Como Configurar o Intelbras TIP 120i/125i para 3CX

Intelbras TIP 120i/125i

Importante

  • Se o telefone não for novo e tiver sido conectado a outro sistema PABX, será necessário redefini-lo primeiro. Veja como fazer isso aqui.
  • Se for um telefone antigo, talvez seja necessário atualizar seu firmware para a versão mais recente compatível com 3CX. Veja como fazer isso aqui.

Etapa 1: Identifique o modelo de telefone e endereço MAC exatos de seu Intelbras TIP

Certifique-se de selecionar o modelo de telefone correto. Você pode encontrar o modelo e o endereço MAC na etiqueta na parte de trás do telefone ou navegando até a configuração da web do telefone (o nome de usuário e a senha padrão são admin).

Anote o endereço MAC, você precisará dele para a configuração. Saiba mais sobre o endereço MAC do seu Telefone IP.

Escolhendo entre os modelos da série Intelbras TIP

TIP 125: Um telefone IP inteligente e acessível. Equipado com um pequeno display retroiluminado, viva-voz e áudio HD. Custos a partir de $59.

TIP 120: Um telefone IP inteligente e acessível. Um design simples e elegante com áudio HD. Custos a partir de $56.

Etapa 2: Configure seu telefone IP Intelbras TIP 120/125 para o usuário

  1. Entre no seu 3CX Web Client e vá para Admin.
  2. Selecione o Usuário para o qual deseja adicionar um telefone e vá para a guia Telefone IP.
  3. Clique em Configurar um telefone.
  4. Dependendo da sua instalação, você será solicitado a fazer o seguinte:
  1. Se sua instalação estiver na nuvem, você deverá selecionar "Que tipo de telefone" deseja configurar.
  2. Se sua instalação for no local, você precisará primeiro escolher "Onde você está localizado".
  • Fora do escritório (Remoto) - você terá a opção de escolher o "Que tipo de telefone" deseja configurar.
  • No escritório (Local) - você SÓ pode configurar um "Telefone normal" usando o "Link de provisionamento". RPS não é suportado.

Siga as instruções abaixo de acordo com o tipo de telefone que você vai usar.

Telefone Roteador

Importante: Os telefones Intelbras só podem ser usados como telefones “Normais”.

Um telefone roteador ou um SBC é necessário para agrupar todo o tráfego SIP em uma única porta TCP e direcionar a sinalização para os telefones IP. 1 Telefone Roteador é necessário se este for o primeiro telefone que você está configurando e se:

  • Seu Sistema 3CX está na nuvem
  • Seu sistema 3CX está no local, MAS o primeiro telefone que você está configurando não está localizado na mesma rede, é um telefone remoto.

Veja uma lista de telefones roteadores aqui ou siga este guia sobre Como instalar um SBC.

Telefone Normal

Considerando que sua instalação já possui um "Telefone Roteador" ou um SBC configurado, você irá adicionar o restante dos Telefones IP como "Telefones normais".

Configurando seu Intelbras TIP 120/125 como telefone Normal

  1. Selecione "Telefone Normal".
  2. Escolha seu modelo do Intelbras TIP no menu suspenso.
  3. Digite o endereço MAC do telefone sem hífens ou dois-pontos e clique em "Adicionar telefone".
  4. Se o seu sistema estiver na nuvem:
  1. Um pop-up com o número do ramal e o código único aparecerá. O PIN é válido por 14 dias, durante os quais você deve conectar o telefone à rede. Se já estiver conectado, reinicie-o.
  2. Assim que o telefone reiniciar, ele solicitará:
    Seu número de ramal
    O PIN único especial de 8 dígitos.
  1. TIP 120 (sem display):
  1. Aguarde até que o botão Correio de voz fique ligado e os botões Mutar e Headset comecem a piscar.
  2. Insira o número do seu ramal.
  3. Pressione o botão Correio de voz uma vez.
  4. Digite sua senha do correio de voz.
  5. Pressione o botão Correio de voz novamente para reiniciar e registrar o telefone com 3CX.
  1. TIP 125:
  1. Digite seu Número de ramal quando solicitado a digitar seu Nome de usuário.
  2. Pressione “OK".
  3. Digite seu PIN do Correio de Voz do Ramal quando solicitado a digitar sua Senha”.
  4. Pressione “OK para reiniciar e registrar o telefone com 3CX.
  1. Se o seu sistema estiver no local:
  1. Um pop-up com o "Link de provisionamento" aparecerá. Você terá que adicioná-lo à interface da web do telefone. Nota: você pode encontrar a interface do seu telefone no menu do seu dispositivo, geralmente encontrado nas configurações de rede.
  2. O telefone será configurado automaticamente e, então, reiniciado.

Limitações conhecidas

  • Não há chaves BLF disponíveis.
  • Nenhuma agenda telefônica.
  • Nenhuma opção de configuração de VLAN da porta do PC.
  • SIP TLS 1.2 não suportado, apenas SIP TLS 1.0.

Veja também

Última Atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 30 de março de 2023

https://www.3cx.com.br/sip-phones/intelbras-tip/