Seis meses atrás, anunciamos que estávamos revisando nossa integração de roteamento direto do Microsoft Teams, pois era difícil oferecer suporte. Anunciamos que poderiam haver grandes mudanças na integração. Porém, após uma análise cuidadosa, temos o prazer de informar que manteremos a integração praticamente como está!

Para que serve a integração do Teams

A integração do 3CX com o Teams destina-se a instalações para que os usuários do 3CX e do Teams possam coexistir, ou seja, instalações com vários usuários que preferem usar o Teams em vez do 3CX. Nesses casos, as chamadas de entrada dos Troncos 3CX podem ser encaminhadas para os usuários do Teams e os usuários do 3CX podem ligar para os usuários do Teams e vice-versa.

Para o que não se destina

3CX apenas como back-end

A integração 3CX de roteamento direto do Microsoft Teams não tem como objetivo permitir o uso do 3CX como back-end e permitir que todos os usuários usem o cliente Teams em vez do 3CX. Para empresas que desejam usar o Teams como front-end para todos os usuários, recomendamos que você escolha um plano de chamadas do Teams em vez de usar o 3CX.

A configuração do Teams para IVR, filas e etc. é mais complicada, mas se é o Teams que você deseja, é melhor se familiarizar com ele e seguir essa solução o tempo todo. Do ponto de vista de suporte e interoperabilidade, não vale a pena para o 3CX ou para o cliente ter que garantir e oferecer suporte à interoperabilidade ao longo do tempo e para nós oferecer suporte a todos os recursos do cliente Teams.

Faça a sua escolha para cada chamada

Não se destina a permitir que os usuários usem o 3CX e o Teams ao mesmo tempo. A integração está prevista para que um usuário escolha se deseja usar o Teams ou o 3CX e depois se ater à opção escolhida. Dito isso, é tecnicamente possível fazer alterações a cada chamada, mas haverá situações em que isso pode não funcionar corretamente e não solucionaremos tais situações. Além disso, existem problemas práticos, como dois clientes tentando acessar o fone de ouvido ao mesmo tempo, etc.

O que vai mudar?

Um gerenciador de chamadas completamente novo será introduzido nos próximos meses. A integração atual será portada para o novo gerenciador de chamadas. Os pré-requisitos e a funcionalidade permanecerão os mesmos:

  1. Você precisa de um certificado SSL “Aprovado pela Microsoft” configurado corretamente.
  2. Você deve configurar os números E164 (+1-234 etc.) corretamente para todos os usuários do Teams.
  3. Você deve sincronizar todos os usuários do Teams com o 3CX.
  4. Você deve configurar os planos de discagem do Teams corretamente. Fornecemos um script para fazer isso, mas devido às várias configurações possíveis do Teams, pode ser necessário solucionar problemas do lado do Teams pelo administrador ou parceiro.

O que melhoraremos?

Melhor integração do Microsoft 365 facilita a configuração

No momento, estamos reformulando a integração do Microsoft 365 a fim de tornar o processo de sincronização mais fácil e confiável. A sincronização confiável dos usuários é a maior parte da integração do Teams, portanto, isso é fundamental.

Sincronização da presença do Teams

Com a reformulação da integração do Microsoft 365, estamos migrando para as APIs mais recentes e será possível sincronizar a presença do Teams com o 3CX.

Scripts de configuração do Teams melhor documentados e suportados

Tentaremos reduzir e melhorar os scripts que precisam ser executados no lado do Teams.

Licenciamento

Atualmente, todas as edições corporativas possuem integração com o Teams. A integração do Teams é mais complexa de suportar e só vale a pena para instalações 3CX maiores. Portanto, espere o requerimento de um tamanho mínimo de licença quando a nova integração for lançada. Se, como parceiro, você estiver vendendo a integração do Teams, informe os clientes de que é provável que ela exija pelo menos uma licença 16SC ou 24SC.