Uma prévia do que está por vir na v20

A versão 20 é mais do que uma nova versão. A V20 é o futuro do 3CX. Com a V20, rearquitetamos o 3CX do zero - pronto para as realidades atuais e futuras do mercado.

Originalmente, o 3CX foi projetado para instalação no local - apenas no sistema telefônico - e voltado para empresas de pequeno e médio porte. Em uma época em que quase ninguém usava troncos SIP e todo mundo ainda tinha um fax.

Com o tempo, é claro, adicionamos uma versão para Linux e suporte à nuvem. Nosso sistema encontrou um grande número de clientes maiores que o implementaram em vários locais e com um grande número de usuários. Além disso, havia a necessidade de adicionar SMS, chat ao vivo e Whatsapp para ter um verdadeiro suporte "omnichannel" para os contact centers modernos.  Nossos clientes menores - 4SC gratuitos e comerciais - continuaram a ter instalações dedicadas, mas como a necessidade de atualizações de segurança mais frequentes aumentou, o gerenciamento de instâncias individuais tornou-se uma sobrecarga para a 3CX, parceiros e administradores. Uma versão de várias instâncias do 3CX era necessária e foi introduzida.

Portanto, na versão 20, consideramos todos os requisitos acima e criamos um novo sistema otimizado.

Os parceiros e clientes que acompanham o 3CX viram grandes mudanças nas atualizações 4, 5, 6, 7 e 8, preparando-se para essa nova versão.

Novo Console de Administração

Captura de tela do novo Admin Console no 3CX Client

A versão 20 tem um console de gerenciamento totalmente novo. Denominado "Admin Console", ele agora faz parte do cliente 3CX. Os usuários podem alternar para o console de administração diretamente do cliente 3CX sem precisar de um login ou URL separado.

Aproveitamos a oportunidade para modernizar toda a interface de gerenciamento da 3CX e nos concentrar nos recursos relevantes atualmente. Simplificamos a configuração de muitos recursos avançados.

Com a remoção do console de gerenciamento, dois tipos de administrador desaparecerão: administrador raiz e administrador de hospedagem. Esses usuários "invisíveis" não tinham logs de auditoria e, por isso, tiveram que ser substituídos por um administrador de sistema ou administrador remoto. A função de administrador remoto é reservada para administração fora do local, por exemplo, um parceiro.

Os Grupos se Tornam Departamentos e Poderosos

Uma grande parte da V20 são os novos Departamentos. Os Departamentos substituem os Grupos, pois representam com mais precisão o que eles são. No Windows Active Directory, esses departamentos seriam chamados de Unidades Organizacionais. Esses departamentos agora são muito mais poderosos - eles podem ter seu próprio horário de expediente, feriados, fuso horário e configurações de idioma. Em breve, eles também terão sua própria agenda telefônica e configuração de CRM, entre outras coisas.

Os usuários que são membros de um grupo herdam automaticamente essas configurações. Acabaram-se os horários de expediente globais. Isso torna a configuração e o gerenciamento muito mais fáceis para instalações maiores. Os ramais individuais ainda podem substituir o horário do departamento.

Os departamentos também são a base da nossa nova segurança: usando departamentos e funções, você pode definir permissões de forma mais granular. Por exemplo, você poderia ter um departamento "Vendas" que teria seu próprio administrador responsável pelo gerenciamento de usuários e IVRs. Além dos usuários, é possível tornar qualquer ramal ou tronco do sistema um membro de um grupo. Por padrão, os troncos são de todo o sistema.

Lembre-se de que as funções de segurança são atribuídas a cada grupo do qual o usuário faz parte. Portanto, se o seu grupo padrão tiver todos os usuários e você tornar alguém administrador do grupo, ele poderá gerenciar todos os usuários.

Se você não estiver interessado em usar departamentos, poderá se limitar ao grupo padrão que cada instalação do 3CX tem. Os IVRs e outros ramais do sistema fazem parte desse grupo padrão - por padrão!

Novo URL Fácil de Memorizar

Com o cliente e o console de gerenciamento agora mesclados em um único site, podemos ter um FQDN fácil de memorizar para usuários e administradores. O slug do cliente Web não é mais necessário, por exemplo:

Antes do v20: https://company.3cx.us/webclient/

Com o v20: https://company.3CX.us

Com o novo FQDN fácil de memorizar e a capacidade de os usuários definirem sua própria senha ou utilizarem o SSO, há menos dependência do e-mail de boas-vindas. Os administradores não precisarão reenviar o e-mail de boas-vindas aos usuários.

Novo Softphone Nativo do Windows

Captura de tela do Novo Softphone Nativo do Windows

Uma das maiores adições é um novo softphone 3CX Windows nativo. Esse será um aplicativo semelhante ao aplicativo para iOS ou Android e será executado em conjunto com o cliente Web. O softphone nativo irá superar uma série de limitações do PWA em termos de controle de notificação de janela. Em vez de uma simples notificação de chamada, ele terá uma caixa de diálogo de resposta adequada. Além disso, um softphone nativo permite que o controle de áudio seja independente do navegador.

Implantação segura por meio do Microsoft Store

A grande diferença em relação ao aplicativo nativo atual é que ele será implantado por meio da loja do Windows, o que significa muito mais segurança desde o início: cada aplicativo nativo do Windows é verificado quanto à segurança pela Microsoft, o que nos permite evitar situações como as que ocorreram no início do ano. Isso também significa que podemos atualizar o softphone separadamente da versão principal do 3CX para melhor gerenciamento. O aplicativo de software será limitado a chamadas e funções essenciais de PABX, assim como ocorre no aplicativo para iOS ou Android. Com o softphone 3CX, o aplicativo de desktop baseado em Electron não será mais necessário. 

