de-sistemas/