A Atualização 6 Alpha é uma atualização massiva, quase como uma nova versão, mas mais fácil de atualizar! Ele reúne muitas das coisas em que trabalhamos este ano e unifica os recursos do 3CX StartUP em nosso produto principal, visto que muitos dos recursos do StartUP são benéficos para instalações maiores.

Assim, esta atualização melhora a forma como você configura o 3CX. Nós realmente simplificamos a instalação e a configuração para nos alinharmos com as necessidades atuais. A configuração das regras de entrada e saída e a configuração do telefone foram bastante simplificadas, portanto agora é mais fácil e rápido colocar o 3CX em funcionamento.

Telefones compatíveis com SBC

Juntamente com a Atualização 6 Alpha, agora você pode usar telefones selecionados como dispositivos SBC, bem como telefones, implantando um novo firmware para eles que agrupa o serviço SBC.

Update 6 Alpha - Telefones compatíveis com SBC

A funcionalidade SBC é um recurso chave do 3CX porque, ao fazer proxy do tráfego de voz através do SBC, ele nos permite criptografá-lo, mas o mais importante é torná-lo “à prova de firewall”. Dessa forma, o tráfego de voz pode atravessar firewalls com mais facilidade e confiabilidade por meio de um SBC do que ao usar o STUN.

Porém, a desvantagem era que você tinha que dedicar um dispositivo para isso na rede. Mas, agora com os telefones compatíveis com SBC, você não só não precisa mais de um dispositivo separado, como também é muito mais fácil de configurar. No lançamento, os seguintes telefones são “compatíveis com SBC”:

Principais conclusões sobre os novos telefones SBC:

  • Telefones selecionados da Yealink e Fanvil agora têm o proxy SBC embutido
  • Esses telefones podem funcionar como um telefone e também como um SBC para a rede
  • Em vez de montar um Raspberry Pi, basta comprar um novo telefone de $125
  • Permite até dez telefones (possivelmente mais) para proxy através do telefone
  • Muito mais fácil de configurar do que um SBC “autônomo”.

Configuração e gerenciamento de telefone IP reformulados

Principais conclusões sobre o Provisionamento de Telefone

Com o tempo, o provisionamento de telefone no 3CX foi se aprimorando e, finalmente, tivemos vários métodos para fazer a mesma coisa. Mas, alguns desses métodos estavam desatualizados e focados em instalações locais em uma época em que a segurança do navegador não era grande coisa. Portanto, era hora de simplificar o processo e focar em um método de provisionamento seguro que atendesse a hospedados e no local. Por isso, reescrevemos completamente nosso servidor de provisionamento RPS e agora é a principal maneira de provisionar telefones.

Se o seu telefone estiver na LAN local, você pode copiar e colar o URL de provisionamento na interface da Web do telefone. Isso é para telefones mais antigos que não suportam nosso servidor RPS ou para redes que ainda usam um IP de LAN local. Porém, no futuro, um DNS de servidor dividido será necessário com um FQDN seguro, que também permite o uso do servidor RPS na LAN. Mas, por enquanto, o provisionamento de LAN local via PnP ainda pode ser feito no Console de Gerenciamento.

Principais conclusões sobre o Provisionamento de Telefone:

Nova funcionalidade de Grupo

Na atualização 6, os grupos são reforçados com muitos recursos que desenvolvemos para o StartUP. Antes, os grupos eram usados ​​principalmente para agrupar ramais e aplicar alguns direitos. Mas após a atualização 6, um grupo é muito mais poderoso – você configura seu próprio fuso horário, idioma e horário de expediente. Você pode delegar direitos usando funções em vez de “caixas de seleção” individuais. As funções são muito mais fáceis de configurar e gerenciar.

Dessa forma, isso será de grande benefício para instalações maiores que tenham equipes trabalhando em fusos horários ou idiomas diferentes. A administração pode ser delegada aos administradores do grupo. Instalações maiores que abrangem vários escritórios físicos poderão usar grupos para separar mais facilmente o roteamento, troncos SIP e muito mais.

Por exemplo, nosso PBX na 3CX tornou-se muito complexo devido ao roteamento de entrada e saída para vários troncos SIP e diferentes horários de atendimento para cada uma de nossas equipes de vendas. O agendador de status não podia fazer login/logout automaticamente da equipe de vendas para ligar para filas e chat ao vivo. Com grupos podemos fazer grupos separados para cada equipe de vendas e configurar isso com muito mais eficiência. Nossos escritórios remotos podem ter seu próprio IVR e escritórios/fusos horários. O resultado foi uma simplificação drástica de nossa configuração de PBX. Além disso, podemos delegar a administração do grupo a administradores ou gerentes de escritórios e departamentos específicos. Reduzimos nosso tempo administrativo em cerca de 300%. Siga o guia para configurar sua equipe e grupos.

Principais conclusões sobre Grupos:

  • Pode ser chamado com um menu embutido que pode encaminhar chamadas com base no tempo recebido
  • As extensões herdam o horário de atendimento do grupo por padrão
  • Novas extensões de grupo de instalações no grupo Padrão
  • No futuro, agendas telefônicas de grupo e chat em grupo.

