Este guia se aplica a instalações na V18. Se você estiver executando na V20, siga este guia.

Configurando Telefones IP

Introdução

Com o 3CX você pode configurar telefones fixos facilmente. Os Telefones IP Suportados são testados e configurados automaticamente com o 3CX. O 3CX pode provisionar esses telefones via:

  • RPS - Essa é a maneira mais fácil de configurar um telefone. Funciona tanto para instalações na nuvem quanto no local.
  • Link de provisionamento HTTPS - Provisionado por meio da interface da Web do telefone. Esse é o método a ser usado para telefones antigos (por exemplo, Polycom, Cisco ou Aastra).
  • O PnP ou a Opção 66 podem ser usados para instalações no local com um número maior de telefones. Isso deve ser feito a partir do console de gerenciamento.

Telefones Roteadores ou SBC

Se o seu 3CX estiver hospedado na nuvem, você precisará ter pelo menos um "telefone roteador" ou um SBC na rede em que os telefones IP estão localizados. Esse telefone roteador (ou o SBC) fará o proxy de todo o tráfego de voz para o seu 3CX hospedado e:

  • Irá criptografar todo o tráfego de voz para segurança.
  • Irá combinar pacotes VoIP SIP (sinalização) e RTP (mídia) para superar problemas de firewall/rede.
  • Irá economizar largura de banda configurando chamadas internas diretamente entre telefones locais.

Um telefone roteador pode funcionar como um telefone normal, mas também atuará como um SBC. Os modelos a seguir podem ser configurados como telefones de roteador:

Como alternativa, para redes maiores, você pode instalar um SBC dedicado. Para instalar um SBC 3CX no Windows, no Debian ou em um Raspberry Pi, leia este documento.

Telefones IP para 3CX na Nuvem

Se o seu 3CX for executado na nuvem (sempre o caso para FREE, Small Business), siga estas etapas:

Escolhendo o tipo de telefone que você usará: Roteador ou normal

  1. Vá até o "Usuário" para o qual deseja adicionar um telefone.
  2. Vá para a guia "IP Phone" (Telefone IP). Clique em "Configure a phone" (Configurar um telefone) para adicionar um telefone.
  3. Se este for o primeiro telefone que você estiver configurando neste local, deverá selecionar "Router Phone". Esse telefone roteador fará proxy de todo o tráfego para criptografar o tráfego de voz e superar qualquer problema de firewall.
  4. Se você já tiver um telefone roteador ou um SBC 3CX em funcionamento, poderá selecionar "Normal Phone" e escolher o telefone roteador ou o SBC que esse telefone usará para se conectar.
  5. Agora, selecione o modelo de telefone apropriado no menu suspenso.
  6. Digite o endereço MAC do telefone sem traços ou dois pontos e clique em "Add phone".
  7. Conecte o telefone à rede dentro de 14 dias. Se ele já estiver conectado, reinicie-o. O telefone será configurado automaticamente e reiniciado.

Telefones IP para Instalações Locais do 3CX

Instruções sobre Telefones IP para Instalações Locais do 3CX

Se o 3CX estiver instalado no local, siga estas etapas.

  1. Vá até o "Usuário" para o qual deseja adicionar um telefone.
  2. Vá para a guia "IP Phone" (Telefone IP). Clique em "Configure a phone" (Configurar um telefone) para adicionar um telefone.
  3. Agora você precisa saber se esse telefone estará localizado na mesma rede local do 3CX ou se é um telefone remoto, ou seja, um telefone localizado fora da rede na qual o 3CX está instalado. Por exemplo, um usuário que trabalha em casa ou um telefone em um escritório remoto. Clique em "Next" (Avançar).
  4. Somente telefones remotos: se este for o primeiro telefone que estiver configurando neste local, você deverá usar um "Router Phone". Se você já tiver um telefone roteador ou um SBC instalado e funcionando, poderá selecionar "Normal Phone". Você precisará escolher o telefone roteador ou SBC que esse telefone usará para se conectar.
  5. Agora, selecione o modelo de telefone apropriado no menu suspenso. Digite o endereço MAC do telefone, sem traços ou dois pontos, e clique em "Add phone".
  6. Conecte o telefone à rede dentro de 14 dias. Se ele já estiver conectado, reinicie-o. O telefone será configurado automaticamente e reiniciado.

Se o telefone não for compatível com o RPS ou se você não quiser usar o RPS, será necessário inserir o URL de provisionamento no telefone por meio da interface da Web. O telefone será configurado automaticamente e, em seguida, reiniciado. Use a opção 66 do DHCP se você tiver um grande número de telefones antigos idênticos (pois o URL é diferente para cada telefone).

Configure um Telefone IP Manualmente

Alguns telefones mais antigos não podem ser provisionados automaticamente via 3CX. Esses telefones devem ser configurados manualmente usando um ID de autenticação e senha. Em seguida, você deve inserir o FQDN do servidor 3CX (se o telefone estiver na rede local) ou o IP do SBC ou roteador do telefone (se o telefone estiver na nuvem).