Novo Call Manager (servidor SIP)

O V20 apresenta um gerenciador de chamadas totalmente novo: Com base em 15 anos de experiência em mais de 35.000 instalações, adaptamos o gerenciador de chamadas para o futuro:

  • Nova estratégia de fila: Direcionar agentes ocupados (estratégia de fila de várias linhas).
  • Melhor integração com o serviço de fila de chamadas, resultando em melhor desempenho e relatórios.
  • Nova API interna que aprimora recursos como estacionamento, conferência e assim por diante.
  • Melhor controle de chamadas, reduzindo as transferências com falha etc.
  • Melhoria/maior rapidez na captação de chamadas e no barge-in (intromissão de chamada).
  • Transferência de retorno quando ocupado - agora com suporte total.
  • O grupo de toques funciona melhor e pode incluir um número externo.
  • O serviço Makecall, que permite acionar chamadas em um telefone fixo ou smartphone, foi bastante aprimorado:
  • As chamadas são iniciadas com o identificador de chamadas correto.
  • Funciona com qualquer dispositivo.
  • As chamadas do Makecall aparecem corretamente nos relatórios.
  • É compatível com telefones DECT.
  • Os tons de progresso da chamada podem ser ouvidos imediatamente.
  • Para chamadas via cliente Web: Menos registros na Web, o que resulta na capacidade de oferecer suporte a mais usuários.
  • Os logs de eventos não recebem spam de logs de eventos desnecessários sobre a atualização de registros.
  • As filas e o URA agora podem ter horários de funcionamento em grupo.

Também reforçamos a segurança, o desempenho e a capacidade de teste, o que nos permite desenvolver mais rapidamente e para instalações maiores.

Relatórios

Com o novo gerenciador de chamadas, conseguimos simplificar - e tornar mais precisos - os registros de chamadas a partir dos quais os relatórios são gerados. Assim que lançarmos a versão 20, poderemos voltar nossa atenção para a criação de mais relatórios visuais. Sabemos que os relatórios precisam de atenção. Essa será uma das primeiras coisas que faremos após a primeira atualização.

Debian 12

Ir direto para o Debian 12 nos dá o mecanismo de resiprocate mais recente, bem como as versões mais recentes do nginx, juntamente com os patches de segurança mais recentes que preparam a instalação para o futuro. Ao atualizar, você será levado ao Debian 12 em duas etapas: primeiro para o Debian 11 e depois para o Debian 12 após uma reinicialização. Você estará no melhor e mais recente sistema operacional disponível atualmente!

Nova API Avançada

Publicaremos duas novas APIs: Uma para o lado da configuração e outra para o lado do cliente/controle de chamadas.

  • A API de configuração que permite a criação de usuários e configurações.
  • O lado do cliente usado por nossos aplicativos, que lhe permite obter informações em tempo real sobre o status do usuário, o status da chamada e até mesmo controlar as chamadas!

Ambas as APIs precisarão de desenvolvedores relativamente experientes.

Solução de Problemas

Nesta versão, nos concentramos em aprimorar os recursos de solução de problemas e a capacidade de suporte do 3CX. Aprimoramos bastante os eventos, que agora irão fornecer muito mais informações sobre o que está acontecendo e o que você pode fazer para resolver o problema sozinho. Os antigos registros de atividade e do wireshark terão menos importância, pois ambos são necessários apenas para a solução de problemas de nível 3 avançado. O foco será o registro de eventos, bem como uma página de verificação de integridade. Outro recurso importante que estamos adicionando é um monitor de qualidade de voip para informar qual trecho da chamada está com problema.

Requisitos

A versão 20 terá determinados requisitos:

  • As instalações no local exigirão DNS dividido, ou seja, o FQDN do 3CX deve ser totalmente resolvido na LAN e fora dela. Isso significa seu próprio servidor DNS ou um firewall que possa fazer hairpin nat. Redes muito pequenas talvez precisem migrar para a nuvem ou substituir o roteador.
  • Cada instalação deve ter um proprietário de sistema, no mínimo, para obter mais informações aqui. Você não poderá fazer upgrade sem ter um proprietário do sistema definido.
  • Será necessário reconfigurar o horário de expediente global e os feriados e usar os departamentos. Se não quiser usar Departamentos, basta ajustar o departamento padrão. Entretanto, até que você faça isso, tudo continuará funcionando como antes. Você só precisará fazer isso quando quiser editar o horário de expediente.

No Roadmap

Algumas coisas em que estamos trabalhando, mas que não serão incluídas na versão inicial:

  • Serviço de videoconferência a bordo - configure facilmente seu próprio serviço de videoconferência. O mais alto nível de confidencialidade possível para suas conversas por vídeo.
  • Wallboard e quadros de distribuição - criaremos mais visualizações e as tornaremos mais configuráveis. Um wallboard de saída também está planejado.
  • Visualização da recepcionista - queremos facilitar a vida das recepcionistas criando uma central telefônica especial, otimizada para agilizar o processamento de quedas de chamadas recebidas pelas recepções.
  • Mensagens de texto sms em grupo.
  • Smb de várias instâncias / auto-hospedado - esse será o assunto de uma postagem separada no blog.
  • Integração do Teams - faremos uma publicação separada no blog com nossos planos para a integração do Teams.

Quando?

Não podemos fornecer datas exatas de lançamento, mas estimamos uma prévia em outubro, seguida de uma versão alfa ou beta no mesmo mês. Vários recursos serão lançados em versões posteriores, incluindo a integração do Teams, Bridges, host desking e aplicativos CFD.

Feedback

Diga-nos sua opinião em nossos fóruns dedicados de Parceiros ou Clientes. Faremos mais publicações no blog sobre a v20, como ela funcionará e o que você pode fazer para se preparar.