“Nova” interface de gerenciamento – Web Client Admin

Update 6 Alpha - Uma nova maneira de configurar o sistema

Uma nova maneira de configurar o sistema – a seção Admin no Web Client. Isso já estava presente na Atualização 5, mas na Atualização 6 Alpha adicionamos muitas novas opções de configuração, como expansão no tratamento de chamadas, configuração de troncos SIP, chat ao vivo, WhatsApp e Facebook. Bem como, aprovisionamento telefónico e gestão e gestão das regras de reencaminhamento de outros Utilizadores. Para obter acesso à seção Admin no Web Client, você precisa ser um Administrador do Sistema, Proprietário do Sistema, Administrador do Grupo, Proprietário ou Gerente, porque segmentamos o gerenciamento de direitos de acordo com as funções dos usuários.

Novas “funções” para usuários

Com o tempo, o gerenciamento de direitos tornou-se complexo, confuso – e, resumidamente – bagunçado. Na Atualização 6 Alpha, simplificamos muito o gerenciamento de direitos por meio do uso de “Funções”. As funções foram introduzidas no StartUP, mas também são extremamente úteis para instalações maiores. As funções se aplicam apenas ao Web Client, à medida em que elas definem o que alguém pode fazer ou configurar na seção Admin do Web Client. Estas são as novas funções:

  • Função de Usuário – A função mais básica. Pode ver a presença de outros usuários.
  • Recepcionista – Esta função é destinada a recepcionistas. Eles/elas podem substituir os horários de abertura, intervalo e fechamento dos Grupos dos quais são membros. Eles/elas também podem ver chamadas em grupo, presença e realizar operações (como desviar, transferir, atender, estacionar e intercomunicar).
  • Administrador de Grupo – Um administrador de grupo terá acesso à visualização “Admin”. Os administradores de grupo, por padrão, não veem relatórios ou gravações e não podem ouvir ou interromper. Um administrador de grupo pode configurar o tratamento de chamadas, troncos SIP, WhatsApp, Chat ao vivo e assim por diante.
  • Gerente – Essa função também possui uma visualização “Admin” no Web Client. Aqui, o gerente pode definir as configurações do usuário, como encaminhamento de chamadas. Ele/ela pode criar Usuários e elevar funções. Eles podem ver relatórios e gravações. Em termos de presença e chamadas, eles podem fazer tudo o que o Recepcionista pode, mas também podem Ouvir ou Interromper.
  • Proprietário – Um proprietário pode fazer tudo o que um administrador de grupo E um gerente podem fazer. Destina-se a donos de empresas ou pelo menos “donos de um departamento”. Assim, os Proprietários também podem Interromper, Ouvir ou Sussurrar, além de administrar seu grupo. Um Proprietário só pode elevar pessoas a Gerente ou Administrador de Grupo dentro de seu próprio grupo.
  • Administrador do Sistema – Um administrador do sistema pode ver tudo de todos os grupos e todos os troncos SIP, mesmo que não façam parte do grupo. Os administradores do sistema não podem interromper ou ouvir chamadas. Eles também não podem nomear outra pessoa Administrador do Sistema ou Proprietário do Sistema.
  • Proprietário do Sistema – Um Proprietário do Sistema pode fazer tudo o que um Administrador do Sistema pode fazer E Interromper, Ouvir e visualizar gravações e relatórios. Além disso, um Proprietário do sistema é o único que pode elevar os usuários a Administrador do sistema ou Proprietário do sistema. (Aplica-se apenas a instâncias Dedicadas).

Essas funções se aplicam a todos os grupos dos quais o usuário é membro! As funções de Administrador do Sistema e Proprietário do Sistema se aplicam a todo o sistema. O Console de Gerenciamento antigo se mantém como está e todos os direitos atribuídos aos usuários no Console de Gerenciamento permanecem como estão.

Principais conclusões sobre funções:

  • Nova maneira de atribuir direitos no 3CX
  • Permite delegação mais granular de tarefas administrativas e de gerenciamento
  • 7 funções exclusivas para cobrir diferentes funções em uma organização
  • Requer que pelo menos um usuário receba a função de proprietário do sistema.

Necessário: Atribua a um Ramal à Função de Proprietário do Sistema!

um usuário de ramal os privilégios de Administrador/Proprietário do Sistema

IMPORTANTE! Como parte da alteração abaixo, você precisa atribuir a um usuário de ramal os privilégios de Administrador/Proprietário do Sistema. Se o atual administrador 3CX não tiver uma extensão, você precisará criar uma. Em seguida, no Console de Gerenciamento, vá para a conta do Usuário, clique na guia Direitos e selecione a função Proprietário do Sistema na seção Associação ao Grupo.

Processo simplificado de configuração do Tronco SIP

Também, como parte da nova interface administrativa no Web Client, simplificamos o processo de criação do tronco SIP. Fora da caixa, você pode configurar provedores de VoIP preferidos e suportados. Testamos e verificamos novamente todos os provedores de VoIP compatíveis e preferidos. Provedores Dedicados com Suporte, com Suporte de Terceiros e Genéricos precisam ser configurados no Console de Gerenciamento. Também planejamos incluir “Dedicado com Suporte” no Web Client ao longo do tempo, pois oferecemos suporte a mais recursos de configuração da nova interface simplificada.

Novo manual

Para isso, preparamos novos manuais para a V18 Atualização 6 Alpha, disponíveis aqui.

Como obter a V18 Atualização 6 Alpha

Recomendado apenas para testes: Uma vez que esta é uma versão alfa, ela não é adequada para sistemas de produção. Os usuários atuais da Atualização 5 da V18 em execução no Linux podem experimentar a Atualização 6 Alpha por meio de Atualizações no Console de Gerenciamento.

Veja o changelog para saber mais sobre esta versão e junte-se a nós no Fórum da Comunidade 3CX para nos dizer o que você pensa!