Configuração de Telefone IP: Configuração de Rede Local vs. Nuvem

  1. Vá até o "Usuário" para o qual deseja adicionar um telefone.
  2. Vá para a guia "IP Phone" (Telefone IP). Clique em "Configure a phone" (Configurar um telefone) para adicionar um telefone.
  3. Agora você seleciona onde esse telefone estará localizado, na mesma rede local que o 3CX, ou se é um telefone remoto. Clique em "Next" (Avançar).
  4. Selecione "Normal Phone" (Telefone normal) e ative a opção "Configure your phone manually without provisioning" (Configurar seu telefone manualmente sem provisionamento)
  5. Se o telefone for remoto, escolha o telefone do roteador por trás do qual esse telefone se conectará.
  6. Agora, uma caixa de diálogo mostrará os detalhes da configuração:
  1. ID de Autenticação
  2. Senha
  3. FQDN e Porta do 3CX.
  4. Se o telefone for remoto, o endereço IP e a porta do telefone do SBC ou do roteador também serão exibidos.
  1. Agora faça o login no portal web do telefone e insira todas as configurações necessárias.
  1. Avaya 9601, 9608G, 9611G, 9621G and 9641G
  2. Fanvil X1, X3, X5, C400, C600 e iW30
  3. Telefones IP Grandstream GXP: GXP 1160, 1165, 1400, 1405, 1450, 2100, 2110, 2120, 2124
  4. Série Polycom VVX (EOL): 300, 310, 400, 410, 500, 600
  5. Snom 300, 320, 360, 370, 820, 821, 870 e Meeting Point
  6. Yealink T19P, T20P, T21P, T22P, T26P, T28P, T32G, T38G

Configurando um Telefone DECT

O 3CX também suporta o uso de telefones DECT. Os telefones DECT são telefones sem fio que apresentam várias vantagens em relação aos telefones Wi-Fi:

  • O DECT é muito confiável e independente do seu Wi-Fi
  • Não há necessidade de os funcionários usarem telefones pessoais
  • Hardware barato, duradouro e facilmente substituído
  • Bateria de longa duração
  • Escale de acordo com as necessidades do negócio

Os Telefones IP DECT podem suportar várias estações base e entre 5 a 100 aparelhos, dependendo do fornecedor e do modelo. Você precisaria de várias estações base caso tenha um grande escritório. Para configurar um telefone DECT, você precisa primeiro configurar uma estação base e depois atribuir os aparelhos a cada usuário.

Etapas de configuração da estação base DECT do 3CX Web Client

  1. Vá para "Administrador > Voz e Chat"
  2. Clique em +Adicionar Dect
  3. Selecione seu modelo e insira o endereço MAC do dispositivo.
  4. Se sua instância estiver na nuvem, selecione um telefone roteador ou SBC atrás do qual funcionará
  5. Atribua os usuários e clique em Adicionar Estação Base DECT. Você poderá atribuir mais usuários após a configuração.
  6. Uma janela pop-up aparecerá com o URL de Provisionamento. Você precisa copiá-lo e inseri-lo na interface da web da estação base DECT.
  7. Salve e reinicie.

Nota: Você pode conectar os fones à estação antes ou depois da configuração manual da interface web do telefone. Siga estes guias para obter instruções específicas por modelo DECT:

Gerenciamento de Telefone IP

Atualizando o firmware

Atualizando o firmware

Você pode atualizar o firmware dos telefones IP Fanvil, Yealink e Snom, testados pela 3CX,  diretamente da interface 3CX Admin. Para atualizar seus telefones IP para o firmware mais recente testado pela 3CX:

  1. A cada 2 horas, o 3CX verificará se há um novo firmware testado pelo 3CX para qualquer telefone IP que tenha sido configurado para ramais. O 3CX fará, automaticamente e dentro de 24 horas, o download do firmware validado 3CX mais recente para o seu sistema.
  2. Os telefones IP que não executam o firmware mais recente são destacados em vermelho na página Usuários.
  3. Para atualizar o firmware, clique no botão Atualizar.

Gerenciamento de telefone IP - avançado

  1. Em Avançado, clique no botão Atualizar e clique em OK na caixa de confirmação pop-up
  2. O firmware é carregado para o telefone. O telefone será reiniciado pelo menos uma vez.

Acessando a IU do telefone IP

O 3CX configura seus telefones IP com um nome de usuário e senha exclusivos, permitindo que você acesse facilmente a interface web protegida por senha. Para acessar esta interface, selecione o telefone e clique em IU do Telefone. Para a maioria dos telefones, você é redirecionado para a página da interface do usuário do telefone. Para alguns telefones mais antigos, pode ser necessário digitar a senha do telefone novamente.

Veja também

Última atualização

Este documento foi atualizado pela última vez em 28 de junho de 2023.

https://www.3cx.com.br/docs/manual/telefones-ip-v18/